quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sirva-se também de chás


Só são considerados chás os extraídos da planta Camellia sinensis,os outros como erva-doce, macela, boldo, são infusões.
Pesquisas indicam que os chás são ricos em polifenóis, que auxiliam no combate aos radicais livres, causadores do envelhecimento precoce da pele. Estudos afirmam que,os chás atuam na queima de calorias, pelo seu alto teor de cafeína.
Alguns tipos de chás pedem o uso de infusor no preparo. Outros podem ser preparados colocando as ervas direto na xícara. Para cada xícara de àgua, é recomendável uma colher de erva. O tempo de infusão deve ser entre 3 e 5 minutos.O ideal é que os chás sejam bebidos sem açúcar. Entre os chás pretos, o Darjeeling, produzido na primavera na região homônima da Índia, é um dos mais populares.
Assim como os vinhos, cada tipo de chá combina melhor com determinada comida. Verde e amarelo- indicados pela manhã e como acompanhamentos de bolos e tortas. Branco- pela manhã e em refeições leves como saladas e peixes. Oolong-após o almoço ou jantar. Preto- no café da manhã e à tarde. Por ser mais forte, não é recomendável ser ingerido com o estômago vazio.
O Samovar de prata é o utensílio, de origem russa,usado para servir chás. Nos dias atuais é usado em hoteis para todo o tipo de eventos com bebidas quentes, desde chás , cafés, chocolates, e leite. O Samovar aparece na literatura do século XIX ,nas obras de Tolstoi e Dostoievski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário