domingo, 26 de junho de 2011

Frio, um café e muitos mates!







Hoje está muito frio em Poa, mas com o sol brilhando. É um dia típico de inverno , desses que dá gosto sentir o sol aquecendo o corpo enquanto tomamos um café e muitos mates . Neste cenário podemos acrescentar os jornais do dia e depois um bom livro. Tem gente que curte comer laranjas , e outras adormecer sob o calor do sol. Caminhar sem compromissos, andar pelo prazer de andar, coisa boa! Outras fazem pães e presenteiam as pessoas que amam, é o meu caso neste domingo de frio.

sábado, 25 de junho de 2011

Ipad Cafés do Brasil

Depois de alguns dias de descanso,volto renovada para as rotinas diárias. Vejo com satisfação que finalmente a revista Espresso chegou às lojas de Porto, o RS deve ter sido o último estado a receber a revista depois de duas semanas de sua distribuição. Mas de qualquer sorte valeu a pena esperar, está recheada de matérias muito interessantes. Uma novidade está movimentando o mundo do café na internet, é o aplicativo para Ipad Cafés do Brasil, que oferece informações sobre os principais produtores e as características do café produzido em cada local, como acidez, doçura e sabor. O usuário também pode pesquisar sobre as diferentes técnicas de plantio, colheita e sistemas de beneficiamento. É o café brasileiro dominando o mundo. Outra matéria é sobre o TNT ( thursday Night Throwdown), campeonato de Latte Art , sempre na última quinta-feira do mês à noite que está se alastrando pelo país. Depois de São Paulo (Suplicy Cafés ) e Paraná (Lucca Cafés), agora também Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. Dá para acompanhar pelo site www.portalespresso.com.br. Outra notícia boa é que os melhores cafés brasileiros da safra de 2010 já estão à venda em (quase) todo o Brasil. O grande vencedor é o café Santo Grão,entre outros premiados se destacam;Três Serras, Café Cajubá, Excelsior e Lucca Cafés.Enquanto nada disso chegou aqui em Porto ainda, vou curtindo através de meus amigos no FB, as experiências com cafés, os campeonatos, as descobertas de cafés maravilhosos e os prêmios que vão conquistando. Bem que a Cristina, proprietária da cafeteria "O Armazém " de Londrina-PR, poderia colocar uma filial em Poa, que tal ?

terça-feira, 21 de junho de 2011

Ibrik



Ao longo da história é impressionante a quantidade de utensílios variados e diferentes que se preparava o café. Surprendente também as combinações de sabor que se fazem , quando se junta ao café e a agua algum outro ingrediente. As primeiras formas de fazer café, provavelmente se baseavam na fervura dos grãos. O café turco, ou método turco de fazer café , ao longo do tempo se modificou e em vez de se fazer este café turco com a utilização dos grãos, hoje se usa o pó de café. A maior dificuldade em se fazer este café é obter a mistura certa; agua ,pó de café, açúcar e ainda , cardamomo, aniz, e pau de canela. O tradicional recipiente de preparação, o Ibrik, é uma panelinha de cobre ou de latão, com um cabo comprido e gargalo estreito. As medidas dos ingredientes para a porção básica para 2 xícaras de cafés são: 2 colheres de pó de café, 2 c. de açúcar, 2 medidas de água ( a própria xícara que vai ser servido), juntar vagens de cardamomo, canela e aniz. Deixe ferver.Na terceira fervura está pronto o café turco, é servir e tomar. Muito bom.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Provadores de café















Sempre tive muita curiosidade em saber como se prova e se compara cafés, além do paladar de cada um. Nas minhas muitas leituras sobre o tema café encontrei algumas respostas. Primeiro se escolhe um café do nosso gosto e um outro qualquer para descobrirmos as diferenças. Existem quatro gostos básicos; o salgado, doce, ácido e amargo. Já a sensação , ligada a avaliação do café, aprecia o seu peso, amplitude e textura na boca. Sentindo um aroma bom, já é um indicativo de um bom sabor. A terminologia dos provadores de café é imensa, mas o que é essencialmente importante no café é corpo, aroma e sabor. Achocolatado, sabor que está presente em várias colheitas . Acidez, qualidade muito apreciada, denota qualidade e altitude, pode ser frutada, ou uma sensação de dormência na boca . Acre, sabor indesejável de fermentação excessiva. Adstringente, sensação característica frequentemente sentida após o gosto, indicando safra antiga ou café guardado por demasiado tempo.Amargo, não se confunde com acidez. Arredondado, agradavelmente suave. Aspero, sabor desagradável, agudo, iodado. Borracha, gosto que lembra pneus, muitas vezes detectado na espécie Robusta. Caça, lembra o queijo, mas sem ser azedo ou negativo. Caramelo, sabor agradável. Terroso, lembra a terra . Verde, pode indicar torrefação insuficiente. E por aí vai a lista. É preciso muito estudo para todo este reconhecimento e comparação.

Antes das minhas leituras parecia tudo tão fácil, não passava de um cafezinho bom ou ruim, mas era só um cafezinho! Provadores de cafés somos todos nós que diariamente tomamos os mais variados cafés, sem ao menos saber a procedência e a qualidade do produto! Hoje estou seletiva, cada vez mais persigo um café maravilhoso e perfeito!

domingo, 19 de junho de 2011

Fatto







Hoje, um domingo sem sol, um bom café sempre vai bem!


Já falei um dia desses sobre o café com aromas da Baggio Cafés. Hoje experimento da mesma empresa o Fatto Uno, café gourmet torrado e moído, 100% arábica e gostei imensamente. Uma produção reservada, da Fazenda Sta Terezinha, de Mogiana, São Paulo. Fico feliz também porque este café já se encontra nos mercados de POA. Como continuo sem a máquina do espresso, fiz um café coado e achei divino. Uma empresa séria que coloca na embalagem dados importantes como a data da validade e a espécie da planta do café, para mim já merece um registro positivo. Este café merece ser prestigiado !

sábado, 18 de junho de 2011

Meia- Noite em Paris








Os filmes de Woody Allen para mim, hoje, são imperdíveis. Digo hoje, porque já houve um tempo que não me agradavam, por isso desculpei mentalmente um cidadão que sentado na poltrona ao meu lado dormiu o tempo todo.JustificarÀ tarde fui no cine mark do Barra assistir ao filme " Meia -Noite em Paris ". O filme conta a história de Gil (Owen Wilson, que faz o papel se parecendo o Wood Allen), um roteirista do cinema americano que sonha em ser um grande escritor. Durante uma viajem de passeio à Paris, juntamente com a noiva, acaba se envolvendo pela fantástica Cidade Luz , e mergulha numa fantasia da Paris ano 1920. Nesse delírio se relaciona com seus grandes ídolos; Fitzgerald, Picasso, Dali, Gertrude Stein, Ernest Henning-Wey, Cole Porter, e Matisse. E por aí vai com mais surpresas. Um filme agradável, uma história bem contada num cenário fantático, a cidade de Paris . Fazem parte das cenas do filme algumas das cafeterias mais famosas do mundo.Este filme é um dos mais sonhadores do Woody Allen.Como é que àquele cidadão dormiu no cinema.. e eu , que um dia não gostei? Quem mudou ?

Café na cozinha da mãe



Com minha máquina de espresso no conserto, já estava sem o hábito de tomar um café passado com saquinho de pano à moda Miguela, minha querida mãe. Era tão maravilhoso o ritual do café na casa dela, que hoje com olhos buscadores de detalhes da memória , acho que já havia alí um Bistrô perfeito na sua expressão mais fiel. Ela sempre postada na cozinha, nos seus afazeres, mas sempre em posição de espera de alguém para servir, essa era a principal característica do seu grande coração bondoso. Naquela cozinha ela fazia verdadeiros manjares, pratos de sabores únicos, tanto que nunca mais pude comer camarões que não fossem os dela. A chaleira sempre posta no fogão aguardando ser aquecida a qualquer momento. Sobre a mesa xícaras e quitutes como; doce de batata doce, ou de abóbora em pedaços, ou ambrozia , ou arroz de leite. Nada disso eu sequer provava, não gostava de doces, no entanto já considerava o café que ela fazia, simplesmente divino. Ela intuitivamente já conhecia a temperatura ideal da àgua para não queimar o café. As xícaras ficavam em "banho- maria", sempre limpas e quentes. O pó do café , das poucas marcas que haviam no mercado, ela tinha lá suas preferências, ou o café Haiti, o Pacheco e depois o Mellitta. Não faz muito tempo que POA passou a conhecer outras marcas além dessas. Hoje, com certeza eu levaria para ela cafés muito bons que surgiram no mercado e que passei a apreciar pelos sabores e aromas. Levaria cafés Gourmet, Blends especiais, grãos 100 % Arábicas .Buscaria os melhores, todos no "Armazém Café " em Londrina, Paraná, porque lá encontro os cafés que eu mais gosto. Ela só não aceitaria ter uma máquina de espresso, ia preferir e continuar usando o bule e o saco de pano , e eu não me incomodaria em absoluto. Ela certamente com esses cafés maravilhosos , me serviria o melhor café . Café na cozinha da mãe há de ser sempre o melhor café! Café de mãe além da àgua e do pó , contém amor! Estou agora aqui , já sem ela, mas lembrando disso com saudade boa, enquanto preparo um especial café passado no meu bistrô. Hoje é sábado, e está chovendo!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Café com aromas








Nas cafeterias, o horário da manhã é sempre o mais movimentado. Não tenho dúvidas que o prazer de tomar café é mais evidente pelas manhãs . Depois de uma noite de sono, estômago vazio, recebemos o primeiro café como um elixir maravilhoso, e estamos prontos para os compromissos do dia. Esse sabor do primeiro café da manhã é simplesmente maravilhoso. Para mim, o café tem que ser tomado na sua essência pura, sem açúcar , adoçante ,ou qualquer outra substância que lhe mascare o verdadeiro gosto. Por isso, mas respeitando todos os paladares contrários, não me agrada café com sabores. No mercado já tem cafés com aromas de chocolate com menta, com limão, caramelo e outros. Para quem gosta, o café Baggio, de inegável qualidade, 100% arábica, com vários sabores artificiais , já está nas prateleiras dos mercados de nossa POA.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Arrumar a casa





Sempre que arrumamos a casa, de alguma maneira estamos organizando a vida da gente. Comecei a arrumar a estante dos CDS, e achei maravilhas alí esquecidas . Livros, CDS e DVDs são preciosidades que registram as épocas da história pessoal e do nosso tempo. Uns não dizem nada, nunca disseram, devemos desapegar e descartar. Existem alguns , no entanto, que sempre estiveram visíveis nas estantes, esses fazem parte diária das nossas vidas, vão embalando e sonorizando todos nossos momentos como pano de fundo de nosso cenário real. Esses estão incorporados e fazem parte de nós. São nossas testemunhas, e nos identificam e revelam a nossa personalidade musical e sentimental.

Enquanto arrumo as estantes estou ouvindo Frédéric Chopin , Ballada no. 1 , op.23, executada por Argerich, pianista fabulosa. Pelo jeito o fundo musical do dia de hoje será à la Chopin ! Quando se quer a vida pode ser musical.Nada melhor para acompanhar este momento de organização sonora do que um café especial que me foi presenteado pela minha amiga Lúcia ,da Fazenda Império-Cerrado- Brasil, Madame D'orvilliers!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Café com Nelson e Fernanda






Outro dia, e já estou ótima. As manhãs curam todas minhas feridas. Depois de vários contatos com pessoas ligadas ao ramo do café sobre a possibilidade de algum curso de barista, agora é só aguardar, não tenho o que fazer! Então enquanto aguardo o que surgir primeiro, vou aqui organizando meus desejos próximos. Estão chegando aqui no Theatro São Pedro, como presentes pelo seus 153 anos, Nelson Freire e Fernanda Montenegro. Fernanda estará no palco de 11 a 14 de agosto com "Viver sem Tempos Mortos", monólogo em que a atriz nos aproxima da ensaísta francesa Simone de Beauvoir, à partir da correspondência com o companheiro Jean-Paul Sartre. Já o queridíssimo pianista Nelson Freire estará no teatro dia 15 de agosto, tocando A Sinfonia nº7, op.92 e o Concerto para Piano nº4 , op. 58, ambas de Beethovenn. Então, este é o mês para ficar aguardando os queridos e grandes acontecimentos. Que fazer! Então, enquanto isso vou ficar treinando meus cafés, quem sabe de tanto tentar consigo um "perfeito".

terça-feira, 14 de junho de 2011

Plano B, ou café com sal





Novamente o curso de Barista que eu começaria hoje, foi cancelado. No primeiro faltou alunos, no segundo a professora barista ficou resfriada. O que impressiona é a falta de um plano B, ou seja de uma opção alternativa de quem se propõe a dar aulas. As pessoas interessadas no curso provavelmente se organizam, tiram férias, esquematizam tudo a volta visando conseguir fazer um curso com dedicação integral. A facilidade com que são desmarcados os cursos , não fazem jus ao estabelecimento que se propõe a ensinar . Se Porto Alegre tivesse opções de cursos oficiais sobrando, nem me daria o trabalho de comentar este cancelamento, ocorre que é difícil, Poa também não tem um Plano B. Tentei o SENAC, não tem previsão, nem consta no rol dos cursos. Bem, após reverter todo o esquema que havia montado para me dedicar ao curso, que não é barato, que fazer? Aguardar pacientemente outro curso na mesma empresa, já sem credibilidade para mim, partir para um Plano B ou tomar café com sal ? Amanhã resolvo, agora vou me refugiar no " Cravo e Canela" da Dona Sula, tomar um gostoso café que ela sabe fazer com carinho e também como receber as pessoas com sabedoria !

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Café , "amor à primeira vista"



O meu gosto pelo café começou admirando minha mãe na cozinha da casa passando café no bule azul de ágata com saquinho de pano. Já adulta fui me interessando pelo cultivo do café, pelas espécies de plantas, pela história, torrefação, moagem, produtores , enfim fui me apaixonando. Só tinha um senão fundamental, o café era considerado vilão para a saúde.Então minha paixão era mais platônica, literária, ,poética, mais "olho no olho". Após este período negro, com estudos científicos retirando o café deste elenco maléfico, pude me entregar ao café da forma que sempre desejei, de corpo e alma, "aroma e sabor". Primeiro criei este blog . Minha casa começou a sofrer transformações, a cozinha virou um Bistrô , com duas mesas, balcão, estantes de livros e revistas, máquinas de espresso e moagem, louças e utensílios inerentes ao preparo do café. Meu cenário estava perfeito, só faltava a parte prática, a tiragem do café, a latte art ( minha paixão).

Finalmente amanhã começo um curso de Barista de turno integral. Dia a dia vou contar aqui sobre o curso. Vou registrar minha façanha de aprendiz de Barista. Uau, acho que estou chegando lá! Não tenho dúvidas, á noite sonhamos , de dia aprendemos!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O café e o amor tem prazos de validade






Em matéria jornalística de Guilherme Genestreti, da Folha de São Paulo, há uma série de questionamentos sobre o tempo de duração de uma paixão . Para o senso comum, a prova de amor vem da "crise dos sete anos". Já um psicólogo evolucionista diria que o prazo de validade do amor gira em torno de quatro anos. Um levantamento feito em cerca de 10 mil residentes nos EUA pela Universidade de Wisconsin encontrou um tempo de três anos. Neste estudo amor e paixão foram considerados sinônimos. E por aí vai o estudo repleto de entrevistas sobre o tema. A conclusão é a seguinte; há um prazo de validade. Afinal, como tudo na vida tem um tempo de duração, não há o que lamentar, há o que transformar! Pois é , o café também tem o tempo dele. Muitas embalagens do produto, além de não informarem a espécie da planta (arábica ou robusta) ignoram a data de validade. Em média, depois de embalado, dura , mais ou menos, seis meses. O ideal seria adquirir o café em embalagens de 250 gr. As pessoas lentamente já estão ficando mais atentas à estas observações, já estão selecionando mais os produtos que estão consumindo porque temos que considerar , o café e o amor tem prazo de validade .

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Caderno e carteirinha




Preciso urgentemente começar a conhecer as cafeterias de Porto Alegre. Aos poucos estão sendo introduzidas algumas com perfis acolhedores, próprias para os amantes do café. Para mim, uma boa cafeteria precisa ter: uma excelente marca de café, um barista à altura do café servido, um ambiente pequeno, poucas mesas, bom gosto na decoração , climatizado, silencioso e com revistas e jornais do dia para ler. Neste ambiente tomamos dois cafés por visita! Depois, levamos os amigos. A partir daí, ficamos fregueses de caderno e carteirinha. Embora não tenhamos a história dos cafés de Paris, como os de Montmartre, que foi a pátria dos cafés dos célebres, onde se reuniam os artistas, poetas , escritores, filósofos e pintores, e trabalhavam alí mesmo nas mesas das cafeterias, como se fossem escritórios, ainda assim acho que podemos ter cafeterias com esta nostálgica intelectualidade parisiense. Quem gosta de café ama um ninho assim! Quem abre uma cafeteria já sabe que o lucro está em segundo lugar!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Alejandro de El Salvador






O Campeonato Internacional dos Baristas 2011, torneio sediado em Bogotá este ano, em final belíssima, entregou o troféu de vencedor a Alejandro Mendez, de El Salvador, um pequeno país de 7 milhões de habitantes, de clima tropical, único país da América Central que não é banhado pelo Mar das Caraíbas mas somente pela costa pacífica , com fronteiras a leste por Honduras e a oeste pela Guatemala. A população dos salvadorenhos divide suas atividades em 46% urbana e 54% rural. Na agricultura dedicam-se ao cultivo do café, cana de açúcar, milho, feijão e arroz.

Alejandro Mendez, vindo deste pequeno mas lindo país, vai a Bogotá para concorrer como representante oficial no campeonato mundial de baristas, juntamente com outros 55 países e a maioria deles grandes produtores de café, e vence o tão cobiçado título. Este WBC tem uma característica , a meu ver, é o único campeonato que todos saem vencedores, os baristas e o café ao qual se dedicam. Parabéns Alejandro! Parabéns a todos amantes do café!!

domingo, 5 de junho de 2011

Café passado com saco de pano



O dia amanheceu com muito frio, lindo com sol e sem vento. A temperatura beirava os 8 graus, mas valeu a caminhada à beira do Guaíba, às 9 horas da manhã. Vinha de uma noitada com amigas no sábado à noite, uma janta sob medida .Para completar, no telão "Astor Piazzolla in Portrait", e no intervalo , um café passado com saco de pano. Muito bom tudo isso! Tinha reservado, ainda sem uso, um bule e um saco de pano, para uma ocasião especial. Foi esta noite, aproveitei que minha máquina de expresso pifou. Valeu a falha, passei um café muito bom, " Café com Pecado". Tomamos duas rodadas de café. Coisa boa!

sábado, 4 de junho de 2011

Máquina profissional de café



O café é bom a qualquer hora, mas pela manhã bem cedo, é sensacional! Hoje está muito frio, e clima gelado estimula bebidas quentes. Hoje sou obrigada a passar um café , ou com êmbolo, ou com filtro, haja vista que a máquina de expresso estragou. Por sinal, como são fraquinhas estas máquinas caseiras. Agora me decidi, vou adquirir uma máquina profissional, dessas de cafeteria, que fazem mais de mil cafés por dia, e estão lá firmes. Assim já vou me preparando para os cursos de barista que pretendo fazer. Farei o que tiver em POA, e depois rumarei para Londrina , no "Armazém" da Cris , e depois um outro em São Paulo, no Octavio Café. Assim acho que estarei em boas mãos para aprender como me tornar um barista. O meu sonho nesta área é o Latte Art. Aí unirei café e arte, este é meu desafio no momento!



No Portal da Revista Espresso , em texto de Mariana Proença, diretamente de Bogotá, Colômbia, em uma sinopse do que está acontecendo no Campeonato Mundial de Baristas , aposta , entre os 10 classificados finais, no brasileiro Felipe Oliveira. Vamos torcer por isto!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A prova dos três cafés

Enquanto o Campeonato Internacional de Baristas WBC , segundo dia, está acontecendo em Bogotá, outros certames vão acontecendo mundo afora em cada país durante todo ano.

Além dos Campeonatos de Baristas e o Campeonato de Latte Art (desenhos no leite) , outros concursos vem merecendo atenção: o Coffee in Good Spirits (drinques que levam bebidas alcoólicas), o Cup Tasters Competion, (campeonato de provadores) e o Campeonato de Ibriq.

O Cup Tasters, consiste em testes triangulares com café. Três xícaras com café são preparadas, duas idênticas e uma diferente, a prova consiste em identificar a diferente. A competição é para testar a habilidade do degustador em separar os cafés. Os degustadores competem em duplas e ficam de frente para a platéia, de costas para a mesa preparada. Os cafés tem a mesma torra média e mesma moagem. Geralmente o café é preparado em cafeteira com filtro. A duração da prova leva de 4 a 6 minutos. O treino do barista, a dedicação, a paixão, a determinação , é que vão fazer dele um profissional bem sucedido, e muitas vezes , um campeão!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

World Barista Championship

O campeonato surgiu na Itália, em Montecarlo, por um grupo de apaixonados por café . A idéia do certame foi para valorizar a profissão de barista através do mundo. Desde 2000, todo ano ocorre o campeonato , que pertence e é organizado pela SCAA (Speciality Coffe Association of America) e pela SCAE (Speciality Coffe association of Europe).Este ano o campeonato vai contar com a presença de 54 países representados por seus melhores baristas tendo como anfitrião Bogotá. Vencer um concurso mundial faz com que o barista tenha reconhecimento internacional. Cada concorrente tem 15 minutos de apresentação, divididos entre o preparo de 4 espressos(dose única), 4 cappuccinos e 4 bebidas de assinatura à base de café. Os baristas são avaliados por seis juízes, dois técnicos e quatro sensoriais. Os técnicos avaliam a habilidade, a capacidade e a consistência de cada candidato, conhecimento e uso dos equipamentos e utensílios. Já os sensoriais avaliam quesitos como aspecto visual, sabor e temperatura das bebidas apresentadas.Um juiz presidente acompanha todo o campeonato.A avaliação é feita por duas escalas de avaliação.O espresso que chegará à frente de cada juiz deverá ser avaliado em 4 aspectos; cor, consistência e persistência da crema, sabor e balanço tátil. Visualmente a crema deverá ter cor de avelã ou marrom escura com reflexos avermelhados. Colorações esbranquiçadas ou pretas são inaceitáveis. Os baristas concorrentes que neste certame representam seus países, individualmente são profissionais que trabalham em empresas de café com larga experiência e estudiosos no ramo. Que vença o melhor, é esta a proposta do WBC, e todos sairão vitoriosos! Um bom café a todos!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

TNT




Em diversos lugares do mundo, sempre às quintas -feiras à noite, a última do mês, acontece uma competição entre os baristas , uma espécie de jogo, que se chama pela sigla TNT, Thursday Night Throwdown . Fazem apostas simbólicas e o prêmio é o resultado da arrecadação . Oficialmente trata-se de um campeonato que já tem grande aceitação entre os baristas, o Latte Art , que consiste em derramar leite sobre o café e formar desenhos. O certame é realizado sempre em duplas e os jurados decidem qual o melhor desenho. Os motivos variam entre rosettas, corações, ursos, e o que a criatividade permitir. Os jurados se atém ao arco que se forma em volta da xícara, ao brilho, ao contraste entre o café e o leite e óbviamente ao desenho realizado. As regras do Campeonato de Latte Art são as mesmas dos outros certames. As ferramentas desta competição são dois Espressos- Macchiatos , idênticos , usando leite e café , e uma máquina de espresso e leiteiras , podendo usar um ingrediente de decoração para a superfície da bebida. Adoro café , e adoro esses baristas!! Amanhã é o grande dia !WBC!!