sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Café Civeta

O café Civeta ou o Kopi Luwak, considerado o mais caro e saboroso do mundo é proveniente da Indonésia.
O café é colhido das fezes do animal chamado civeta, de aparência parecida com uma doninha , animal mamífero carnívoro (seria o furão para nós).
O histórico é parecido com o nosso café Jacu (pássaro). O Civeta colhe minuciosamente os frutos mais doces e coloridos do café. Depois de engolí-los, os frutos permanecem no sistema digestivo do animal, onde bactérias específicas fermentam a polpa, unidas à ação de enzimas digestivas. Ao defecar, os grãos saem intactos, porém acrescidos de características inigualáveis.
Aí entra a mão do homem recolhendo das fezes os grãos de café. Segundo relatos o café tem aroma intenso, agradável e sabor que lembra chocolate.
É o café mais caro do mundo, hoje custa por volta de R$2000,00.
Confesso que não tomei ainda este café , mas o Jacu que custa R$400,00 o quilo, tenho em meu bistrô. É realmente gostoso, mas adquiri mais por curiosidade, e por que é brasileiro,não pagaria pelo Civeta.
Bem, vou preparar agora um Lucca do norte do Paraná, que é muito bom. De aroma que lembra cana de açúcar com toque de cacau, e de sabor com acidez moderada, médio corpo e cacau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário