Conheci o Jairo lá por volta de 1984, e logo percebi que era muito talentoso na música.
Nos tornamos amigos e fizemos duas parcerias musicais , para mim, maravilhosas.Minhas letras eram simples e ele colocava alí , como um mágico, uma linda melodia, que nunca esqueci.
Ele fazia com que a poesia saltitasse de emoção. Assim foi com a letra "Riachuelo", referente ao nome da rua em Poa, rua essa que morava meu avô paterno. A casa ficava em frente ao Colégio Das Dores, e eu sempre ía assistir o ensaio da banda.
Naquela época , rondavam o Colégio, dois adolescentes que assustavam a gente, ( hoje seria uma piada) era o Zé da Ilha e o Jornaleiro.
Meu avô, como muitos naquela época pela segurança que tinha, colocava cadeiras na calçada para acompanhar nossas brincadeiras e conversar com vizinhos. Hoje seria surreal.
Movida por essas lembranças escrevi a letra rua " Riachuelo".
"Quando passo nessa rua sem figueira e flamboaiã
Busco sempre a mesma casa, de mel, amora e avelã.
Cada porta que se abre por fantasmas de cupins,
Surge sempre a mesma cara , da criança que havia em mim.
refrão: Vejo o Pinóchio, o Pateta, o Zé da Ilha, o Jornaleiro,
A Banda saíndo Das Dores, o meu avô com seu palheiro.
Na calçada uma cadeira de esperar um velho amigo
Na janela, a samambaia, debruçada e esquecida,
No céu uma pandorga, que agita o meu sonhar
no chão a bola que rola, o meu destino de andar.
Quando passo nessa rua o tempo me acena com ventos
E é tanta saudade, que o tempo nem se apressa
Só me chama para dentro. "
Só ouvindo para saber a música que o Jairo Leandro colocou nessa letra. Canto mentalmente, e sei que somente um compositor talentoso poderia transformar uma letra em poesia, e da poesia uma emoção. Nunca esqueci. Imagino que para ele a parceria foi uma brincadeira, mas para mim foi muito sério.
Pois é ,mas esta composição concorreu num festival e recebeu o 3º lugar. Gostaria muito de obter essa gravação, ou quem sabe, ouvir o próprio cantando.
Depois disso sei que foi para São Paulo tocar sua vida e carreira e fez muito sucesso gravando vários CDs. Torci muito por ele.Era um rico de um guri.
Que saudade, onde andas Jairo Leandro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário