Ambiente: uma mesa, sobre ela um bule de café quentinho, pães caseiros, livros e revistas. O tempo de um cafezinho pode durar apenas um minuto, mas também uma tarde inteira. Tudo vai depender da companhia.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Selo de garantia
O selo (certificado de qualidade) identifica fazendas de café que seguem os padrões sociais e ambientais da Rede de Agricultura Sustentável, ajudando a promover a conservação das florestas, dos rios, dos solos e da vida silvestre. Além disso, contribuem para a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, dos produtores rurais e de suas familias.
domingo, 30 de janeiro de 2011
Desperdício
Hoje domingo, dia lindo em Porto, calor,muito quente,é o verão que chegou abrasador.Vamos nos defender ou aproveitar do jeito que der.
Sou como muitos, respeito o sol me resguardando dele. Procuro sempre a sombra e ainda assim não descuido de um protetor solar.
Sou como muitos, respeito o sol me resguardando dele. Procuro sempre a sombra e ainda assim não descuido de um protetor solar.
Tendo em vista que fujo do sol "a pino", também não curto praia por óbvias razões.Então ,período esse de poucas visitas, pois todos estão na praia, me sobra mais tempo para ler muito.
No momento, entre tantos na pilha de espera, estou lendo um livro de John Naish, "Chega de desperdício". Neste livro, John Naish reúne esperiências neurocientíficas e estudos evolutivos para explicar por que o cérebro humano é programado para querer sempre mais, e descreve como o capitalismo se aproveita disso para fazer com que você consuma desenfreadamente.
Por exemplo , no período neolítico, quem armazenasse mais objetos tinha maior probabilidade de sobrevivência. Ou seja somos todos descendentes de ávidos colecionadores de quinquilharias. Isso explica porque não deixamos de entrar em uma loja em liquidação. Além disso a comida era escassa, e somente aqueles que aproveitavam todas as oportunidades de se alimentar sobreviviam. Nosso cérebro permanece programado para acreditar que não temos o bastante.
E, por aí vai o livro nos lembrando a cada página que realmente não precisamos de muito, mas o nosso desejo em estarmos incluídos na sociedade é maior, e nunca nos saciamos em ter o que aparentemente todos tem, e com isso achamos que somos melhores. A mídia se encarrega de dizer isso todo o tempo.
A leitura muitas vezes só distrái, mas outras te fazem pensar.
Enquanto tomo um gostoso café, fico admirando meu conjunto de xícaras que dariam para mais de trinta pessoas ,ao mesmo tempo, saborearem um cafezinho...hun!!
sábado, 29 de janeiro de 2011
Xícaras & Xícaras
A indústria de xícaras e louças em geral vem acompanhando toda a trajetória de consumo de cafés e chás, ao longo dos tempos ,e vem aperfeiçoando a forma, o tamanho, as cores,os desenhos, o material, para se adaptar a todo o tipo de comprador .
Concorrem como materiais para os produtos , a porcelana, a cerâmica, o vidro, o acrílico, e outros que suportem o calor da bebida. Vão se distinguir os mais charmosos, mais coloridos,mais requintados, mais esportivos, mais campeiros, mais estrangeiros,e por aí vai o que se imaginar.
Ao longo do dia e no lugar em que estamos a xícara vai tomando o seu lugar e exigindo um tipo de produto.
Se estamos numa confeitaria no shopping, a xícara pode ser de cerâmica ou vidro e cái muito bem. Mas, se estamos num lugar requintado,na mesa uma toalha branca, com talheres de prata, fica de bom tamanho uma xícara de porcelana muito fininha e pequena.Se estamos numa fazenda,à sombra de uma figueira, ou na varanda da casa, o café poderá ser numa caneca de porcelana pintada.
No momento , em casa, estou me afeiçoando a um tipo de xícara sem alça, ao estilo chinês ou japonês,é que o fato de não ter alça permite tomar o chá ,ou leite, ou café, somente guando estiver numa temperatura que a mão suporte o calor.
Esses orientais já sabiam tudo sobre saúde!!
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Ainda a cafeína
Tomado na medida certa, entre duas e cinco xícaras por dia, o café ajuda as mulheres com mais de 65 anos de idade a manter a memória visual e a lembrar palavras,segundo um estudo publicado na revista Neurology.
Nos EUA , uma pesquisa com 200 mil pessoas comprovou que os ácidos clorogênicos e quinídeos, formados durante o processo de torrar o grão, ajudam a prevenir a depressão e o suicídio. E, a longo prazo, o consumo da bebida reduz o risco de doenças neurodegenerativas.
O café nos mantém ligados graças a cafeína que se fixa nos receptores localizados nos neurônios da cabeça,onde está a Adenosina ( uma substância produzida pelo corpo e que atua como um inibidor da atividade do sistema nervoso central gerando sonolência).A cafeína impede a entrada da Adenosina não dando espaço para o efeito hipnótico. E daí o indivíduo se sente menos cansado e consegue ficar ligado por mais tempo.
Por conseguinte`a noite deve-se evitar o consumo do café e deixar a Adenosina agir.
Nos EUA , uma pesquisa com 200 mil pessoas comprovou que os ácidos clorogênicos e quinídeos, formados durante o processo de torrar o grão, ajudam a prevenir a depressão e o suicídio. E, a longo prazo, o consumo da bebida reduz o risco de doenças neurodegenerativas.
O café nos mantém ligados graças a cafeína que se fixa nos receptores localizados nos neurônios da cabeça,onde está a Adenosina ( uma substância produzida pelo corpo e que atua como um inibidor da atividade do sistema nervoso central gerando sonolência).A cafeína impede a entrada da Adenosina não dando espaço para o efeito hipnótico. E daí o indivíduo se sente menos cansado e consegue ficar ligado por mais tempo.
Por conseguinte`a noite deve-se evitar o consumo do café e deixar a Adenosina agir.
Cafeína
A cafeína é uma substância que pertence ao grupo de compostos químicos chamados metil-xantinas e que está presente em vários alimentos, como o próprio café (1%),o guaraná, a cola,cacau,o chocolate, os chás, e também nos remédios analgésicos e inibidores de apetite .
As Xantinas são capazes de estimular o sistema nervoso, produzindo um estado de alerta de curta duração. Ajuda a recuperar o ânimo, aumenta a pressão sanguínea, combate a fadiga, tem efeito sobre o sono e a função cognitiva.
O tipo de café arábica possui muito menos cafeína do que a robusta. Mas o teor da substância na bebida depende da moagem e da técnica do preparo do café. No filtrado, quanto mais fina a moagem, maior a superfície de contato, o que permite maior extração e, logo maior teor de cafeína. No caso do café fervido (como o turco), o teor aumenta com o tempo de fervura, sendo igual ou maior que o café filtrado.
Se ingeridas em grandes quantidades, a cafeína pode causar insônia, irritabilidade, taquicardia e perturbações de humor.
Mas como tudo, é preciso moderação no seu consumo.
Estabeleci para mim tomar café somente até as 14:00 horas. Muito eventualmente tomaria um café no fim de tarde. Ao todo não passo de 5 xícaras de café.
Gostaria muito ,se desse, de tomar mais. Mas mais vale a moderação ,oK?
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Café e seguidores
Entre tantas modalidades de consumo do café, a grande novidade é a dos "gourmet", grãos altamente selecionados, ou seja cafés finos para paladares exigentes.
Nessa linha se enquadram os orgânicos, descafeinados, aromatizados, são produtos que vieram para ficar no mercado, com grandes investimentos que acabam por movimentar outros setores. Surgem, então, paralelamente aos tipos de café, novas cafeteiras, louças e xícaras, espaços charmosos para consumo, instalações, embalagens, culinária ampliada, literatura, enfim, toda uma vasta rede de consumo nas cercanias do café.
Surgem profissões especializadas, o Barista é um exemplo atual..
Por sua vez, produtores e demais envolvidos com a comercialização do café procuram ampliar o conceito de qualidade, visando um público maior. As pessoas, por sua vez, ficam mais exigentes e o resultado é um café melhor.Forma-se um ciclo interminável, o que é ótimo para os consumidores de elite, e por consequência para todos.
Sou uma seguidora voraz por novidades relacionadas ao café.
Saúde!!
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Café Orgânico do Peru
O Peru é lider mundial em exportação do café orgânico e Fair Trade. Praticamente toda a produção do país é exportada, não restando estoques de café verde após o escoamento da safra.
A maior parte do cultivo é feita nas zonas altas da selva, em altitudes entre 1000 e 1800 metros acima do nível do mar. O café é 100% arábica.
O café é, geralmente , secado em terrenos suspensos e beneficiado como lavado.. Entre as características sensoriais, destaca-se a doçura da bebida na xícara.
Alguns cafés especiais se destacam como ótimos, a saber:café Bisetti Jaén, produzido no distrito de Huabal, com aroma de sabor doce, mas pouco intenso, com leve amargor, com acidez baixa, corpo leve e na finalização com característica rápida e amarga.
Outro café muito bom, é o Café Bisetti Puno Freki, premiado duas vezes, tem aroma doce, com notas frutadas e sabor bem doce, com notas de mel, caramelo e florais.
Destaca-se também o Oro Verde, produzido por pequenos produtores. O café tem aroma intenso, com notas defumadas e sabor amargo, com notas de cedro, acidez ausente e finalização rápida.
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Um e-mail de presente
Recebi um presente , por e-mail, uma matéria cujo título, Café & Saúde Humana, por si só já traduz o conteúdo. Não li ainda mas sei que se trata de um material primoroso tendo em vista os autores Ronaldo de Oliveira Encarnação , Darcy Roberto Lima e a patrona EMBRAPA.
Pessoas que me conhecem um pouco já imediatamente conhecem minhas preferências e, se quiserem se aproximar mais de mim, já tem um assunto e um bom começo para iniciar uma amizade.
Neste próximo final de semana farei a leitura ao sabor de um bom café.
Um presentão por e-mail .
Gracias Lúcia pelo carinho.
Síndrome das pernas inquietas
Desde criança sou acometida por essa sensação desesperada nas pernas ,à noite ( de tempos em tempos) quando estou em repouso.
Hoje Lembrando, já chamava nossa atenção que eram só as mulheres da familia que padeciam, talvez pela nossa hiperatividade .
São duas e meia da madrugada e cá estou eu com minhas pernas que ensistem em caminhar .
A sensação de inquietude é maior que o sono, por isso somos despertados. Não há o que fazer.
Que me lembre algumas pessoas da familia sofriam com a síndrome. Não sabíamos ainda que se tratava de uma síndrome, e já tínhamos nosso diagnóstico, chamávamos de "As pernas querem caminhar", e todos entendiam perfeitamente. Eram fases, nunca investigamos as causas, sofríamos e ponto.
Hoje Lembrando, já chamava nossa atenção que eram só as mulheres da familia que padeciam, talvez pela nossa hiperatividade .
São duas e meia da madrugada e cá estou eu com minhas pernas que ensistem em caminhar .
A sensação de inquietude é maior que o sono, por isso somos despertados. Não há o que fazer.
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Café e academia
De manhã bem cedo, primeiro o café com uma fatia de pão de centeio caseiro e , já me entrego aos exercícios físicos indispensáveis para a saúde do corpo e mente.
Agora estou melhor equipada, minha última aquisição é uma esteira super potente com painel de automóvel. Só que o esforço, a determinação,a disposição e o tempo são meus. A esteira só me dá condições de andar sem sair do lugar. Me informa a velocidade,a distância, as calorias ,os batimentos cardíacos, me dá o percentual de gordura no corpo. A máquina tem programas e me faz subir e descer lombas. Uf! Uf!
Depois de uma hora e meia na academia , todos os dias, retorno para o Bistrô para o meu desejado café pós- exercício, já então para ler os jornais do dia.
Dá uma sensação de dever cumprido!
domingo, 23 de janeiro de 2011
Hoje é domingo
sábado, 22 de janeiro de 2011
Café turco
O método mais antigo do mundo de preparar café é provavelmente a maneira como os primeiros apreciadores da bebida preparavam seus grãos. No Oriente mèdio, no norte da Africa, na região do Cáucaso e nos Balcãs, onde o café é fervido. Misturavam açúcar e cardamomo e outras especiarias, como canela e anis estrelado. Foi assim que o café viajou por todo o mundo.
Pode ser feito em qualquer recipiente que vá ao fogo, mas o ideal é um utensílio como uma leiteira feito de cobre ou latão conhecidos como ibriqs.
O preparo do café turco pode variar muito. Uma maneira popular é colocar na panela primeiro o café (moagem fina), depois o açúcar e, então a agua (de preferência gelada) e mexer.O indicado é que sejam usadas duas colheres (chá) de café e de açúcar para cada xícara.
Leve ao fogo e, guando começar a ferver retire o ibriq do fogo e espere a bebida assentar. Volte ao fogo 3 vezes.
Um bom café turco tem uma grossa espuma, é homogêneo.
Antes de servir, deixe repousar por 2 minutos. Colocar uma semente de cardamomo por xícara.
Sirva em pequenas xícaras acompanhadas de docinhos turcos.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Ciclo do Café
Meu único vício é o café. Vício no sentido de que é uma bebida que é muito difícil "abrir mão". A busca pela qualidade de um bom café nunca tem fim, nunca se esgota. O melhor café sempre está por vir.
O dia só começa após o café feito na hora.
No meio da manhã já está ele pontuando uma pausa entre um compromisso e outro.
Após o almoço ele parece ser o basta , o ponto final, mudança de turno.
Á tarde se trabalha.
Á noite sonhamos.
E...o dia só começa após o café feito na hora.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Dicionário da alimentação
Cada vez mais os alimentos vão sendo enquadrados por categorias fazendo com que a pessoa se encaixe em alguma e passe a formar um novo estilo de consumidor.
A busca pelo bem- estar faz muitas vezes o consumidor ser levado por impulso a se alimentar com produtos que a mídia sugere , mas não informa quem pode ou não consumir. Geralmente há um apelo de que o alimento ajuda a quem quer emagrecer.Isto sem dúvida favorece a venda.
Há um sentimento interior nas pessoas em geral, de que o fato do produto estar publicamente sendo vendido, ele é considerado bom para todos. É como se fosse um aval do Estado o fato do produto ter certificado da ANVISA, mas não pode isso significar que todos estão liberados para o consumo.
Um hábito comum do brasileiro, é encher a despensa de alimentos light e diet visando o emagrecimento.
Devemos usar os produtos depois de saber ,exaustivamente, os benefícios que proporcionam à determinadas pessoas.
Então , alguns a saber;
Alimentos Enriquecidos :a propriedade refere-se aos alimentos que são adicionados nutrientes, com o objetivo de reforçar o valor nutritivo, seja repondo quantativamente as substâncias destruídas durante o processamento ou suplementando-os com vitaminas e sais minerais em nível superior ao conteúdo normal. Como exemplo o leite enriquecido com vitaminas A e D.
Alimentos funcionais: são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções essenciais do organismo humano. Se o produto informa que é funcional deve necessariamente desencadear benefícios a saúde e ser seguro para o consumo sem supervisão médica. Como exemplo temos a soja.
Alimentos Diet:são aconselháveis para dietas com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura,proteína e sódio, ou com ingestão controlada de alimentos. Os produtos com redução de carboidratos e gordura devem ter adição de no máximo, 0,5 gramas por 100 gramas da mercadoria. Já os restritos em proteína devem ser isentos desse nutriente. E este fato não significa que apresente redução significativa de caloria.
Alimentos light: são as mercadorias que possuem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparadas com a versão convencional.
Alimentos integrais: esses produtos mantêm todos os integrantes nutricionsis básicos, pois não passam pelo processo de refinamento,ou seja a retirada da película que envolve o grão .O produto integral apresenta a mesma quantidade de calorias da tradicional, mas prolonga a saciedade, o que reduz a fome.
Alimentos orgânicos: são alimentos cultivados em solos fertilizados com adubos naturais, sem uso de agrotóxico e outros aditivos químicos, tornando a terra fonte de nutrição. Ao adquirir produtos orgânicos os consumidores, mesmo sem ter consciência da ação benéfica, estão apoiando a conservação ambiental.
Neste caso vale lembrar que os orgânicos desde o dia 1º de janeiro deste ano estão sob as regras da Lei 10838 de 2003 em sua 2ª parte .A primeira parte recaiu sobre os exportadores que têm até o final do ano para garantirem a qualidade da produção por meio de certificados fornecidos por órgãos do governo. As mudanças agora recaem sobre o mercado interno . Pela Lei somente os produtores cadastrados poderão vender seus produtos que passarão a ter selo de qualidade.
Cansei, vou me abastecer com um café. Amanhã eu volto.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Civilidade
Fato que há muito tempo vem se observando no meio da sociedade em geral é a falta de civilidade ou ,com outras palavras, a falta de educação.
Ontem , enquanto tomava um café no bistrô,uma matéria na ZH me chamou a atenção, a ponto de eu hoje escrever sobre ela; "A má educação urbana". A matéria mostra e dá números dos prejuízos que a falta de educação do povo está custando aos cofres públicos e em geral ao meio do convívio social. Alí são elencados desde as pichações, os trotes, as destruições de orelhões e bancos de praça,carros estacionados em locais proibidos, e por aí vai a lista. Os números escancaram como a falta de civilidade conturba a vida dos gaúchos e do brasileiro desafiando a sociedade e as autoridades a encontrar soluções.
A mesma matéria entrevista o professor de Filosofia e Ética política da Unicamp, Roberto Romano, que acredita que o povo brasileiro ainda está aprendendo a viver em grandes sociedades urbanas. Enquanto isso não ocorre, segundo ele, persiste a falta de respeito com o patrimônio público e com os demais cidadãos.
Ele considera que é fato que ainda vivemos o rescaldo da cultura rural ou de pequenas cidades. Saímos do sertão e não nos adaptamos ainda ao ritmo das grandes urbes. Somos manadas de pessoas que não têm padrões de comportamentos coletivo. Na Europa as cidades tem dois mil anos. A nossa urbanização é recente ainda.Desde os anos 50 o Brasil entrou em uma onda de urbanização rápida. Portanto, o avanço vai ser lento. Precisamos criar padrões de comportamento coletivos de massa civilizatória.
"Tem pessoas que ocupam determinado status sociais, mas não sabe o que fazer com ele."
"Temos uma classe média violenta que só conhece o valor do dinheiro ou da força física. Se tem um salário razoável, um carro importado, o resto não existe".
Fico desolada com isto.
É possível detectar o que está acontecendo na nossa sociedade numa simples compra em uma loja qualquer ou num restaurante.
Para começar,os vendedores desconhecem os produtos que vendem , e não fazem questão nenhuma de saber e nem de agradar o comprador. O despreparo do vendedor e a falta de chefia torna o nosso comércio um emaranhado de amadores . Não se tem nem para quem reclamar.
Está ficando difícil consumir.
Vai se chegar num ponto que não adianta ter o dinheiro, não se vai querer comprar.
Que pena que para se chegar a civilidade , como na Europa, vai ser preciso dois mil anos.
Não vai ser para nós.!
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
As cadeiras do Bistrô
De quando em quando preciso repaginar meus recantos. Mudo uma coisa aqui outra acolá e me apaixono novamente. Na maioria das vezes são as mesmas coisas apenas circulando e trocando de lugar.
Desta vez foi necessário umas comprinhas , mas era para completar a idéia originária do bistrô. O projeto pedia duas mesas , uma maior para refeições e outra menor para fazer as vezes de cafeteria.
O detalhe diferencial e principal seriam as cadeiras da cafeteria e nada mais típico do que cadeiras vergadas. Justo aí as compras. Duas mesas e quatro cadeiras.
Agora meu Bistrô começou a se aproximar do projeto original.
Para brindar vou passar um café da maneira tradicional à la mamãe, com bule e saco de pano.
Para este café passado nada melhor do que o café do Instituto Agronômico do Paraná, que ganhei da minha querida amiga e colega Clarissa que trouxe , generosamente ,de Londrina para mim. Este café fica perfeito nesta modalidade.
Daqui mando um abraço para a Lúcia em Londrina.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Degustação é a garantia
A degustação é realmente a mais importante avaliação sobre a qualidade do café.É só ter critérios para a comparação e para a análise.
Os cafés comparados devem ser da mesma espécie, da mesma região e beneficiados da mesma forma.
No caso do espresso avalia-se inicialmente a cor e a consistência do creme que se forma na superfície. Em seguida vem o exame olfativo, que analisa a intensidade e as características aromáticas, inclusive eventuais defeitos.
No caso do espresso, as características específicas desse tipo de extração exige um produto correspondente, o grão deve ser dotado de uma acidez não excessiva, de um corpo acentuado e uma doçura combinada a uma delicada aromaticidade.
Os cafés comparados devem ser da mesma espécie, da mesma região e beneficiados da mesma forma.
No caso do espresso avalia-se inicialmente a cor e a consistência do creme que se forma na superfície. Em seguida vem o exame olfativo, que analisa a intensidade e as características aromáticas, inclusive eventuais defeitos.
A próxima fase é a gustativa, guando se detecta na lingua e no palato a doçura, a acidez, a adstringência ou o amargor . Após segue a fase para analisar os aromas exalados na cavidade oral. A fase de muita importância na análise é a da verificação do corpo,ou seja o quanto o gosto persiste na boca.
No caso do espresso, as características específicas desse tipo de extração exige um produto correspondente, o grão deve ser dotado de uma acidez não excessiva, de um corpo acentuado e uma doçura combinada a uma delicada aromaticidade.
E assim vamos descobrindo cafés maravilhosos, ou não, mas sempre será uma busca sensacional.
domingo, 16 de janeiro de 2011
Os melhores cafés
Não há um café que possa ser chamado de o melhor do mundo,seria o mesmo que o vinho.É puro paladar.
A variedade Arábica de boa procedência é a que é unânime entre os conhecedores de café.É a mais complexa em sua estrutura, e por isso, a mais suave. Custa mais caro porém é mais rica em aroma e sabor.
O controle oficial da origem do café para se obter a qualidade comprovada é um fator inportante, mas somente 12% do total do café comercializado é certificado.
O grau de torrefação é muito importante, o mais leve cheiro de queimado denuncia uma torrefação excessiva.
Os melhores cafés são os conhecidos pelas suas características e atributos, e derivam de fatores que são determinantes, tais como ; altitude da plantação, tipos de solos, vegetação natural, índice pluviométrico, definição do período das chuvas, temperatura mínima e máxima, incidência de ventos, forma de colheitas, preparo na lavagem ou despolpamento, técnica de secagem, tipo de beneficiamento e um aprimorado sistema de seleção eletrônica dos grãos.O café é beneficiado de diferentes maneiras, oferecendo a seus apreciadores infindáveis sabores e estilos. Podem existir variações quanto ao corpo, acidez, desde os cafés suaves até os encorpados, e dos ácidos até os que não tem acidez alguma.
Para a classificação geral, sabor, aroma e corpo são as três características básicas e fundamentais.
O aroma é formado por compostos que o grão exala e são extremamente voláteis e se perdem facilmente em contato com a luz e o ar. O aroma é essencial na avaliação da bebida e quanto menos aroma for perdido após a torrefação melhor será a qualidade da bebida .
O corpo está intimamente ligado à riqueza do sabor, sua densidade e concentração. O paladar apurado consegue esta medida através da sensação. O corpo pode variar de aguado e leve até suave, médio e encorpado. Pode ainda ser considerado melado, como no caso dos cafés da Indonésia.
A acidez não significa sabor amargo, é o que dá ao café sua propriedade refrescante que elimina outros sabores da boca, deixando permanecer o sabor do café.
É preciso também escolher uma boa xícara, que vai fazer diferença, acredite ou não.A xícara dá a medida exata para aquele determinado café tirado com aquela quantidade de agua.
Os livros me relatam que são mais de cem detalhes que fazem a diferença.
Bem,hoje é domingo, hora de tomar com muito vagar aquele gostoso cafézinho .
sábado, 15 de janeiro de 2011
10º Campeonato de Baristas
A 10ª Edição do campeonato ocorreu em Porto Alegre , de 11 a 13 de janeiro, no Shopping Praia de Belas.
A competição foi criada no Brasil em 2002 ,mas desde 2005 está a cargo da ACBB (Associação Brasileira de Café e Barista ) uma entidade independente.
A competição foi criada no Brasil em 2002 ,mas desde 2005 está a cargo da ACBB (Associação Brasileira de Café e Barista ) uma entidade independente.
O Campeonato Brasileiro de Barista segue os moldes do campeonato mundial, criado em 2000, e realizado em Montecarlo, na Itália.
O que faz com que um barista seja campeão é a paixão por café, unido à dedicação , treinamento e conhecimento do grão à xícara. Um barista só será campeão se tiver domínio da técnica do preparo de espressos e cappuccinos, e máquinas de moer o grão.
A competição consiste em testes triangulares com café. Três xícaras com café são preparados, sendo que duas delas são idênticas e a outra contém um outro café. O objetivo é que o competidor identifique o diferente. Na competição oito testes são preparados.
Os degustadores competem em duplas e ficam de frente para o público, atrás da mesa preparada. Todos os cafés tem torra média e mesma moagem. Geralmente são preparados em uma cafeteira com filtro e com temperatura de infusão entre 92 ºC e 96ºC, com duração de preparo de quatro e seis minutos. A água do preparo do café é mineral.
.
É muito interessante de se ver a competição, principalmente para os amantes do café.
Um dia ainda vou fazer um curso de barista.
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Café Civeta
O café Civeta ou o Kopi Luwak, considerado o mais caro e saboroso do mundo é proveniente da Indonésia.
O café é colhido das fezes do animal chamado civeta, de aparência parecida com uma doninha , animal mamífero carnívoro (seria o furão para nós).
O histórico é parecido com o nosso café Jacu (pássaro). O Civeta colhe minuciosamente os frutos mais doces e coloridos do café. Depois de engolí-los, os frutos permanecem no sistema digestivo do animal, onde bactérias específicas fermentam a polpa, unidas à ação de enzimas digestivas. Ao defecar, os grãos saem intactos, porém acrescidos de características inigualáveis.
Aí entra a mão do homem recolhendo das fezes os grãos de café. Segundo relatos o café tem aroma intenso, agradável e sabor que lembra chocolate.
É o café mais caro do mundo, hoje custa por volta de R$2000,00.
Confesso que não tomei ainda este café , mas o Jacu que custa R$400,00 o quilo, tenho em meu bistrô. É realmente gostoso, mas adquiri mais por curiosidade, e por que é brasileiro,não pagaria pelo Civeta.
Bem, vou preparar agora um Lucca do norte do Paraná, que é muito bom. De aroma que lembra cana de açúcar com toque de cacau, e de sabor com acidez moderada, médio corpo e cacau.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Dose recomendada
A dose de café recomendada pelo INCOR é de uma a duas xícaras diárias para gestantes, crianças ou pessoas com mais de 60 anos, e de três a quatro para as demais faixas etárias.
Ao tomar a bebida o corpo recebe minerais, potássio, magnésio, cálcio e ferro, importantes para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção dos dentes, ossos e sangue; além de aminoácidos , atuantes no fortalecimento da musculatura; açúcares, fontes de carboidrato; vitaminas B, essencial no metabolismo das células; e ácidos clorogênicos, que, entre outras vantagens, fazem as células responderem melhorà insulina.
Pesquisas mais recentes tem deixado claro que o café não é precursor de arritmias ou hipertensão e só eleva as taxas de quem já sofre desses casos e ingere doses muito elevadas.
Fonte: Incor
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Ritual da cordialidade
Quem não gosta de jogar conversa fora tomando um cafezinho?
Este momento é uma das coisas simples e boas da vida. O cafezinho fica o pano de fundo deste ritual que se forma a qualquer momento e em qualquer lugar.
Digo isto com convicção , pois ele e´servido tanto em momentos muitos tristes e ruins , como um velório, como em momentos muito bons e alegres . O café é como um tipo de flor que também tem este atributo.
O cafezinho pode ser um sinal de aproximação, um jeito de transformar o estranho em alguem mais íntimo. Quando a conversa está muito boa sempre há a possibilidade de uma segunda rodada de café.
O café é um parceiro ideal para leitura de jornais. Qualquer sala de espera de profissionais, sempre terá uma mesinha com garrafa térmica de café.
O café é bom mesmo guando estamos com pressa e o tomamos , em pé ,debruçados num balcão abarrotado de pessoas.
O café tem o dom de ser parte na celebração dos alegres, de apaziguar os ânimos dos descontentes , e de acompanhar o solitário.
O café tem o atributo de ser consumido da mesma maneira num clima frio ou quente.
Meu Deus! O café é consumido por muita gente mesmo guando é de má qualidade, com ou sem açúcar.
Que poder é este que o café exerce sobre as pessoas?
Pois é, este momento de cordialidade mundial é um elo que ninguém admite cortar e tem sido mais e mais ritualizado com o passar dos anos.
Há quem acrescente canela, chocolate, mel, e limão.
Há quem acrescente amizade, carinho e amor.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Projetos
É preciso sempre ter um projeto!
Qualquer sonho, por menor que seja, se houver disposição para realizá-lo, será um projeto.
Todo ano sempre tenho algo que vou em busca.É uma maneira que eu encontro para dar sentido às coisas. Estou muito envolvida com o tema "café". Desde este blog, até uma reforma na casa para adequar meu bistrô.
A leitura sobre o tema tem sido meu guia permanente, tendo já formado uma bibliografia considerável. O fato é que estou ampliando meus estudos, e já começando a entender a economia do país à partir do ciclo do café ou do "ouro verde".
Enquanto isso, vou buscando novos aromas e sabores nos cafés que tenho degustado.
Que maravilha um cafezinho!
domingo, 9 de janeiro de 2011
"Acordar o sol "
"Acordar o sol, antes do sol nascer",já dizia Sergio Napp em uma de suas poesias.
Para mim também sempre foi uma das coisas boas da vida acordar muito cedo, ainda escuro ,preparar um café espresso ,saber pela internet as notícias mais recentes, atualizar o blog, depois ler os jornais do dia e, a partir daí , curtir a manhã e o resto do dia com seus outros momentos e compromissos.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
A torra do grão do café
O processo de aquecimento é a responsável pelo desenvolvimento do aroma e do sabor do café.
É a partir da torrefação que são formados compostos determinantes das características da bebida.
Todos os defeitos no café cru surgem na torra. A classificação do café é feita à partir dos defeitos. Os grãos verdes e ardidos tornam-se amarelados. Os quebrados , as conchas e o mal granados, tornam-se escuros. Já os pretos aparecem carbonizados.
O grão verde é desprovido de aroma, possui sabor amargo e desagradável.
A temperatura e o tempo que o grão fica submetido na torra é que determinará o grau da torra.
O grau da torra também pode esconder adulterações dos grãos.
A cor muito escura pode sinalizar que foram torradas junto aos grãos de café, cascas, paus, terra e outras impurezas. Isto ,infelizmente ainda acontece no Brasil.
Uma torra muito escura produz uma bebida com pouco aroma e mais amargo.
Resumindo, além do tipo de grão e da temperatura, o tempo da torra também tem influências sobre a bebida. Dependendo do tempo de torra, o mesmo café pode ter características, como sabor e cremosidade, bastante diferentes.
Em relação à temperatura da torra, se for até 200ºC , a cor do grão será marrom clara, acidez pronunciada, aroma não tão intenso, e aspecto seco. Se for em torno de 220ºC, o tom do grão será achocolatado, acidez mais baixa, aroma mais intenso, baixa oleosidade e aspecto seco. Já se for acima de 220º C, terá uma cor marrom bem escuro, pouco aroma e amargor acentuado.
Graças a ABIC, com o Selo de Pureza, vem sendo feito um monitoramento, o que tem contribuído para a melhoria dos cafés no Brasil.
Mas falta muito ainda para que se tenha um café com qualidade incontestável, razão da busca , pelo consumidor, em adquirir cafés noutras bandas.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Enquanto isso...
Enquanto isso, o brasileiro com alta na sua renda busca café mais sofisticado, o que tem permitido um avanço do café gourmet, fazendo com que as multinacionais ocupem um espaço cada vez maior. É o que explica a quantidade de cafeterias e produtos ligados ao café sendo negociados no Brasil.
A tendência é o aumento das importações.
Para solucionar este problema, algumas indústrias brasileiras já abrem filiais em outros países.
É o caso do Café Bom Dia, que passou a industrializar café em Seatle (EUA). A empresa importa café em grãos do Brasil e de outros países e envia parte do produto torrado e moído para o mercado brasileiro.
Resumindo, o Brasil é o maior produtor mundial do grão, mas não torra e mói o grão. Este é o motivo que o Brasil exporta o grão, e depois importa o grão já torrado e ou moído de volta para o Brasil.
E assim as multinacionais vão lentamente chegando e , tudo nos leva a crer que ocuparão um espaço bem considerável, que é o que sempre acontece.
A história é a seguinte; guando estamos em outro país, em uma cafeteria, e alí no cardápio informa que o café é brasileiro, é só o grão, pois a tecnologia e a industrialização que abrange a seleção do grão, a torra e a moagem que são os fatores mais importantes no produto final ,são feitas fora do Brasil.Esta parte fundamental é que falta ao nosso Brasil. Por isso exportamos o grão e depois importamos o pó.
Vá se dormir com um barulho desses.
..
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
A que ponto chegamos!
O Brasil de maior produtor mundial de café, vira importador.
A Suiça compra os grãos do Brasil, industrializa -os e os vende ao Brasil com maior valor. A seguir vem o Reino Unido, ambos são da Nestlê, que importa parte dos grãos do Brasil e industrializa-os na Europa.
Os EUA, terra de Starbucks, também ganham espaço, colocaram 36 toneladas de café torrado e moído no Brasil até novembro de 2010, 129% mais do que em igual período de 2007.
Portugal e Líbano se juntam à lista de vendedores de café torrado para o Brasil.
Além de tudo isso, o café que estes países vendem no Brasil estão entre os mais caros. A Suiça vende o quilo por US$78, o Reino Unido vende por US$18, a Itália por US$15.
Agora, é difícil suportar que a China exporta para o Brasil o café torrado e moído. É o que passou a ocorrer no semestre passado.
A Suiça compra os grãos do Brasil, industrializa -os e os vende ao Brasil com maior valor. A seguir vem o Reino Unido, ambos são da Nestlê, que importa parte dos grãos do Brasil e industrializa-os na Europa.
Os EUA, terra de Starbucks, também ganham espaço, colocaram 36 toneladas de café torrado e moído no Brasil até novembro de 2010, 129% mais do que em igual período de 2007.
Portugal e Líbano se juntam à lista de vendedores de café torrado para o Brasil.
Além de tudo isso, o café que estes países vendem no Brasil estão entre os mais caros. A Suiça vende o quilo por US$78, o Reino Unido vende por US$18, a Itália por US$15.
Agora, é difícil suportar que a China exporta para o Brasil o café torrado e moído. É o que passou a ocorrer no semestre passado.
A que ponto chegamos!
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
Bistrô equipado
Novo ano, novos projetos, nova energia.
É necessário sempre estar pronto para mudanças, para que a energia possa circular.
Levo tão à sério isso, que volta e meia mudo as coisas de lugar para que flua os bons ventos. Assim os pensamentos velhos, se renovam e se transformam em novo, mesmo sem gastar nada, apenas com roupagem e ar de coisas modernas.
Agora,fora a sensação e o sentimento, muitas vezes é preciso algum equipamento novo para dar maior praticidade ao ambiente. No caso fiz duas aquisições muito importantes.
Comprei um aparelho que armazena à vácuo os alimentos.É sensacional para os meus pães.
A idéia é retardar e proteger o envelhecimento dos alimentos por um bom tempo.
Outra ótima aquisição foi um moedor de café da marca Cuisinart. O aparelho possui 6 opções por tipo de moagem.
Continuo apaixonada pelo Bistrô.
É necessário sempre estar pronto para mudanças, para que a energia possa circular.
Levo tão à sério isso, que volta e meia mudo as coisas de lugar para que flua os bons ventos. Assim os pensamentos velhos, se renovam e se transformam em novo, mesmo sem gastar nada, apenas com roupagem e ar de coisas modernas.
Agora,fora a sensação e o sentimento, muitas vezes é preciso algum equipamento novo para dar maior praticidade ao ambiente. No caso fiz duas aquisições muito importantes.
Comprei um aparelho que armazena à vácuo os alimentos.É sensacional para os meus pães.
A idéia é retardar e proteger o envelhecimento dos alimentos por um bom tempo.
Outra ótima aquisição foi um moedor de café da marca Cuisinart. O aparelho possui 6 opções por tipo de moagem.
Continuo apaixonada pelo Bistrô.
Assinar:
Postagens (Atom)