Estou lendo o livro "Comer" -A alimentação de franceses, outros europeus e americanos, de Claude Fischler e Estelle Masson.
Trata-se de uma requintada pesquisa que busca identificar modos distintos de comer, reveladores de complexos modelos alimentares constituídos por formas de sociabilidade, princípios de dietética, representações da relação dos alimentos com a natureza, com a pureza, com a saúde e com o corpo.
A pesquisa considerou a opinião de mais de 7 mil pessoas, ao longo de vários anos. Uma verdadeira radiografia das "pessoas que comem" em seis países, de quatro idionas diferentes.
Os grupos pesquisados, Estados Unidos, França, Inglaterra, Suiça, Alemanha e Itália, trazem a tona questões sobre abundância, segurança e qualidade dos alimentos como também sobre os excessos e carências , o riscco de contaminações e, também sobre a alienação sobre o tema obesidade.
O livro também aborda a competência alimentar entre àqueles que relacionam o ato de comer à nutrição, intimidade, liberdade e responsabilidade individual. Esses, são os que buscam informações para fazer as escolhas corretas diante de tantas ofertas de alimentos.
E por aí vai a leitura , fácil e interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário