sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fim do ano


Dá para dizer , com satisfação, que este ano de 2010 , para mim, foi muito bom!


Foi um ano tranquilo em todos os aspectos.Os projetos foram se realizando, um a um, mansamente mas com determinação.


Todo ano me programo sempre para um projeto importante e outros menores, respeitando as prioridades que se impõem. Tento dentro das possibilidades realizar o melhor possível, mas não deixo de fazê-lo. Isto é sagrado, é o meu perfil.


Neste novo ano ,que se inicia amanhã, meus projetos já estão elencados por ordem de necessidade ou preferência. Mas o fato é que farão parte do dia a dia do ano de 2011.


Meus desejos não são promessas. Não transformo em compromissos, mas apenas em alegrias.
Nunca judio de mim, me presenteio.
Meus projetos só dependem de mim.

Meus projetos são sempre possíveis, por isso consigo realizá-los.

São sempre saudáveis.
Feliz ano novo!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Blends


Blends é uma combinação dos melhores grãos, torrados no ponto certo, para dar equilíbrio entre o aroma e o sabor.


Outro ponto importante é encontrar o grau ideal da moagem, e melhor ainda é a moagem feita na hora de tirar o café espresso.


A pressão da agua na máquina no tempo de tiragem do café deve ser entre 20 e 30 segundos. Se for menos de 20 segundos , o café fica fraco e pouco cremoso. Se for mais de 30 segundos, o café fica amargo e muito forte.



Também é muito importante a "mão" do barista, ou seja a mão da pessoa que tira o café.


Para se obter um excelente café gourmet é preciso obter juntas as características principais da bebida: o aroma, o corpo, o sabor, a doçura e a permanência do sabor.


Quando se chega a esse café, é muito difícil tomar qualquer café.


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Jacu no gazebo


Todos tem na sua casa um lugarzinho especial onde se lê os jornais, ou se toma um mate,ou uma taça de vinho, ou tudo isso. Não é um lugar para frustações.


Faz tempo que eu elegi o meu, fica no jardim da casa, um gazebo que lentamente está sendo envolvido por uma bougainvillia de cor púrpura. Como um grande chapéu, um flamboaiã se debruça sobre todo este espaço, tornando-o muito abençoado e florido.

Para ser um gazebo precisa ser edificado com quatro pilares e teto, diferente de um caramanchão que basta um pilar no centro sustentando uma cobertura de palha, que é lindo também.

Pois é , neste lugar especial que cuido com muito carinho, onde tenho uma cadeira gostosa e relaxante, procuro sempre só utilizá-lo guando estou com meu espírito elevado e para momentos muito agradáveis.Muitas vezes é nele que recebo amigos e tantas outras fico ali sozinha curtindo a vida.

É justamente em um desses momentos especiais que elejo um grande café para celebrar.

Hoje o eleito é o Jacu. Dá para afirmar que é um café ecológico.
Nome do café tirado emprestado de um pássaro, por ser um selecionador nato das cerejas do café. A natureza novamente mostrando ao homem a importância dos pássaros no meio ambiente. O Jacu só habita e se alimenta em ambiente saudável.

Hoje celebro a vida com um especial café Jacu no gazebo.


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Á beira do Guaíba


Já é um hábito de muitos anos acordar cedo. Invariavelmente meu relógio me desperta às cinco horas e trinta minutos.


Meu sagrado café (começo o dia com Café com Pecado) bem suave para esta hora,me acorda delicadamente e me prepara para a atividade física matinal.


Hoje o dia está muito lindo motivo pelo qual rumei para à beira do Guaíba, no calçadão do Ipanema para caminhar curtindo a natureza. Faz bem ao corpo e a alma. Ida e volta dá 4.600 metros, dá para fazer em 45 minutos. Uma gostosa e saudável caminhada.


Realmente é um privilégio, uma benção poder admirar a beleza deslumbrante, já pela manhã, um dos locais mais lindos de Porto Alegre. O ar fresco da manhã , o lago cristalino como espelho, as árvores preguiçosas que nos protegem do sol, que logo será escaldante, nos faz agradecer á Deus por este momento encantado , que muitos de tão acostumados nem se dão conta da riqueza que tem todos os dias.


Obrigado, amanhã voltarei.


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O cerco nos orgânicos

A partir do dia 1º de janeiro entra em vigor a segunda etapa da implementação da Lei dos Orgânicos, Lei 10.836 de 2003. A primeira etapa recaiu sobre as exportações e agora sobre o mercado interno.
Na prática, pela Lei, há duas formas de certificar a lavoura, pela venda direta ao consumidor ou ao varejo. O produto tem que ter garantia de que é orgânico. O objetivo não é penalizar o produtor, mas dar proteção ao consumidor e ao agricultor que faz um trabalho honesto e sério.
O Brasil tem hoje , 90,5 mil produtores de orgânicos, sendo 80% deles agricultores familiares.
Para que um produto seja considerado orgânico não basta ser livre de agrotóxicos e fertilizantes químicos, também é preciso ser cultivado ou produzido através de processos naturais que não agridam a natureza e mantenham a vida no solo ativa. A produção deve ser feita com responsabilidade social e ambiental.
Os produtores que no dia 1º de janeiro não estiverem cadastrados serão considerados em transição agroecológica e não poderão comercializar seus produtos como orgânicos.
Portanto, há interesse do produtor em respeitar a lei.
Bom para nós , consumidores, que agora poderemos ter certeza de que o produto é realmente orgânico.

domingo, 26 de dezembro de 2010

E as festas continuam...


Pois é, é muito bom ter amigos, continuo recebendo no meu Bistrô. Preciso contar que o Bistrô é conjugado à sala, mas o fato é que ela fica só uma paisagem de fundo , palco para o telão com o meu amado Diogo Nogueira, o escolhido para brilhar na minha casa neste final de ano.


Ontem recebi a Vera, mãe de Paula, querida amiga, temos passado o ano novo juntas. Este ano repetiremos a companhia, e para quem mais quiser.


Enquanto nossos filhos festejam noutra banda, nós brindaremos pela entrada de um ano novo no mínimo tão bom como foi este que se finda.


Prepararei pães brancos e de centeio, com sementes de gergelim e girassol. Uma travessa com queijos , uma terrina com peito de peru, molhos de pesto e quatro queijos, pasta de beringela, uma salada verde, e de sobremesa sorvete de creme e frutas da estação.


Para beber o de sempre, espumante, vinho e agua. Para completar a ceia um gostoso café a escolher , moido na hora, é só degustar.


Acho que não precisa mais.

Vou aguardar.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal no Bistrô


Já está valendo muito a reforma que fiz na minha cozinha,tranformando-a em Bistrô.

Este ano, respeitando os compromissos familiares que cada um já tem com suas novas familias resolvi dividir os festejos natalinos em reuniões pequenas , em dias alternados, com parte de cada segmento familiar.Foi excelente , ao contrário do que era antes, conseguimos manter uma conversa única com o grupo participando do mesmo assunto. Antes era impossível, a festa acabava e não falávamos individualmente com cada um.

O Bistrô cumpriu seu papel, é ali o ponto de encontro.


As pessoas entram e já se acomodam ao redor da mesa principal ,onde já sabem , logo será servido um pão quente feito em casa saído na hora, e um café de qualidade comprovada tirado com extremo carinho. Se tiverem mais tempo também será servida uma taça de espumante ou vinho acompanhada de uma bandeja com queijos diversos.


No Bistrô, lugar mágico, meio padaria- meio cafeteria, é o lugar da casa que mais amo.


Lá é o encontro dos parentes e amigos para confraternizar.

Os que me amam já sabem onde me encontrar, estarei sempre de braços abertos aguardando.


Feliz Natal para todos.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Revista Espresso n º30


Parece que a revista fez a matéria de capa para mim.

Título;"minha cafeteria em casa".


Primeiro aprendi a tomar o café, experimentando diversos tipos de cafés, mas o que tinha no mercado, depois quis levar o café para dentro de casa.

Primeiro passo foi comprar uma máquina e um moedor de café. Passei a adquirir cafés de qualidade nos estados produtores. Aí a paixão se alastrou para dentro da minha casa, e um espaço dela bem grande , se transformou numa cafeteria ,ou seja num recanto bistrô.


Agora é preciso fazer algum curso sério e proveitoso, antes de comprar máquina mais poderosa.


Antes entrarei na rede social http://www.cafepoint.com.br/ e tentarei conhecer outros apaixonados por café e saber o que eles andam pensando e fazendo .
Enquanto faço isso, tomarei um café Starbucks 100% arábica,Pike place Roast.



terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Seleção do paladar


Realmente, guando se conhece um pouco sobre a técnica e a qualidade de um café e a distinguir seus aromas, seu paladar começa a ficar exigente e seletivo.


Aconteceu comigo.


O café que eu tomo em casa ,é uma pena constatar isso, mas não tem em super para comprar. Amigos me trazem de londrina, de São paulo e de Minas, e eu estoco no refrigerador.


O meu bistrô particular está se transformando em um espaço gourmet de degustação de café. Sirvo aos meus amigos os melhores cafés do mundo como manda o manual.


Detalhe:os melhores cafés , obviamente, para quem aprecia muito o café,ou seja, quem realmente distingue suas essências.


Portanto criei um problema, está difícil de tomar cafezinho em cafeteria .


Existem cafeterias "com grife" que servem cafés horrorosos, eu não sabia que existiam melhores, eu tomava ....até a primeira gastrite.


Ontem estive num centro comercial para ir ao cinema, e na saída estava desesperada por um café.

Sempre gosto de variar a cafeteria para experimentar outros cafés. Tomei um dos piores cafés já experimentados. Parecia que o mesmo café já tinha sido tirado mais de uma vez com o mesmo pó. Tinha um gosto amargo e forte. Horrível. Fiquei com um gosto na boca que só foi eliminado depois de tomar muita água. Fiquei pensando, seria isso possível?


Será que os proprietários sabem o que "poderia " estar acontecendo em seus estabelecimentos?


Estou convencida que a maioria das pessoas nunca tomou um café de qualidade. Digo isso porque essa , que se intitula "cafeteria", e pelo jeito "vende", está lá bem instalada no Shopping e sempre tem fregueses.


Ao chegar em casa me apressei em tomar um café de qualidade para tirar aquela sensação amarga que ficou dentro de mim.


Escolhi o "Lucca" do norte do Paraná, com aroma de cana de açúcar e um toque de cacau, sabor de acidez moderada, médio corpo e cacau. Belíssimo.
Café precisa ser oferecido com carinho, como a xícara de café que o Fernando desenhou para mim.

Pronto, rapidamente fiquei feliz.







segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Festejos






Natal é criança.
O que dá gosto é o brilho do olho do Fernando.
Ainda me lembro do meu Natal criança. Meu avô um alemão de olho azul, avisava que só ganharia presente àquela criança que soubesse cantar a canção( tristíssima ) "Noite Feliz".

Meus primos e eu cantávamos chorando, mas no fim dava tudo certo.

Ontem não foi preciso cantar, parte de minha familia estava comigo, apenas rimos muito, e todos se presentearam com alegria.
Feliz Natal

domingo, 19 de dezembro de 2010

Final de ano


Aos poucos as pessoas começam a se despedir de seus grupos de trabalho e familiares se reunindo e festeando com comes e bebes.

São momentos que as pessoas se despem de tudo que não foi bom, agradecem o que valeu ao longo do ano, e com esperança e enlevado pelo espírito natalino , renovam e prometem outros tantos desejos e alegrias para o próximo ano.


Enfim , é sempre um momento de celebração.


Este é o grupo de trabalho maravilhoso ao qual pertenço.


Valeu turma,foi todo o ano muito bom,é só repetir que já está ótimo.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Super Clóvis


Nem todos tem a sorte de ter um Clóvis por perto quando se trata de "socorro" em informática.

Mas Clóvis também se manifesta como um mágico em outras áreas, como colega e amigo maravilhoso que é. Sempre disponível para todos, sorridente logo se apressa quando é chamado, e olha que é requisitado por todos o tempo todo. Ele é invariavelmente prestativo. É um dom.

Clóvis encanta e honra onde se faz presente.

Na figura maravilhosa do Clóvis, que representa tão bem nosso local de trabalho, estendo um abraço aos demais colegas, queridos e encantadores também, desejando um Feliz Natal e um novo ano muuuuiito bom.

Gracias por tudo.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Regalos


Minha querida amiga e colega Silvia me presenteia com duas xícaras de coleção.
Sabe ela que eu adoro tudo que se relaciona a café. Sabe ela como chegar no meu coração.
Gracias.

Café com Pecado



Parece que as coisas lentamente começam a melhorar aqui em Porto.

Um espaço novo brota em pleno bairro Tristeza...que alegria.

No Shopping Paseo Zona Sul, lugar aberto com lojas e restaurantes, surge, bem no centro, uma cafeteria nova, Café com Pecado. Bom atendimento de Renata e um café bem gostoso da espécie 100% Arábica.

Parabéns Luciano.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Café com carinho 2

cont...
Com Clarissa descobri "O Armazém" e o IAPAR, em Londrina no Paraná.
"O Armazém",loja fantástica que vende cafés de primeira qualidade, e materiais como xícaras, bules etc.,aqueles objetos de desejo para quem curte café e tudo que a ele se relaciona.
Cristina, a simpática proprietária está no lugar certo, pois tem o dom e a energia do que gosta de fazer e sabe fazer com inteligência e amor.
Cafés premiados,em grão, 100% Arábica, como o Palmeira, 2º colocado no "Concurso Regional Café Qualidade Paraná", e o Café Lucca, finalista do 2º FICAFÉ- Feira Internacional de Cafés do Norte Pioneiro do Paraná, são alguns dos excelentes cafés que Cristina nos põe à disposição em sua charmosa loja.
Já Lucia, nos envia graciosamente o café IAPAR, Instituto Agronômico do Paraná, em pó, demonstrando também seu orgulho e dedicação pelo Instituto ao qual serve. Delicioso café.
Estou muito honrada e feliz de ter conquistado, através de Clarissa , a aproximação dessas duas gurias , que além de serem bonitas e simpáticas são apaixonadas por café,..como eu.
Gostaria de preservar e renovar sempre que possível esse contato.
Foi um grande presente de Natal.
Valeu.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Café com carinho 1


O café foi como um namoro para mim, fui lentamente me apaixonando até que ,guando me dei conta já estava arrumando a casa para selar um final feliz. Criei um Bistrô, como quem cria um lugar mágico.

O espaço que criei supre todas as necessidades inerentes às exigências de uma cafeteria. Vários tipos de máquinas até o simples bule para um café passado. Reforma e decoração, livros e revistas sobre café, xícaras especiais, enfim, como disse , um investimento de casamento.

No entanto, a grande dificuldade para engrenar no meu encanto era a própria essência, ou seja, um café de qualidade. Bem aí, foi a parte mais difícil. Tinha a teoria, mas não conhecia a prática.

Aqui em Porto Alegre, realmente não se consegue muitas marcas de café de qualidade. São tão poucas e as que tem não se esmeram muito nas informações dos rótulos. Não se sabe a espécie (arábica ou robusta) nem a região.
Todo o café de qualidade era conseguido com muito custo .

Agora a sorte mudou, através da minha querida colega e amiga Clarissa estou tendo uma oportunidade de ouro para saborear cafés espetaculares.

A mina do ouro fica em Londrina, no Paraná.

A variedade de cafés de primeira linha são impressionantes.
O que aqui é uma escassez, lá é um excesso.

Existe uma loja em Londrina que se chama "O Armazém". É tudo de bom.
Amanhã eu completo a história, postando fotos maravilhosas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Reinvenção


Segunda-feira, dia de recomeço. Todos os compromissos se repetem num vai e vem impertinente.

Há quem não goste, e quem goste, como eu .

Não gosto de sair, nem que me tirem da rotina que eu escolhi. A rotina é coisa boa , é a certeza do compromisso cumprido.


Quando a segunda-feira chega com uma chuvinha é melhor ainda, dá uma sensação que está limpando a semana que passou para chegar uma nova renovada.

Tudo se repete numa rotina pré gravada. Como um CD ou DVD que se coloca pela manhã de segunda-feira e só se retira no sábado à noite. O domingo é livre.

Agora, para quem não gosta, deve se valer da poesia da nossa grande Cecília Meireles que em sua máxima canta :" a vida só é possível reinventada".

Reinvente a sua, enquanto toma aquele gostoso café.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Domingo no gazebo


Adoro as manhãs .
Adoro sentar sob o gazebo ,envolvido pela sombra de uma gigante árvore centenária argentina com flores amarelas por um lado, pelo outro um flamboaiã lindo que no momento está florido com flores de um vermelho intenso, e bem na frente um ipê roxo.
Adoro estas companhias floridas, os pássaros que agitam seus galhos e depois caminham à minha volta como se fossem galinhas.
Hoje é domingo, e eu adoro as manhãs de domingo, são lânguidas, despreocupadas e sem pressa.
O apito do afiador de facas já me anuncia sua aproximação, isso me lembra uma fase boa da infância.
Além do café, hoje é dia do mate .É um momento abençoado. Já aprendi a ficar feliz com essas delicadezas da vida e da natureza, que antes muitas vezes passaram desapercebidas.

Adoro as manhãs, ou melhor, todas as manhãs que estão aí ao meu dispor, com aromas de mate, café e flores.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Café espresso


Aos poucos, pacientemente, sempre café em grãos moído na hora, vou aprendendo a tirar um café espresso de minha máquina.

Hoje saboreei um dos ótimos , suave e espumoso . Com o mesmo café já fiz ruins.
O café da vez foi o Z Café especial .

Não consegui tomar um só, precisei me utilizar da prova dos nove.

Nota:para conhecer a origem dos cafés acesse http://www.bsca.com.br/.
Ao entrar verifique a certificação e digite o Nº do selo que está na embalagem.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Café e companhia


Dois dias de sol, à noite fresquinho e uma noite de sonhos.

(Me surpreendi lendo os jornais que naquele dia em alguns pontos do Estado tinha chovido muito.)

A natureza conspirava a nosso favor.


Não me lembro de ter subido a serra em tão boa companhia. Fui de carona no meu próprio carro com minha filha dirigindo , qualidade que desconhecia, uma excelente motorista .Conseguiu com que eu não me preocupasse com a estrada e só admirasse a deslumbrante paisagem. O neto , ia avisando com tempo e calmo, todas as informações necessárias da estrada, um competente auxiliar.


O relax foi tanto, que nos pareceu estar voltando de umas férias prolongadas, felizes e já combinando a próxima.







quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Café com Papai Noel




Gramado está transformada na casa do Papai Noel.
Dá para dizer que toda a cidade está natalina. Não há lugar que não tenha enfeites de natal.



Gramado da minha infância( eu morava em Bento Gonçalves) era uma cidade bonita , como sempre foi, já dava para notar que era diferente das outras na serra, mas realmente não dava para imaginar que se tornaria a cidade que é hoje. Uma cidade totalmente voltada para o turismo, com pessoas do Brasil todo, e com atrações que te envolvem o dia inteiro. Uma infinidade de restaurantes e hoteis que dão inveja a uma cidade grande.
As ruas todas , fora as floreiras que são lindas , tem bancos de madeira aconchegantes e limpos. São raros os semáforos, pois todos os cruzamentos possuem rotatórias, e o trãnsito flui muito bem.
Nesta época os espetáculos natalinos são diários. Ontem à noite fui assistir o Natavitaten, à beira de um lago, com vozes de tenores e corais , luzes e fogos. Sete mil pessoas assistiram.

Após o espetáculo, por volta das 23 horas, as pessoas sairam caminhando pelas ruas da cidade, passeando e lotando os bares e restaurantes. A sensação de segurança é total. Inacreditável.

Outra hora eu posto as fotos, valeu.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Café na serra


Subir a serra , uma vez ou outra, faz bem ao espírito, traz alegria. Agora, subir a serra com pessoas queridas, isso faz bem a alma e à saúde.

Hoje seguimos , eu, Chris e Fernando, em direção ao natal luz em Gramado.
Acho que bons momentos nos aguardam.

Me fez lembrar o poeta Mário Quintana.

"Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, não cansa...
Viver tão só de momentos
Como estas núvens no céu...
Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar.
E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas"

Na volta eu conto tudo.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

La Fiorentina




A inauguração ontem à noite da pizzeria La Fiorentina, no bairro Tristeza , foi um sucesso.

Estavam presentes várias personalidades representativas do Estado como homenageados . Eram escritores, artistas, esportistas e muita gente bonita e alegre. Lugar descontraído, com bom astral. Parabéns.

Foi também um bom momento familiar, estavam presentes pessoas queridas por mim, Beto meu irmão, minha filha Chris , e meus primos Dorinha , Telê e Carlos César.
Tomara que se faça alí um ponto de encontro para ver e rever pessoas. Tomara.
( dar uma olhadinha no blog pão de café)


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A flor do cafezeiro


Todo o café é cultivado na faixa tropical em volta do Equador, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, mas dependendo da espécie e da variedade, as plantas divergem na aparência. Algumas plantas serão pequenas outras poderão crescer 18 metros se não forem podados para a colheita.
O cafezeiro emerge de um grão e em poucos dias já duas folhas aparecem da terra. Durante um ano é habituado ao ar livre. Depois já requer cuidado especial. Algumas horas de sol por dia já é suficiente, depois já necessita sombra de outras plantas como bananeiras.

É preciso paciência pois levará alguns anos para dar frutos, mas depois ficará produzindo durante 20 a 25 anos.
Todos os cafezeiros podem dar flores, frutos verdes e frutos maduros simultaneamente no mesmo ramo.

As flores se desenvolvem em cachos, são de um branco cremoso e produzem um aroma que lembra o jasmim.Duram alguns dias e depois são substituídas por cachos com pequenas cerejas verdes, que levam vários meses para amadurecerem e ficarem vermelhas e maduras, prontas para a colheita.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Café com controle oficial


No dia 17 de fevereiro de 2011 a IN16 (instrução normativa nº16), entra em vigor e vai afetar diretamente a indústria do café torrado em grão e moído incluindo o produto importado, tendo em vista que a responsabilidade do produto final ficará como função do ministério.


Em suma, o que se quer agora com a IN16 é coibir, com a fiscalização e a punição, de que o café disponível para o consumo é puro e com padrões mínimos de qualidade. Se sabe que os fraudadores colocam produtos como milho, soja, melado, palha, sementes de açaí, e o que mais se imaginar, na hora da torra e moagem.


A ABIC ( associação brasileira da indústria do café) , hoje único órgão que concede o Selo de Qualidade a seus associados , a maioria pequenas e médias torrefadoras, só consegue garantir a pureza e qualidade do produto em 70% do total de 19,3 milhões de sacas de 60 quilos do café comercializado no Brasil.



A ABIC não tem poder de polícia, o máximo que conseguia fazer era denunciar a fraude, mas não puní-la. Muito embora o descredenciamento da associação pudesse ser uma forma de punição.



Segundo a IN16, só poderão ser vendidos cafés com teores máximos de 1% de impurezas, 5% de umidade e classificação global de qualidade de bebida de 4 para cima, numa escala de 0 a 10, sendo o 0 péssimo café e o 10 o melhor.



A iniciativa do ministério da IN16 decorre do cumprimento da lei 9972 de 25/02/2000, que obriga a classificação de todo o produto animal ou vegetal destinado ao consumo humano.


Antes a falha ou a fraude não tinha consequências , a partir de fevereiro de 2011,terá penalidades.



O que precisa agora, e com urgência ,é a adaptação e habilitação de profissionais para a classificação e degustação do produto.



Espero que com essa medida , finalmente ,e a única razão de ser, saia ganhando o consumidor.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O café da infância


Desde que me conheço por gente o café faz parte da minha vida.
Quando era bem pequena não podia tomar café, mas eu já entendia que o hábito de tomar café fazia mesmo parte de quase todos os momentos da familia, e que um dia eu adotaria o mesmo ritual.
Naquela época só se passava o café com àgua fervente num saquinho de pano com cabo de madeira. O bule era de alumínio ou de metal pintado, e se tomava imediatamente, não se requentava e nem se mantinha aquecido. Me lembro do pacote do café Haiti e do aroma que exalava quando estava sendo passado.Até bem pouco tempo eu achava o aroma melhor que o gosto.
Hoje mais conhecedora de outros cafés, nacionais puros ou importados, já consigo distinguir os sabores. A espécie 100% arábica tornou-se para mim o básico em café.
Procuro não tomar mais que 4 cafezinhos por dia , por isso tenho que ser seletiva.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


Bistrô


A idéia original de Bistrô,logo após a II guerra mundial, na França, era o de abertura da cozinha da casa para servir refeições rápidas para os soldados .Servia assim o interesse de ambos. As familias podiam aumentar sua receita e os soldados comiam barato o prato do dia ou simplesmente pediam café com pães.
Assim foram os Bistrôs se estruturando, despretenciosos em suas acomodações.
As mulheres da familia se ocupavam da comida e os homens das compras e serviço de mesa.
Os pratos não passavam de três ou quatro entradas e pratos principais.
A globalização se encarregou, ao longo dos anos de adaptar os Bistrôs para as necessidades do mercado.
Hoje o nome está vulgarizado, mas o certo é que Bistrô não é restaurante, não é um bar, não é uma cafeteria ou padaria, mas é um pouquinho de cada coisa. O lugar tem que ser pequeno, acolhedor e mágico. Pode servir a qualquer hora apenas um café, pães, uma taça de vinho , um prato especial da gastronomia, ou também tudo isso ao mesmo tempo.
Também conta-se como origem dos Bistrôs estar relacionada à região de Auvergne, centro da França, de onde eram trazidos lenha e carvão para abastecer as residências em Paris. Aos poucos , vinhos dessa e de outras regiões também passaram a ser armazenado nos mesmos locais, em Paris. Com o tempo os vinhos passaram a ser oferecidos juntos com alimentos nas suas casas para o público.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Curso de barista


Sou tão louca por café que ainda vou fazer um curso de barista só para poder ser expert do meu próprio café.
Minha cidade não liga muito para a qualidade de bons cafés, acho eu. Digo isso porque é impressionante a pobreza de marcas boas de cafés no mercado de Porto Alegre. Todo café que tomo( amigos trazem para mim) vem do Paraná ou de Minas Gerais.
Todo bom café faz questão de colocar no rótulo a procedência do grão e a espécie da planta.
Café 100% Arábica só importando de outro estado ou de outro país.Os cafés daqui não informam nada. As pessoas não são seletivas, vai ver é isso. Que pena, só vem para cá café de baixa qualidade.

domingo, 19 de setembro de 2010

Outros cafés


Tudo em Buenos Aires, gira em torno de um cafezinho, o que torna seus cafés verdadeiras instituições culturais do país.


Existem lugares, no passado, marcados pela presença de escritores, revolucionários, intelectuais e artistas, que deixaram marcas na cultura argentina até hoje.


Hoje , os cafés estão em toda parte, nas livrarias, nas lojas, nos bares , nas padarias, nos museus, enfim, por tudo. Ninguem vive sem um café.


Uma das virtudes das cafeterias em Buenos Aires, é que ninguem vai incomodar, fique alí o tempo que quiser, nem o garçom vai perguntar se queres algo mais. Por sinal, se você não chamar, ele não virá. Isso já é um diferencial maravilhoso.


Pois é, esta semana que vem, inteirinha, estarei por lá conhecendo novas cafeterias entre um passeio e outro.


Até a volta.

Café na térmica

As garrafas plásticas devem ser observadas na hora da compra. O café será conservado dentro dela, e se for de baixa qualidade poderá liberar alguma substância com o café quente.

O êmbolo que pode ser trocado de acordo com o desgaste de utilização, varia, sendo de vidro, plástico ou aço inox. O mais comum no uso doméstico é o de vidro. os especialistas recomendam em primeiro lugar o de inox, a seguir o vidro e depois o plástico.
Na hora da compra procure produtos que tenham certificado de qualidade.
O sistema de botão ou alavanca, ingeta ar no interior da garrafa para que o café possa sair pelo bico. No formato de torneira, a abertura se dá apenas para saída.
O café possui um tempo de vida útil dentro de uma garrafa. Geralmente equipamentos com êmbolo de vidro mantém as propriedades por uma hora, mas com perda de uma média de 10º C a 12º C de temperatura.
No aço inox, a perda de temperatura na primeira hora é nula.Mas aconselha-se a conservação por 1 hora e 30 minutos.
Para armazenar o café na garrafa térmica a recomendação é café filtrado. Escaldar a garrafa antes de colocar o café. Manter a garrafa sempre limpa, com agua filtrada, assim nada se acumula guando estiver fora de uso.

sábado, 18 de setembro de 2010

Happy hour

O Happy Hour é um momento de descontração, com amigos ou mesmo só, que se merece depois de um longo dia com muitas tarefas e, de preferência, todas cumpridas.

Essa horinha as vezes se estende por várias horas, e além do tira- gosto, a dica é tomar um café extraído numa elegante french press, que traz o charme do preparo à mesa. Esse, geralmente é um café inesquecível.

Uma chaleira com água aquecida deve ser preparada para completar a cafeteira. A infusão deve levar de 3 a 4 minutos. O aroma achocolatado inundará o ambiente. A moagem deve ser grossa, para o pó não passar pela prensa.

Quando o café for servido , a "hora feliz" chegou ao seu ápice. Aproveite.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Elvis Signature Coffee

Quando alguem viaja e me pergunta se quero alguma coisa, respondo sim , quero um café em grãos, de preferência em lata , obviamente que não seja brasileiro.

Pois é , esta semana recebi o "Elvis Signature Coffee Viva Las Vegas - Dark Roast Supreme". Meu filho César trouxe uma lata deste café . Muito bom ,é colombiano de aroma e sabor médio.

Valeu filho.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Jacu coffee

O produto vem do Espírito Santo e está ganhando o mundo.
A característica desde café , é o fato do grão passar pelo intestino do pássaro chamado Jacu, antes de chegar ao terreiro. A ave come o fruto maduro e defeca os grãos inteiros, que depois são processados para chegar ao consumidor .
O produto é inspirado no café mais caro do mundo, o Kopi Iuwak, da Indonésia, cujos grãos são comidos por um felino.
No caso do Jacu, praticamente toda a produção vai para o mercado externo, Tóquio, Londres e Costa Oeste dos Estados Unidos. Somente uma pequena parte é vendida no Brasil.
O café deixa um gosto de fruta na boca.
O processo começa guando o Jacu pega o grão no pé,senta perto do cafezal e vai comendo os frutos até encher. O Jacu é uma mistura de urubu com galinha, faz um barulho assustador. Ele não tem estõmago, é só papo e intestino.. Ele só quer comer a parte mole da fruta. Em 30 minutos ele defeca.
Neste momento entra o processo tecnológico.
Dizem que tirando a excentricidade, é um bom café.
Só tomando para crer.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Juízes de cafés

A formação de juízes de cafés , aqueles que avaliam as características sensoriais da bebida, como sabor e aroma, requer treino intenso e , após, uma complexa prova para obter a certificação.
Atualmente há duas reconhecidas pela Associação Americana de Cafés Especiais SCAA ( sigla em inglês), são elas ; Q Graders e a SCAA Cupping Judge. Os exames são aplicados em laboratórios certificados pela SCAA e o juiz é chancelado pela Associação.
Uma das diferenças entre as duas é o questionário, mas esta parte só é aplicada após os testes sensoriais e a aprovação.
Outra diferença é o foco. Uma está focada no comércio de cafés e a outra no consumidor.
Onde se certificar:São Paulo "Centro de preparação de Café" www.sindicafesp.com.br
Curitiba "Lucca Cafés Especiais"

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mais café

Com o aumento da classe C e D , a tendência é de que mais brasileiros busquem café com qualidade para momentos especiais.

Diferentes classes sociais brasileiras , perfazendo 97% da população nacional, tomam a bebida.

A ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café ) prevê que o Brasil torne-se o maior consumidor de café até 2014, superando os Estados Unidos, hoje o maior consumidor de café do mundo.

Os produtores, torrefadores e empresários unem forças, acreditam que a qualidade do produto pode melhorar e que esses grãos melhores poderão ficar no Brasil.
Hoje grande parcela desses grãos vai para fora do País.


Por isso ,raciocinando dessa forma, se espera que a qualidade do café também seja mais observada por esses novos consumidores, daí, mais café no dia do brasileiro.

sábado, 11 de setembro de 2010

Componentes do café

O café é tudo de bom, as vezes é bom recordar sua composição.

Quem toma diariamente café, acha que na bebida só tem cafeína e ignora todas as outras substâncias componentes do grão.

A cafeína está presente no grão em apenas de 1 a 2,5 %, as outras substâncias compoem o restante.
O grão de café verde tem muitos minerais: aminoácidos, lipídios ( como triglicerídeos e ácidos graxos livres) e açúcares ( como sucarose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos).
O café ainda possui uma vitamina do complexo B, a niacina (vitamina B3 ou vitamina PP, de "Pelagra Preventing" e, em maior quantidade que todos os outros componentes, os ácidos clorogênicos, na proporção de 7 a 10%, isto é, 3 a 5 vezes mais do que a cafeína.
Após a torra, os ácidos clorogênicos formam diversos quinídios que possuem vários efeitos farmacológicos, como aumento da captação de glicose ( efeito antidiabético), ação antagonista opioide (efeito anti-alcoolismo) e inibidora da recaptação da adenosina (efeito benéfico na microcirculação).
Fonte de consulta:Dicionário Gastronômico. Editora Boccato

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

As moagens mais utilizadas

Ao entrar em uma cafeteria o olfato é atiçado imediatamente e já nos atiramos ao deleite de aguardar uma boa xícara de café. Depois ficamos atentos àquele barulhinho da moagem quebrando os grãos e a poucos passos de saborear um gostoso café, obviamente se estivermos falando de um café de ótima qualidade.
Independentemente de quem o faça, o importante é que os grãos sejam moídos na hora do preparo porque, após a moagem, a vida do café é reduzida para um ou dois dias.
Uma vez moídos , os grãos são expostos ao ar e seus óleos e aroma se vão quase que imediatamente.
Moagem:
Nome dado ao processo de triturar os grãos de café para preparar a bebida.
Tipos de moagem:
Pulverizada, lembra a textura de talco, é a mais indicada para preparar o café árabe, em que o pó não é coado.
Média-fina, lembra um açúcar refinado, mais indicada para o café de coador.
Média, um pouco mais grosso que a média-fina, é o ideal para o café expresso.
Grossa. sua textura fica como açúcar cristal, é a mais adequada para o preparo na cafeteira italiana (moka) e na prensa francesa (êmbolo).

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Só um cafezinho


É muito bom ter amigos.

Amigos são seres iluminados que cruzam nosso caminho sempre que precisamos deles, não sei como ,mas eles aparecem. E estão prontos para dar a mão, uma palavra, uma direção, enfim, estão alí.
Estão também nas comemorações. Já pensou não ter com quem dividir uma notícia boa?
Como diz áquela velha canção " amigo é coisa prá se guardar do lado esquerdo do peito".

Amizade é algo tão precioso e único que as vezes em uma vida inteira você conhece um apenas. Já está de bom tamanho.

Um cafezinho para ele.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Café de verdade


Hoje com todas as informações que temos, sobre a fragilidade do grão torrado de café, que ao receber a luz e o oxigênio perde muito do aroma e do sabor, já sabemos que o café que tomamos não é , então, o café no seu explendor.
O tempo que emana entre o grão torrado e a embalagem, provavelmente já se perdeu e muito do original.
Acho que somente os produtores, podem provar do café verdadeiro, na sua essência pura. Passamos toda nossa vida sem saber disso e nunca reclamamos, hoje com a tecnologia que existe já deve ter melhorado e muito esse descompasso.
De qualquer forma, como nós nunca provamos do melhor, o nosso melhor está muito bom.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Validade do café


Quanto tempo dura um café?

O café é sensível ao oxigênio, à luz e às altas temperaturas, por isso a melhor forma de conservá-lo, seja em grãos, seja moído, é mantê-lo no próprio pacote, dentro de uma lata hermeticamente fechada e armazená-lo na geladeira. Só assim seus óleos ricos e aromas não serão perdidos.

Como o oxigênio é um dos piores inimigos do café, procure deixar o mínimo de ar entre a parte de cima do café e a tampa do recipiente.

Deixá-lo em pacote ou pote aberto na geladeira ,nem pensar. O café é um dos produtos que mais absorvem sabores e aromas alheios.

Há quem defenda congelar os grãos,e alguns especialistas dizem que é pouca a perda de aroma e corpo, e que não vale para o café moído.

Não creio ser necessário esse procedimento, tendo em vista a facilidade que se tem na compra do café, não é preciso armazenar. O ideal seria comprar o café em pequenas quantidades, na Europa já existem pacotes de 100gr.

A solução é comprar em cafeterias que vendem o seu próprio café nas quantidades desejadas, que é o caso aqui em Porto Alegre, entre outros o Café do Mercado e o Café Z.

A vida útil do grão torrado, em temperatura ambiente é de 3 dias, e em embalagem especial, é de 3 semanas. Já o grão torrado e moído, respectivamente, é de 1 dia e 2 semanas.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

café da tarde


Uma das lembranças boas que tenho , era o café da tarde na casa da minha vó Maria .Era um hábito da época, por volta de cinco da tarde, uma mesa farta de pães e geléias, empadinhas de queijo feitas por ela, um bule de café , uma leiteira e alguns chás pretos de boa qualidade.
Era o tradicional café da tarde.
Não importava quem viesse, a mesa estava posta esperando.
O que eu mais gostava era de um pão sovado, que minha vó mandava buscar numa padaria próxima, especialmente para mim . Era maravilhoso.
Depois ela me deliciava ,tocando seu maravilhoso piano alemão, sempre com uma novidade musical.
Hoje em dia não existe mais o hábito do café da tarde, o que é uma pena. É que hoje tanto as mulheres, as mães, como os filhos, todos estão nessa hora em outro lugar, ou trabalhando ou estudando.O fato é que esse tipo de familia desapareceu.

domingo, 5 de setembro de 2010

Coffee Art

Desenhos feitos na superfície de bebidas com café estão se tornando especialidades no mundo todo.
Essa arte foi desenvolvida na Itália há mais de cem anos, mas hoje é que está ganhando popularidade. Porém náo é qualquer pessoa que consegue essa tarefa.
Além de saber vaporizar o leite beirando a perfeição (liso e sem bolhas) o barista deve ter mãos habilidosas para fazer os delicados movimentos na xícara.
Há dois métodos para produzir os desenhos.
O primeiro mais complexo é conhecido como "free pour" ou "pouring". Nesse as figuras são feitas com a mão.
No segundo método, o barista usa uma haste para desenhar, esse se chama "erthing".
Os desenhos mais comuns são; corações, maçãs, flores e desenhos abstratos.
Com certeza que esta arte deixa o café mais desejado.

sábado, 4 de setembro de 2010

Os primeiros sítios de café no Brasil

O capitão tenente Francisco de Mello Palheta , no ano de 1727, viajou para a Guiana Francesa e conseguiu em Caiena sementes de café que foram levadas para Belém do Pará.
Segundo um documento obtido pelo Barão do Rio Branco, essas sementes ou mudas foram conseguidas através da esposa de Claude d´Orvillier, governador francês da Guiana.
Em 1760,sementes de cafeeiro chegam ao Rio de Janeiro e logo são plantadas pelo holandês João Hoppmann em sua chácara em Mata porcos, atual rua Frei Caneca. Consta que os frades "barbadinhos" também fizeram cultivo em seu convento à rua da Guarda Velha, hoje Treze de Maio.
Tempos depois, o médico francês, Louis François Lecesne participante de experiências com o café em Cuba e na República Dominicana, adquiriu em sociedade com o Conde de Luxembourg uma propriedade no Alto da Boa Vista, chamada São Luis. Ele teria desmatado uma área e iniciou o cultivo do café em escala comercial, chegando a ter uma plantação de 50 mil pés.
Em propriedade lindeira com o Conde, Charles Alexandre Moke também plantou 40 mil pés. Outros estrangeiros também tiveram propriedades no Alto da Tijuca, como os irmãos Taunay; os de Gestas e os de Roquefeuil;os de Rohan e os de Say.
Essa fase da cultura do café no Rio de Janeiro no alto da serra da Tijuca foi estudada e publicada por Gilberto Ferrez. Essas plantações provocaram o desmatamento total dos altos vales da Serra da Tijuca.
Na segunda metade do século XIX, após o término dessa ocupação predatória e comercial, realizou-se uma campanha de arborização, comandada plo major Manoel Gomes Archer, por iniciativa de D.Pedro II, de 1860 a 1874, plantando cem mil árvores. de várias espécies.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Café de filtro

O bom e velho café de coador, feito no filtro de papel ou mesmo no de pano, com água fervente.
Há duas maneiras de prepará-lo: a antiga, no fogão , ou a mais usada hoje em dia na cafeteira elétrica. Essa última vale pela praticidade. Alguns modelos podem ser até programados com antecedência. A extração dos óleos é mais suave, e o resultado é uma bebida mais delicada e com a textura na boca mais reconhecida pelos brasileiros.
Ideal para o café de moagem média, que deve ser distribuido por todo o filtro.
A água em ebolição inicial de 96º C, fica em contato com o café de 4 a 6 minutos.
Quanto a intensidade, forte ou fraco é regulado pela quantidade de café ou de água é feito ao gosto.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Beneficiamento

Existem dois sistemas básicos de beneficiamento das cerejas: o método por via seca, com o qual se obtém os cafés naturais, e o método por via úmida, com o qual são preparados os cafés lavados. Quase todos da robusta e cerca de 50% da arábica são processados com o tradicional sistema por via seca, em que o fruto é colocado para secar e somente então são eliminadas a casca e a polpa.
Em muitos lugares do mundo, e isso vale principalmente para o robusta, o café é simplesmente espalhado na terra nua , apenas revirado de vez em guando. O gosto da terra que caracteriza grande parte dos grãos submetidos a esse processo deve-se a essa prática.
O costume de cobrir o terreno com plásticos ainda é muito raro, e o uso de terreiros de cimento ou terracota é circunscrito ao Brasil e a outros países mais avançados. No método via seca, uma secagem correta é a condição necessária para obter um produto sem defeitos ou características negativas.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Café de manhã bem cedo


Uma das coisas boas desta vida, é de manhã bem cedo, tipo antes das 6 horas, tomar um café moído na hora , um expresso, acompanhado de um pão caseiro.
Ouvir as últimas notícias através do rádio, e as menos recentes no jornal do dia. Acho isso um programão.
A partir daí o dia transcorre normalmente muito bom.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

A colheita manual

A grande diversidade de condições ambientais em que o café é cultivado faz com que o período de colheita se estenda de setembro a março no hemisfério Norte e de abril a agosto no hemisfério Sul.
Dependendo da variedade e das condições climáticas, o arábica precisa, desde a floração até a maturação do grão, de um período variando de seis a oito meses. Já o robusta, de nove a onze meses. Em alguns países da faixa equatorial ocorrem duas florações e portanto duas maturações. Tudo depende da frequência das chuvas.
A colheita do café exige muita mão- de- obra num curto período de tempo e absorve cerca de um terço do trabalho manual de todas as fases do cultivo.
Da disponibilidade e do custo dessa mão-de-obra depende o futuro da produção cafeeira em muitos países produtores. Quando estes braços temporários não existem, ou é difícil de contratar , como acontece no Havaí, na Austrália e em algumas regiões do Brasil, recorre-se cada vez mais à colheita mecanizada.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O café no Brasil


No alvorecer do século XIX, a economia brasileira vivia dificuldades financeiras. O ouro de Minas Gerais estava escasseando e o açúcar não tinha condições de concorrer com os engenhos das Antilhas e de Cuba, além do que a Europa já produzia açúcar de beterraba.
Nesse momento surge um novo produto de exportação que sustentaria o desenvolvimento do Brasil; o café.
A bebida chegou no Brasil em 1727 por meio do sargento-mor Francisco de Mello Palheta, oficial português. Ele recebeu as mudas do grão pelas mãos do governador da Guiana Francesa.
Primeiro as mudas foram plantadas no Pará, depois no Rio de Janeiro por volta de 1776.Em poucas décadas espalhou-se e chegou a Resende, Barra Mansa, Valença e Vassouras, Guaratinguetá, Lorena, Pindamonhangaba e Taubaté.
A moeda do café fez fortunas e ficaram conhecidas como "Barões do Café".
No final do século XIX, o Brasil dominava 70% da produção mundial e ditava as regras do mercado internacional.

domingo, 29 de agosto de 2010

Café do Quênia

Recebi ontem de presente um maravilhoso café em grão, do Kenya, Starbucks 100% arábica.
O café chegou ao país pelas mãos dos europeus.Ali encontram-se cafés arábicos despolpados.
Os cafés do Quênia são um dos mais apreciados no mundo. São comercializados como "AA" ou "A", qualificação que se refere ao tamanho do grão.
Os cafés quenianos apresentam acidez prazerosa alta e bastante aroma. O servido na Starbuks tem um maravilhoso sabor frutado que lembra grapefruit ou frutas pretas, uma acidez suave e um corpo médio e elegante.
Este café merece um ritual especial.
Gracias Paula,valeu.

sábado, 28 de agosto de 2010

A mais antiga cafeicultura do mundo

A cafeicultura na Etiópia, a mais antiga do mundo,produz um dos tipos da arábica mais valorizada. Grande consumidora também a Etiópia depende de 2/3 do café para suas exportações.Grande parte do café provém dos úmidos bosques das montanhas do sudoeste.
A maior parte da colheita etíope é obtida sem o uso de produtos químicos, mas a ausência de uma certificação oficial não permite sua comercialização como produto orgânico. A àfrica oriental produz somente o arábica.O café da Etiópia é um dos melhores cafés do mundo.
Já no restante do continente africano,o cultivo predominante é o da robusta.A Costa do Marfim é o maior produtor de robusta africano. O robusta com forte caráter terroso tem um sutíl aroma de madeira tropical por ser plantado ao lado do cacau .Outro país onde o café também tem essas características é Camarões.
O cultivo de robusta na África sofreu alguns reveses nas últimas duas décadas. O declínio da produção de alguns países somou-se a uma diminuição dos padrões de qualidade em outros.
Essa erosão foi o resultado de fatores climáticos, guerras civis e escolhas político-econômicas opressivas para os agricultores, mas já se está assistindo uma inversão dessa tendência.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Descafeinado, nem tanto

A molécula de cafeína é um alcalóide e perde potência durante processos de descafeinação e a torrefação.Se o processo de torra for feito de maneira inadequada serão produzidas texturas e sabores desagradáveis. Um processo de qualidade protege as características originais de sabor e de aroma do café mesmo guando a cafeína é eliminada.Um descafeinado de qualidade feito à partir do processo suiço com água, com 100% da espécie arábica e torrada a ar, pode originar uma gostosa xícara de expresso descafeinado ou café filtrado.
O mercado de descafeinado tem crescido muito .Já é responsável por 20% do consumo dos Estados Unidos de café.
O processo de descafeinação começou no século passado na Alemanha.Hoje em dia existe apenas três métodos principais usados pela indústria do café; o suiço (utiliza água, sem produtos químicos e com grãos de alta qualidade),o método com água, que utiliza produtos químicos , mas não altera o sabor e o aroma.O método com solvente,como o cloreto de metileno e o acetato etílico são os utilizados neste processo. Embora o cloreto de metileno seja alvo de críticas por ser perigoso ao meio ambiente, seu uso é permitido desde que os resíduos sejam retirados do café. Já o acetato etílico pode ser produzido sinteticamente a partir de ingredientes naturais. Infelizmente não há como saber se a fonte do solvente é natural ou sintética.
Antes de comprar o café descafeinado seria preciso olhar o rótulo e verificar se a descafeinação foi a partir da espécie robusta ou arábica.A espécie robusta tem muito mais cafeína do que a arábica.Então, por conclusão, o verdadeiro 100% descafeinado seria apenas da espécie arábica. Infelizmente também os rótulos de qualquer café nunca informa a espécie , a planta ( arábica ou robusta)do café.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Café arábica (menos cafeína)

O café arábica, ou Coffea arábica, é o mais importante, saboroso e caro dentre as espécies existentes, pois a planta é de melhor qualidade.É do gênero Coffea, familia Rubiaceae, responsável por 80% da produção mundial. É originário das regiões montanhosas da Etiópia, na África. A árvore é delicada, atinge de 5 a 6 metros de altura e precisa para sobreviver de clima temperado e muito cuidado. Requer uma temperatura amena de até 26º C. A arábica possui mais trigonelina, sacarose e lipídios do que a robusta, o que pode interferir no aroma e no sabor da bebida.A arábica tem menos cafeína, o teor é de 0,06 contra 1% a 1,2% de outro grão convencional

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Café robusta (rico em cafeína)

O café robusta , uma espécie de café, é originário das regiões equatoriais baixas, quentes e úmidas da Bacia do Congo, na África. O nome científico da espécie robusta é C. Canephora Pierre , foi introduzida no Brasil por volta de 1920.
No Brasil o café conilon é uma variedade da robusta(vulgarmente chamado de canelão). As folhas são grandes, de cor clara e com nervuras salientes,nos meses secos elas pendem para baixo, agrupando-se umas sobre as outras para dificultar a perda de água. Este café no passado foi menos valorizado, mas vem a cada dia com mais aceitação.
Os principais mercados importadores desse café são Estados Unidos, Argentina e Canadá sob a forma de grão, industrializado como café solúvel, além da industrialização como café torrado e moído em ligas ou misturas com café arábica para consumo interno.
A planta tem um rendimento superior à arábica, embora os grãos sejam menores. A planta é mais precoce e mais resistente que a arábica e demora até 11 meses para amadurecer.
É cultivada em terrenos baixos e seus grãos são menos perfumados.
A quantidade de cafeína é maior ( entre 2 e 4,5%, comparados com 1 e 1,5% de arábica) bem como a de ácidos clorogênicos (9 a 10%, comparados com 6 a 8% da arábica).

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O caminho do café

Hoje essa planta é cultivada numa centena de países localizados entre os dois trópicos.
As diferentes variedades utilizadas, o clima e os solos onde o arbusto é plantado, as técnicas de cultivo e de beneficiamento adotadas, todos esses fatores interferem enormemente na qualidade do produto final, que varia muito de uma região a outra e até de uma plantação a outra.
Em muitos países produtores , ainda estão no início da descoberta dos grandes cafés e da compreensão das causas dessa transformação.
O Brasil ocupa o melhor lugar do cenário internacional do café, essa cultura que balizou o crescimento e o desenvolvimento do país desde sua chegada há quase três séculos.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bolsa Oficial do Café


Em um extenso terreno delimitado pelas ruas Quinze de Novembro , Tuiuti e Frei Gaspar dos Santos,Em Santos ,São Paulo, situa-se a Bolsa Oficial de Café, arquitetura monumental de expressão eclética, tombada em 1982 pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo e dez anos depois pelo Conselho de Defesa do patrimônio Cultural de Santos, é um dos bens culturais da região da Baixada Santista de maior valor afetivo e de forte presença urbana.
O notável edifício da Bolsa Oficial do Café está relacionado diretamente com a vida de todos que se desenvolveram com essa commodity,representando a essência e o apogeu do ciclo econômico que transformou a cidade de Santos, o Estado de São Paulo e consequentemente o País.
A construção do prédio foi em 1922. A importância do café no desenvolvimento econômico do país a partir de meados do século XIX é incontestável. Trouxe riqueza e progresso: alterou costumes e qualidade de vida: implantou a ferrovia, que transformou a relação tempo-espaço: mudou a arquitetura e as cidades.
No final da década de 1990, a Associação Comercial de Santos esteve a frente da restauração do suntuoso edifício da Bolsa de Café e da implantação do Museu dos Cafés do Brasil.
Vale a pena conhecer e após a visita tomar um maravilhoso café na cafeteria do museu.

domingo, 22 de agosto de 2010

Café doce

Os adoçantes artificiais são essencialmente isentos de caloria energética, amplamente utilizados em dietas hipocalóricas, mas com uso restrito na culinária.
A sacarina e o aspartame talvez sejam os mais conhecidos no mercado.A sacarina possui seu poder de adoçar duzentas a trezentas vezes maior do que a sacarose ou o açúcar comum. Foi descoberta acidentalmente no século XIX.
A estévia é uma pequena planta nativa do Brasil e do Paraguai, sendo cerca de trinta vezes mais doce que o açúcar doméstico, e seu extrato, até trezentas vezes.A estévia não é adoçante artificial, é sim adoçante não calórico, e embora seja mais doce que o açúcar não é considerado como açúcar.

O futuro do café

O Brasil é pioneiro no mapeamento do café genético, o que agrega inúmeras possibilidades de projetos de pesquisa em biotecnologia.
Desde 2004, o país possui o Projeto Genoma Café, o maior banco de dados desse segmento, uma iniciativa do Comércio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento de Café, que reúne mais de 40 instituições de pesquisa e é coordenado pela Embrapa Café.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Vai um cafezinho?

Numa cafeteria ou na cozinha de casa, tomar café é mais do um hábito.
Para o brasileiro apaixonado, é um momento de reconforto indispensável para começar o dia, absolutamente desejável para reanimar a tarde, perfeito para fechar uma refeição.
Por trás do costume, uma indústria forte e em dia com os avanços tecnológicos eleva a bebida ao patamar de gourmet.
Das plantações especiais que seguem princípios tão delicados quanto manter os cafezais à sombra de árvores à atuação de profissionais especializados em buscar os melhores blends, muitos argumentos justificam a diferença de preço entre as qualidades do grão torrado.
O café é um ítem com tantas nuanças quanto o queijo ou o vinho.
Bebamos com requinte.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Saboreando o café


Beber café é sempre maravilhoso, mas é preciso alguns cuidados .
Não beber próximo da hora de dormir, poderá dar insônia.
Preferir cafés filtrados em vez dos fervidos.
Além do cafés outras bebidas tem cafeína, portanto observar o total de cafeína por dia.Beba apenas cafés de boa qualidade, seja elitista.
O café quanto mais próximo da data da torra melhor, portanto cuide a data de validade. Consumir moderadamente, de três a quatro xícaras por dia.Consumir café com intervalos longos, consumir só quando realmente tiver muita vontade.
Fazer um ritual para poder degustar o café. Faça do seu café sempre um momento especial.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

"Antes do Pôr do Sol"

O Le Pure Café é realmente o que se pode chamar de um autêntico café ou bistrô parisiense. São lustres, luminárias e móveis no melhor estilo Art Déco, cercados de paredes com a cor amarela, característica da época.No centro do salão, um balcão de bar em forma de ferradura todo revestido em zinco é uma raridade. O filme Antes do Pôr do Sol, aquele que é a continuação do Antes do Amanhecer rodado em 1995, e que ganhou o Urso de Prata em Berlim, que conta o reencontro dos dois em Paris após uma noite de amor em Viena, nove anos antes. Quem conhece bem a cidade identifica logo o café, que aparece bem no início.Pedem um café espresso e ficam recordando àquele encontro saboreando um gostoso café. A cafeteria fica na rue Jaen Macé, 14.

domingo, 15 de agosto de 2010

Armazenamento do café


Por mais cuidados que o café possa ter no cultivo, no processamento, na mistura, na torra, moído e preparado, a qualidade depende de um fator primordial, o frescor. Quando o café é torrado, forma-se dióxido de carbono dentro dos grãos, que vai se perdendo do café ao longo das horas,com uma força tal que chega a inchar as embalagens .Por essa razão muitos torrefadores deixam os grãos torrados ou o café moído repousar algumas horas antes de embalar.As embalagens do café podem ser latas fechadas à vácuo, sacos com válvulas unidirecionais ou embalagens insufladas com gás, todas elas com o intúito de deixar sair o gás e manter o frescor. nenhum café chega a ser 100% fresco.Grãos torrados retêm o frescor por mais tempo do que o café moído, tendo em vista que há uma menor superfície das células exposta ao ar.A solução ideal para manter o café fresco é comprar pequenas porções de cada vez.Se os grãos não forem usados dentro de algumas semanas, embale-os como para congelar e guarde-os no congelador. Não se congela o café moído. Após moer os grãos do café, guarde pequenas quantidades do café recém móído em sacos de abertura reutilizável,deixando o mínimo de ar possível para maximizar a frescura do café.

sábado, 14 de agosto de 2010

Alerta

Agora já não dá mais mais para alegar desconhecimento. Um grupo de cientistas de 11 instituições de pesquisa finalizou o estudo "Impactos da mudança do clima na produção agrícola do país", que teve a coordenação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e de unidades da Embrapa. O trabalho iniciado há quatro anos utilizou o aumento das temperaturas (média de 1,5 a 3 graus célcius) projetado pelo Painel Intergovernamental de Mudança de Clima IPCC. A pesquisa revela que , se nada for feito, nos próximos 40 anos o país abrirá mão de 2,3% do Produto Interno Bruto PIB do período, ou 3,6 trilhões de reais. Na agricultura, as perdas poderão ser de 7,5 bilhões de reais em 10 anos e de 10,7 bilhões de reais em 2050. O trabalho também inclui outros temas, como recursos hídricos, energia, uso da terra, biodiversidade e zona costeira. O valor desse estudo está na sua contribuição para que o país adote políticas públicas que revertam esse futuro. Na soja, essas zonas poderão ser reduzidas em até 34%; para o café, 18%; e para o milho, 15%.A vazão dos rios diminuirá bruscamente, em especial no Nordeste, o São Francisco, por exemplo, perderia em torno de 40% de suas águas.
Mitigação é o caminho que cientistas propõe para aliviar as consequências das mudanças climáticas. Uma experiência está sendo conduzida com plantios de café junto à seringueiras e à árvores frutíferas .
Para o diretor da Cepagri, o estudo não tem a intenção de provocar pânico no campo ou na cidade, mas tem a função de alertar que está na hora de se prevenir. O trabalho pode ser acessado na íntegra em www.agritempo.gov.br/mudancasclimaticas.php.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O grão


Prefira sempre a variedade Arábica de boa procedência. O café Arábica é o mais complexo em sua estrutura e, por isso é o mais suave e muito mais saboroso do que o da variedade Robusta. É um café que custa mais caro, porém é muito mais rico em sabor e aromas.
É muito importante que o café seja bem selecionado e tenha grãos grandes, maduros e sem defeitos.Os grão defeituosos desenvolvem cheiro de cereais ou amendoim. Grãos de café imaturos, ou que não foram corretamente secados, tem sabor desagradável ( sensação de adstringência) e prejudicam muito o produto final. Os grãos ardidos são muito amargos, sendo que a existência de um destes estraga cerca de 50 grãos bons, ou seja, um grão ruim estraga completamente uma xícara, principalmente no caso do espresso. Atualmente, a produção de cafés certificados representa cerca de 12% do total comercializado.
fonte:Aroma de café, de Luís Norberto Pascoal.