A indústria de xícaras e louças em geral vem acompanhando toda a trajetória de consumo de cafés e chás, ao longo dos tempos ,e vem aperfeiçoando a forma, o tamanho, as cores,os desenhos, o material, para se adaptar a todo o tipo de comprador .
Concorrem como materiais para os produtos , a porcelana, a cerâmica, o vidro, o acrílico, e outros que suportem o calor da bebida. Vão se distinguir os mais charmosos, mais coloridos,mais requintados, mais esportivos, mais campeiros, mais estrangeiros,e por aí vai o que se imaginar.
Ao longo do dia e no lugar em que estamos a xícara vai tomando o seu lugar e exigindo um tipo de produto.
Se estamos numa confeitaria no shopping, a xícara pode ser de cerâmica ou vidro e cái muito bem. Mas, se estamos num lugar requintado,na mesa uma toalha branca, com talheres de prata, fica de bom tamanho uma xícara de porcelana muito fininha e pequena.Se estamos numa fazenda,à sombra de uma figueira, ou na varanda da casa, o café poderá ser numa caneca de porcelana pintada.
No momento , em casa, estou me afeiçoando a um tipo de xícara sem alça, ao estilo chinês ou japonês,é que o fato de não ter alça permite tomar o chá ,ou leite, ou café, somente guando estiver numa temperatura que a mão suporte o calor.
Esses orientais já sabiam tudo sobre saúde!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário