terça-feira, 31 de maio de 2011

O Barista Internacional





No dia 24 passado se comemorou o Dia Nacional do Café juntamente com o Dia do Barista. Passaram, pode-se dizer, quase desapercebidas estas comemorações. Pena, num país em que a economia deve muito ao setor cafeeiro, é como esquecer o criador e a criatura. Deveriam ser mais festejados, afinal não vivemos plenamente sem os dois. O Barista é o profissional especializado em cafés de alta qualidade, cujo único objetivo é alcançar a " xícara perfeita". Deve ser profundo conhecedor de todas as fases de vida do café, desde o seu cultivo, processamento, beneficiamento do grão, torra e moagem, além da extração da bebida em máquina ou por outros processos. O Barista é um profissional qualificado , artista e apaixonado por café ! Não é pouca coisa! Esta semana estará acontecendo em Bogotá, o Campeonato Internacional de Baristas, onde nosso brasileiro Felipe Lukasievicz, do Lucca Cafés Especiais, do Paraná, estará representando o Brasil. Para quem ama café equivale a uma copa do mundo. Estaremos torcendo pelo Felipe, pelo Barista, pelo Café, e pelo Brasil! Que venha o troféu! Parabéns , de igual sorte, a todos os baristas concorrentes que disputam o título em Bogotá!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Café e livros




A bibliografia do café conta a história do Brasil.






Tenho para mim que ,considerando a importância do café na economia do país, a literatura à respeito é precária . No entanto, livros que devemos ler e servir de consulta nas pesquisas de curiosos como eu, depois de muito procurar destaco alguns que tenho como importantes; 1-"O problema do café no Brasil",autoria de Antônio Delfim Neto, 2- "Café- Um grão de História", textos de Sergio Túlio Caldas, 3-"Manual Enciclopédico do Café", Mary Banks, 4-" A História do Café" de Ana Luiza Martins, 5- "A História do Café no Brasil e no Mundo", de José Teixeira de Oliveira. 6- " O Café- Ambientes e Diversidade" de Fulvio Eccardi,.7- " O Vale do Paraíba e a Arquitetura do Café" de Augusto Telles. Também sugiro para enriquecer a leitura , " Café & Saúde Humana" editado pela Embrapa, "São Paulo, Memória e Sabor" de Rosa Belluzo, "Dicionário Gastronômico Café" de Giuliana Bastos, " Eu Amo Café" de Susan Zimmer, " Café- um guia do apreciador" de Francisco Alberto Pino e Celso Luis Rodrigues Vegro, " 101 Razões para tomar Café" de Dr. Darcy Roberto Lima. Também encontramos muitos artigos e pesquisas sobre café na área da economia e da medicina. Com estes livros já se pode iniciar um estudo mais aprimorado ,são livros para se ter e consultá-los a toda hora. Vá às livrarias , mas vá naquelas que tem cafeteria, assim, enquanto consultas os livros degustas algum café saboroso, ou inesquecível.É muito bom este mundo do café!!

domingo, 29 de maio de 2011

Ernesto Illy, ou IllyCaffé








O Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior consumidor, no consumo só perde para os EEUU. Desconheço uma pessoa que não tome café ou que já não tenha tomado alguma vez. O hábito de tomar café faz parte do cotidiano dos indivíduos e várias vezes ao longo do dia. Portanto, não há o que se questionar sobre o consumo, podemos sim discutir a qualidade do café que tomam, mas isto é outra questão. O café consegue uma façanha, bom ou ruim é consumido sempre sem contestação, do mais pobre ao mais rico. A história do café é a história do Brasil. A economia do Brasil é marcada e moldada pelo café. Inclusive, foi motivo de uma revolução política no Brasil: a de 1930. Mas foi na Itália, em Trieste, através de Ernesto Illy, dono da torrefadora IllyCafé, que comercializou o único blend de café espresso sob uma única marca, líder em qualidade presente em mais de 140 países, que surgiu a idéia de capacitar pessoas . Fundou a Università del Caffè em Trieste. A Universidade veio com o objetivo de espalhar a cultura do café, um centro com 14 unidades que oferece treinamento prático e teórico para produtores, baristas e entusiastas. Oferece também mestrado de Economia e Ciência do Café, curso ambicionado pelos estudiosos e amantes do café no mundo inteiro. Em 2006, a Universidade do Café Brasil, foi incluída na rede internacional que a Illycaffè estruturou em 16 países. No Brasil foi o resultado de uma parceria em 2000 entre a Illycaffe e o Programa de Estudos dos negócios do Sistema Agroindustrial (PENSI), da Fundação Instituto de Administração (FIA), ligado à Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo(FEA-USP). A mais atual a integrar a rede é o Chile. Hoje pela importância, existe a Fundação Ernesto Illy.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aprendiz de Barista




Minha paixão por café faz com que eu a cada dia tente ser melhor no seu preparo . Solitariamente vou testando, tentando e degustando.


Os livros especializados ajudam a tirar as dúvidas e ensinam a tirar uma boa bebida. Até a observação em cafeterias eu utilizo para saber como fazer ou não fazer( as vezes o café é muito ruim). Além do mais, fora a origem do grão e a torra, é preciso um ingrediente fundamental que é o amor pela tiragem do café.


Agora resolvi, já estou com minha vaga reservada, vou fazer um curso de Barista Básico. Trata-se de aula prática, com pequeno conteúdo teórico. Para começar acho que está bom, talvez um dia eu me entusiasme e vá a São Paulo ou Londrina e faça um curso completo para valer. Enquanto isto não acontece vou me contentando em continuar tentando...ser melhor.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia Nacional do Café




O Brasil pode comemorar o Dia Nacional do Café.


A demanda brasileira e a escassez no planeta do grão do café continua destacando o Brasil como o maior produtor mundial e o segundo em consumo.


O Brasil teve neste biênio do café um aumento de 51%, arrecadando 6,8 bilhões de dólares. Os preços dobraram e a nova safra já está indicando que será favorável.


Para nós , os mortais, que só apreciamos o café e não sabemos viver sem ele, só desejamos que a qualidade seja cada vez mais observada. Hoje também se comemora o Dia do Barista.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Receber!



Sempre que vou receber em minha casa para um jantar, escolho cardápios que me envolvam durante alguns dias. É a forma que encontro para já ir entrando num clima de festa e bem estar. Com este tempo vou projetando tudo que preciso, desde o ambiente que quero , flores, velas, toalhas, tema da música de fundo, louças , talheres e copos.

Faz parte do bom receber, esperar os convidados num ambiente agradável, harmonioso e bonito. A iluminação é muito importante, a luz amarela e indireta é perfeita. Deixa as pessoas coloridas e saudáveis, disfarçando qualquer imperfeição. Todos ficam bonitos e charmosos. A escolha das pessoas convidadas, mesmo que tenham, em seu dia-a-dia, interesses diferentes, um bom ambiente harmoniza o grupo todo. E de repente, são todos amigos! Este é o grande prazer de quem recebe.

Como entradas um mix de salada verde e panqueca de espinafre com limão. O prato principal escolhido é "Bacalhau ao forno", divino. Para sobremesa escolhi da chocolateria Cuore di Cacau , de Curitiba, Paraná ,especiarías de limão siciliano, rosas e maracujá. O café paulista Suplicy, maravilhoso, arremata o jantar de maneira inesquecível. Depois, música e conversa fora até cansar. Adoro receber amigos!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Estância Santa Rita


Não sou especialista em café, sou apenas uma apaixonada consumidora que dedica um pouco do tempo lendo, pesquisando e bisbilhotando tudo sobre a matéria. Por tudo isso, já adquiri um gosto apurado (que pretensão), tendo em vista a quantidade de marcas de café que tenho degustado e comparado.
No dia-a-dia, fora de casa, estou muito exigente com a qualidade do café, só provo se for de boa qualidade e origem comprovada (com nome, espécie e endereço), respeito minha cota diária que não passa de cinco.
Minha última aquisição, vinda do "O Armazém", loja da Cristina, fantástica cafeteria em Londrina, um café da Estância Santa Rita, situada no município de Nova Fátima, norte pioneiro do Paraná. Já simpatizei com o café quando soube que ali se respeita o meio ambiente, possuindo matas exuberantes e nascentes preservadas. O café especial de edição limitada, possui um aroma adocicado que varia do mel ao caramelo, tendo também um sabor adocicado, caramelizado, corpo acentuado e acidez moderada. É obvio que sempre haverá um gosto pessoal que faz escolhas mais minuciosas. Este café, para mim, está no ponto!
Muito bom! Já está anotado na minha agenda do café. Achei interessante falar sobre este café no mês de maio, aproveitando as celebrações de Santa Rita de Cássia. Também gostei do nome!

domingo, 22 de maio de 2011

Paixão & Determinação






Sempre admirei pessoas que sabem realmente o que querem fazer e ser nesta vida. Pessoas que se propõem a um determinado objetivo e, com determinação e disciplina fazem acontecer. Um exemplo, é o pianista Nelson Freire, que desde os quatro anos de idade já encantava o Brasil como um menino prodígio, hoje conhecido como um dos maiores pianistas do mundo ainda é apaixonado pelo que faz.



Existem milhares de pessoas assim, poderia elencar várias, e todas mereceriam admiração . Mas, também merecem respeito e admiração pessoas que ao longo da vida, já com estudos e trabalhos direcionados e estabelecidos em determinada área, mudam , e recomeçam tudo desde o início em outra direção, desta vez a do sonho que teve que esperar.



O segredo é a determinação, a paciência, perseverança, disciplina, e sobretudo, a paixão.



Parabéns aos dois, que com abnegação, renúncias , privações e despreendimentos , foram em busca dos seus sonhos!


Enquanto tomava um café Suplicy, maravilhoso, fiquei pensando nisso! Sei lá , hoje é domingo e vou almoçar com a Paula que era dentista e agora é advogada!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Às vezes...




Às vezes só Fernando Pessoa me detém e me explica...



"Tenho tanto sentimento
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento
Que não senti afinal.
Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.
Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar."

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A magia do café







Para fazer um bom café não basta a água e o pó, é preciso muito mais. Tenho para mim que até aquele cafezinho de uma marca só que minha avó fazia tinha um sabor especial, tanto que nunca me esqueci. Eram tardes regadas a café, empadinhas de queijo e piano. Já na casa de minha mãe o café era compartilhado com colheradas de arroz doce ainda quente. Tudo isso era maravilhoso. O café estava sempre presente, era o elo de nossos encontros inesquecíveis. Hoje busco um lugar com aquele encanto que, de maneira mágica através do café, representa sempre afeto e bem estar.
Já existem cafés de primeira qualidade premiados, como os que são vendidos no "Armazém", cafeteria maravilhosa estabelecida em Londrina no Paraná. Lá, a proprietária Cristina conseguiu também o encanto do encontro, a magia do sabor que tanto busco aqui: o ritual do café como o do vinho! Para os amantes de café como eu, Londrina está de parabéns, já encontrou o seu lugar!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Boa manhã!














Quando acordo pela manhã bem cedinho, todos os sonhos são possíveis!


Desde tocar no piano um Noturno de Chopin, fazer um pão sem sal, açúcar e gordura, e ficar maravilhoso, até fazer um poema que fale de amor,ou fazer 250 abdominais na academia , ou ainda cantar o Desafinado, sem desafinar.


Sou grata a vida por me dar tanta disposição pelas manhãs, por isso me acordo cedíssimo , para aproveitar tudo que puder delas! Quando acordo a lua ainda está brilhando, como foi o dia de hoje, que não resisti e tirei uma foto! São tantas as possibilidades nas minhas manhãs, que preciso agendá-las para apreciar melhor todas elas. Um bom dia! Boa manhã!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Cafeterias dos sonhos





Esta fotografia ao lado, é de uma das maravilhosas cafeterias de Paris.





Está faltando em POA cafeterias como aquelas de Paris e Buenos Aires! Nestas duas capitais as cafeterias estão por toda a cidade. Que maravilha! Elas tem aquele encanto aconchegante, onde o cliente vai ficando, tomando mais de um café, lendo o jornal ou um livro,e não querendo mais sair. De fundo uma suave melodia, só para acalmar, sem dominar o ambiente. O garçon só se aproxima se for chamado. Enfim , um lugar onde ninguem te atrapalha nem tem pressa com sua saída.



Não existe aqui este lugar! Um lugar para receber amigos, ou mesmo para ficar à sós. Hoje as mais seguras estão dentro dos Shoppings, onde impera o barulho e a pressa.Os baristas não são treinados adequadamente , muitas vezes nem sabem a procedência do café que estão servindo. Acho que está na hora de dar uma "chegada " em BA, que é mais perto. Estou saudosa de um lugar assim! Quando fico assim, me dá uma vontade danada de abrir a cafeteria dos sonhos, inclusive com venda de variadas marcas de café em grão. Quem sabe um dia meu sonho se torna realidade e eu paro de me queixar!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Hino







Autor: Nélson Siva












"Glória do desporto nacional,





Oh! Internacional, que eu vivo a exaltar,



Levas a plagas distantes, feitos relevantes,



Vives a brilhar!



Correm os anos, surge o amanhã



Radioso de luz, varonil,



Segue a tua senha de vitórias,



Colorado das glórias,



Orgulho do Brasil.



E teu passado alvi-rubro



motivo de festa em nossos corações,



O teu passado diz tudo



Trazendo à torcida alegres emoções.



Colorado de ases celeiro



Teus astros cintilam num céu sempre azul,



Vibra o Brasil inteiro



Com o clube do povo do Rio Grande do Sul"

domingo, 15 de maio de 2011

Coloradooooooooooo!!!!!



Desafios





Sou movida a desafios!






Embora tenha uma vida reservada e rotineira, tenho horror a mesmice. Parece uma contradição , mas não é! Os desafios me fazem crescer e descobrir novas possibilidades e capacidades. Isto vale para a pintura, música, leituras e trabalho.



No momento fui desafiada, por uma amiga, a tirar no piano alguns Noturnos de Chopin. O desafio neste caso é que meu conhecimento musical é pequeno. Embora tenha aprendido a ler música, sempre tive inclinação e facilidade a tocar pelo som, ou como se diz " de ouvido".






Tive na infância uma avó pianista, que me embalou muito ao som do seu maravilhoso piano alemão, me ensinou a ler música, mas que também sempre teve muita paciência e respeito pelo meu abençoado "ouvido". Neste desafio, em se tratando de Chopin, não posso me valer da improvisação, é preciso perfeição, tenho que ler partituras. É grande o desafio, mas eu adoro desafios! Vamos á luta!

Me aguarde querida amiga Cibele!




sábado, 14 de maio de 2011

" O café"





Depois de passar dois dias sem poder entrar no blog,(contra minha vontade) decorrência de problemas na rede da zona sul, retorno .





Recebi de Londrina,Paraná, via uma amiga , do "Armazém", loja especializada em cafés, um pacote repleto de marcas novas e de comprovada qualidade. A Cris, proprietária da loja, ela própria escolhe os cafés, confio no paladar dela . Ela é a especialista, sou apenas uma principiante consumidora que adora café. Acompanho sempre todas as novidades pela revista trimestral , intitulada "Espresso"".



Já vinha com saudades do Jacu, do espírito Santo, que de embalagem nova, em lata, continua o mesmo, maravilhoso! Recebi o Suplicy , paulista, este eu vinha namorando há um bom tempo. Veio o "Estância Santa Rita", Paraná, edição limitada, café de aroma e sabor adocicado que varia do mel ao caramelo, corpo acentuado e acidez moderada, Atributos estes que encantam quem aprecia café! O Terroir de Bragança, 100% arábica, gourmet, maravilhoso. Para saborear com quem se ama, de tão especial, café com Aromas gourmet, de São Paulo , é a pedida. Sabor sutil com amêndoas torradas. Tudo de bom.



Tenho tantas variedades de cafés, e todos de excelente qualidade, que é difícil para mim tomar um café em qualquer cafeteria. Mas há te ter alguma muito especial aguardando por mim, preciso descobrí-la urgentemente!!







quarta-feira, 11 de maio de 2011

Reminiscências





Passei boa parte da vida desenhando. Era uma criança que brincava sempre acompanhada de um bloco e lápis. Retratava ,do jeito que conseguia, tudo à volta. Com 8 anos , meu pai me presenteou com um pequeno cavalete onde se colocava um grande bloco de papel jornal que eu rabiscava com barrinhas de carvão . Entre outros , lembro de ter desenhado meu primeiro cachorrinho de nome "Piloto", era um perdigueiro pintado de preto e branco. Também tivemos um cavalinho , que desenhei, que se chamava "Tom", esse era do meu irmão.




O desenho sempre conviveu comigo paralelamente a tudo e todos. Era um lado meu, que por muito tempo não pode se incorporar e ter existência própria. Era considerado pelos outros como um brinquedo, mas não para mim. Era um refúgio e também um modo de comunicação. Desenhava como quem tira uma foto para registro do momento .Hoje sei disso!




Meu desenho sempre foi e é figurativo, mas a busca sempre foi a alma, os sentimentos,e a expressão. O mesmo que busco nas pessoas. E só, a beleza é essa!





Os desenhos sempre foram meu cotidiano .




Hoje, passei a colorí-los, mas é simples assim! É só isto!



Ainda Fernando Pessoa; "Na arte não há desilusão porque a ilusão foi admitida desde o princípio"














terça-feira, 10 de maio de 2011

"Desassossego"



Ganhei de uma querida amiga, a Sílvia, o livro do ano!

Que presente! Fez com que eu me esquecesse até de atualizar minha página no Facebook, onde estava conhecendo pessoas, que poderiam ," assim assim", até se transformarem, óbvio que algumas, em amigos. Acho que vou pedir aos meus amigos que voltem aos velhos hábitos, e se quiserem falar comigo, telefonem! Ah, vou adorar!!

O livro me afastou até das publicações que faria ,no FB , das fotos do evento que participei recentemente.É Acho mesmo que já estou me despedindo daquela ferramenta.






O livro do ano, já vou considerá-lo assim porque tenho dúvidas se lerei outro livro tão fascinante como este nos próximos meses. Adoro Fernando Pessoa (1888-1935), bem como todos seus Eus. Já tenho comigo todos seus livros , bem como tudo que diz respeito a êle. Quando um assunto me interessa, tenho por hábito reunir todo o tipo de informação , assim consigo formar uma opinião mais completa e fico mais próxima da verdade e do artista.







Lançado recentemente (2011) o livro "Fernando Pessoa uma quase biografia" escrito por José Paulo Cavalcanti Filho, trata dos amores, ofícios, a arte de fingir, seus 127 heterônimos, o gênio e a liturgia do fracasso. Uma obra fantástica que põe à nu o mais fantástico dos escritores que passaram por este nosso mundo.






O autor José Paulo Cavalcanti reconstitui todos os ambiente em que Pessoa viveu, indo ao local por onde Pessoa passou, buscando prédios e ruas , onde nasceu, e onde morreu. Traduz, o autor;"Repetindo-se a prática em todas as passagens de sua trajetória. Este livro, pois, não é o que Pessoa disse, ao tempo em que o disse; é o que quero dizer, por palavras dele".






Procurou seus rastros por muitos anos, teve acesso à cartas, escritos, e tudo que de uma forma ou outra o levou à Fernando pessoa. Enfim, uma busca apaixonada desde 1966, onde refaz a trajetória de todos os passos, e nos presenteia com uma obra de arte inigualável .





Este é um dos livros para quase se ler de joelhos e depois guardá-lo como jóia.

Gracias Silvia, realmente tu conheces meu gosto literário!!





Uma obra de 734 páginas, editada pela Editora Record , em 2011.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bom dia , meu dia!


São 5:30 horas, e já estou ouvindo Rod Stewart. Preciso para raciocinar ,ou para escrever , ou para simplesmente sonhar, um pano musical de fundo. Vou variando conforme o estado de espírito. É uma maneira de organizar o dia que vem pela frente. É uma espécie de revisão da agenda do dia.

Preparo um café moído na hora com o esmero de um barista experiente, sem ser. O cenário está pronto !


Só escrevo o que estou vivenciando ou sentindo no momento. Sou movida a emoções. Me esforço para fazer vibrar tudo que toco ou penso. Preciso dessa energia, para mim é vital. Ouvir e estremecer ao som de "My foolish heart", é como respirar pela primeira vez!


Pronto o café! Enquanto bebo lentamente com o mesmo gosto e ritual de quem saboreia um champanhe, saúdo o meu dia. Amo as manhãs, surpreendo sempre a claridade já estando a sua espera. Dou bom dia, ao dia!


Quem chegar agora, sempre será bem vindo!



domingo, 8 de maio de 2011

Registro


Adoro música, bem como as cores e as palavras escritas. São três amores que movem a minha vida, não sei viver sem elas.
Sempre tenho por hábito, tal essa minha paixão, enquadrar as pessoas ( somente as encantadoras ) em meus domínios musicais, depois dou-lhes uma cor, e lhes perpetuo com palavras escritas. Assim deixo o registro no meu coração. Essas eu não quero me esquecer, não acontecem todo dia, daí o registro.
Esse encantamento, ao qual me deixo ser submetida , é que me inspira, me dá uma vida extra, como uma respiração paralela. É o que move a alma ser criativa e bondosa. É o que determina os sonhos parecerem realidade, e vou lhes dando volume, cor e conceitos. E nesse caminhar luminoso me sinto e me sei acompanhada. Não preciso de consentimento. Daí a razão do registro.
A cor é vermelha. A música é "Fly me to the moon". E o texto escrito é "Fernando Pessoa".
Quanto mais avançamos na vida, mais nos convencemos de duas verdades que todavia se contradizem. A primeira é de que, perante a realidade da vida, soam pálidas todas as ficções da literatura e da arte. Dão, é certo, um prazer mais nobre que os da vida; porém são como sonhos, em que sentimos sentimentos que na vida se não sentem, e se conjugam formas que na vida se não encontram... A segunda é de que, sendo desejos de toda alma nobre o percorrer a vida por inteiro, ter experiência de todas as coisas, de todos os lugares e de todos os sentimentos vividos, e sendo isto impossível, a vida só subjetivamente pode ser vivida por inteiro, só negada pode ser vivida na sua substância total....Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá...Feliz..esse que abdica de tudo..nada pode ser tirado ou diminuido."
Aqui fica o Registro.
Para comemorar tomarei um café muito especial!!

sábado, 7 de maio de 2011

Empatia













Devemos sempre ficar atentos, as vezes, de onde nem se imagina, é bem alí, que vamos conhecer alguém muito especial .É a famosa empatia.



É aquele conhecimento que se revela em entrosamento recíproco e natural. É uma comunhão de afinidades instantâneas. Isto é raro, para mim é surreal!


A vida ainda me surpreende colocando no caminho , como um prêmio, pessoas encantadoras que gratifica conhecê-las.



Os tempos são outros, vive-se numa época em que estamos cercados de grades por todos os lados, e , em todos os sentidos. Paira no ar o medo, a desconfiança, a inveja, a desconsideração, a ingratidão e os oportunismos. Tudo isto faz com que liguemos o botão do "alerta" e nos recolhamos!



Sou de um tempo que se preza muito a amizade, as atenções, as considerações, a educação ,a solidariedade, e principalmente a honradez. Não que estas virtudes tenham desaparecido, e que eu tenha todas elas, mas hoje não são muito consideradas. Eu ainda curto isso! Faço tudo para ser assim!


No entanto, para seguir o curso da vida , apesar de tudo, o fundamental para os relacionamentos, quaisquer que sejam , é a simplicidade , a naturalidade do conhecimento , sem pressões, freios ou amarras, sem cobranças e atitudes, não pode ser complicado, nem desconfortável, mas , com certeza, (sem ter medo de errar) tem que ter, para valer a pena, muita energia boa e grandes afinidades. É preciso uma empatia!



Que bom que ainda acontece!!