Ambiente: uma mesa, sobre ela um bule de café quentinho, pães caseiros, livros e revistas. O tempo de um cafezinho pode durar apenas um minuto, mas também uma tarde inteira. Tudo vai depender da companhia.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Bolsa Oficial do Café
Em um extenso terreno delimitado pelas ruas Quinze de Novembro , Tuiuti e Frei Gaspar dos Santos,Em Santos ,São Paulo, situa-se a Bolsa Oficial de Café, arquitetura monumental de expressão eclética, tombada em 1982 pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo e dez anos depois pelo Conselho de Defesa do patrimônio Cultural de Santos, é um dos bens culturais da região da Baixada Santista de maior valor afetivo e de forte presença urbana.
O notável edifício da Bolsa Oficial do Café está relacionado diretamente com a vida de todos que se desenvolveram com essa commodity,representando a essência e o apogeu do ciclo econômico que transformou a cidade de Santos, o Estado de São Paulo e consequentemente o País.
A construção do prédio foi em 1922. A importância do café no desenvolvimento econômico do país a partir de meados do século XIX é incontestável. Trouxe riqueza e progresso: alterou costumes e qualidade de vida: implantou a ferrovia, que transformou a relação tempo-espaço: mudou a arquitetura e as cidades.
No final da década de 1990, a Associação Comercial de Santos esteve a frente da restauração do suntuoso edifício da Bolsa de Café e da implantação do Museu dos Cafés do Brasil.
Vale a pena conhecer e após a visita tomar um maravilhoso café na cafeteria do museu.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário