O café robusta , uma espécie de café, é originário das regiões equatoriais baixas, quentes e úmidas da Bacia do Congo, na África. O nome científico da espécie robusta é C. Canephora Pierre , foi introduzida no Brasil por volta de 1920.
No Brasil o café conilon é uma variedade da robusta(vulgarmente chamado de canelão). As folhas são grandes, de cor clara e com nervuras salientes,nos meses secos elas pendem para baixo, agrupando-se umas sobre as outras para dificultar a perda de água. Este café no passado foi menos valorizado, mas vem a cada dia com mais aceitação.
Os principais mercados importadores desse café são Estados Unidos, Argentina e Canadá sob a forma de grão, industrializado como café solúvel, além da industrialização como café torrado e moído em ligas ou misturas com café arábica para consumo interno.
A planta tem um rendimento superior à arábica, embora os grãos sejam menores. A planta é mais precoce e mais resistente que a arábica e demora até 11 meses para amadurecer.
É cultivada em terrenos baixos e seus grãos são menos perfumados.
A quantidade de cafeína é maior ( entre 2 e 4,5%, comparados com 1 e 1,5% de arábica) bem como a de ácidos clorogênicos (9 a 10%, comparados com 6 a 8% da arábica).
Nenhum comentário:
Postar um comentário