Ambiente: uma mesa, sobre ela um bule de café quentinho, pães caseiros, livros e revistas. O tempo de um cafezinho pode durar apenas um minuto, mas também uma tarde inteira. Tudo vai depender da companhia.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
O grão
Prefira sempre a variedade Arábica de boa procedência. O café Arábica é o mais complexo em sua estrutura e, por isso é o mais suave e muito mais saboroso do que o da variedade Robusta. É um café que custa mais caro, porém é muito mais rico em sabor e aromas.
É muito importante que o café seja bem selecionado e tenha grãos grandes, maduros e sem defeitos.Os grão defeituosos desenvolvem cheiro de cereais ou amendoim. Grãos de café imaturos, ou que não foram corretamente secados, tem sabor desagradável ( sensação de adstringência) e prejudicam muito o produto final. Os grãos ardidos são muito amargos, sendo que a existência de um destes estraga cerca de 50 grãos bons, ou seja, um grão ruim estraga completamente uma xícara, principalmente no caso do espresso. Atualmente, a produção de cafés certificados representa cerca de 12% do total comercializado.
fonte:Aroma de café, de Luís Norberto Pascoal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário