terça-feira, 10 de maio de 2011

"Desassossego"



Ganhei de uma querida amiga, a Sílvia, o livro do ano!

Que presente! Fez com que eu me esquecesse até de atualizar minha página no Facebook, onde estava conhecendo pessoas, que poderiam ," assim assim", até se transformarem, óbvio que algumas, em amigos. Acho que vou pedir aos meus amigos que voltem aos velhos hábitos, e se quiserem falar comigo, telefonem! Ah, vou adorar!!

O livro me afastou até das publicações que faria ,no FB , das fotos do evento que participei recentemente.É Acho mesmo que já estou me despedindo daquela ferramenta.






O livro do ano, já vou considerá-lo assim porque tenho dúvidas se lerei outro livro tão fascinante como este nos próximos meses. Adoro Fernando Pessoa (1888-1935), bem como todos seus Eus. Já tenho comigo todos seus livros , bem como tudo que diz respeito a êle. Quando um assunto me interessa, tenho por hábito reunir todo o tipo de informação , assim consigo formar uma opinião mais completa e fico mais próxima da verdade e do artista.







Lançado recentemente (2011) o livro "Fernando Pessoa uma quase biografia" escrito por José Paulo Cavalcanti Filho, trata dos amores, ofícios, a arte de fingir, seus 127 heterônimos, o gênio e a liturgia do fracasso. Uma obra fantástica que põe à nu o mais fantástico dos escritores que passaram por este nosso mundo.






O autor José Paulo Cavalcanti reconstitui todos os ambiente em que Pessoa viveu, indo ao local por onde Pessoa passou, buscando prédios e ruas , onde nasceu, e onde morreu. Traduz, o autor;"Repetindo-se a prática em todas as passagens de sua trajetória. Este livro, pois, não é o que Pessoa disse, ao tempo em que o disse; é o que quero dizer, por palavras dele".






Procurou seus rastros por muitos anos, teve acesso à cartas, escritos, e tudo que de uma forma ou outra o levou à Fernando pessoa. Enfim, uma busca apaixonada desde 1966, onde refaz a trajetória de todos os passos, e nos presenteia com uma obra de arte inigualável .





Este é um dos livros para quase se ler de joelhos e depois guardá-lo como jóia.

Gracias Silvia, realmente tu conheces meu gosto literário!!





Uma obra de 734 páginas, editada pela Editora Record , em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário