domingo, 16 de janeiro de 2011

Os melhores cafés

Não há um café que possa ser chamado de o melhor do mundo,seria o mesmo que o vinho.É puro paladar.
A variedade Arábica de boa procedência é a que é unânime entre os conhecedores de café.É a mais complexa em sua estrutura, e por isso, a mais suave. Custa mais caro porém é mais rica em aroma e sabor.
O controle oficial da origem do café para se obter a qualidade comprovada é um fator inportante, mas somente 12% do total do café comercializado é certificado.

O grau de torrefação é muito importante, o mais leve cheiro de queimado denuncia uma torrefação excessiva.

Os melhores cafés são os conhecidos pelas suas características e atributos, e derivam de fatores que são determinantes, tais como ; altitude da plantação, tipos de solos, vegetação natural, índice pluviométrico, definição do período das chuvas, temperatura mínima e máxima, incidência de ventos, forma de colheitas, preparo na lavagem ou despolpamento, técnica de secagem, tipo de beneficiamento e um aprimorado sistema de seleção eletrônica dos grãos.

O café é beneficiado de diferentes maneiras, oferecendo a seus apreciadores infindáveis sabores e estilos. Podem existir variações quanto ao corpo, acidez, desde os cafés suaves até os encorpados, e dos ácidos até os que não tem acidez alguma.

Para a classificação geral, sabor, aroma e corpo são as três características básicas e fundamentais.
O aroma é formado por compostos que o grão exala e são extremamente voláteis e se perdem facilmente em contato com a luz e o ar. O aroma é essencial na avaliação da bebida e quanto menos aroma for perdido após a torrefação melhor será a qualidade da bebida .
O corpo está intimamente ligado à riqueza do sabor, sua densidade e concentração. O paladar apurado consegue esta medida através da sensação. O corpo pode variar de aguado e leve até suave, médio e encorpado. Pode ainda ser considerado melado, como no caso dos cafés da Indonésia.
A acidez não significa sabor amargo, é o que dá ao café sua propriedade refrescante que elimina outros sabores da boca, deixando permanecer o sabor do café.
É preciso também escolher uma boa xícara, que vai fazer diferença, acredite ou não.A xícara dá a medida exata para aquele determinado café tirado com aquela quantidade de agua.
Os livros me relatam que são mais de cem detalhes que fazem a diferença.
Bem,hoje é domingo, hora de tomar com muito vagar aquele gostoso cafézinho .


Nenhum comentário:

Postar um comentário