sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fim do ano


Dá para dizer , com satisfação, que este ano de 2010 , para mim, foi muito bom!


Foi um ano tranquilo em todos os aspectos.Os projetos foram se realizando, um a um, mansamente mas com determinação.


Todo ano me programo sempre para um projeto importante e outros menores, respeitando as prioridades que se impõem. Tento dentro das possibilidades realizar o melhor possível, mas não deixo de fazê-lo. Isto é sagrado, é o meu perfil.


Neste novo ano ,que se inicia amanhã, meus projetos já estão elencados por ordem de necessidade ou preferência. Mas o fato é que farão parte do dia a dia do ano de 2011.


Meus desejos não são promessas. Não transformo em compromissos, mas apenas em alegrias.
Nunca judio de mim, me presenteio.
Meus projetos só dependem de mim.

Meus projetos são sempre possíveis, por isso consigo realizá-los.

São sempre saudáveis.
Feliz ano novo!

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Blends


Blends é uma combinação dos melhores grãos, torrados no ponto certo, para dar equilíbrio entre o aroma e o sabor.


Outro ponto importante é encontrar o grau ideal da moagem, e melhor ainda é a moagem feita na hora de tirar o café espresso.


A pressão da agua na máquina no tempo de tiragem do café deve ser entre 20 e 30 segundos. Se for menos de 20 segundos , o café fica fraco e pouco cremoso. Se for mais de 30 segundos, o café fica amargo e muito forte.



Também é muito importante a "mão" do barista, ou seja a mão da pessoa que tira o café.


Para se obter um excelente café gourmet é preciso obter juntas as características principais da bebida: o aroma, o corpo, o sabor, a doçura e a permanência do sabor.


Quando se chega a esse café, é muito difícil tomar qualquer café.


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Jacu no gazebo


Todos tem na sua casa um lugarzinho especial onde se lê os jornais, ou se toma um mate,ou uma taça de vinho, ou tudo isso. Não é um lugar para frustações.


Faz tempo que eu elegi o meu, fica no jardim da casa, um gazebo que lentamente está sendo envolvido por uma bougainvillia de cor púrpura. Como um grande chapéu, um flamboaiã se debruça sobre todo este espaço, tornando-o muito abençoado e florido.

Para ser um gazebo precisa ser edificado com quatro pilares e teto, diferente de um caramanchão que basta um pilar no centro sustentando uma cobertura de palha, que é lindo também.

Pois é , neste lugar especial que cuido com muito carinho, onde tenho uma cadeira gostosa e relaxante, procuro sempre só utilizá-lo guando estou com meu espírito elevado e para momentos muito agradáveis.Muitas vezes é nele que recebo amigos e tantas outras fico ali sozinha curtindo a vida.

É justamente em um desses momentos especiais que elejo um grande café para celebrar.

Hoje o eleito é o Jacu. Dá para afirmar que é um café ecológico.
Nome do café tirado emprestado de um pássaro, por ser um selecionador nato das cerejas do café. A natureza novamente mostrando ao homem a importância dos pássaros no meio ambiente. O Jacu só habita e se alimenta em ambiente saudável.

Hoje celebro a vida com um especial café Jacu no gazebo.


terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Á beira do Guaíba


Já é um hábito de muitos anos acordar cedo. Invariavelmente meu relógio me desperta às cinco horas e trinta minutos.


Meu sagrado café (começo o dia com Café com Pecado) bem suave para esta hora,me acorda delicadamente e me prepara para a atividade física matinal.


Hoje o dia está muito lindo motivo pelo qual rumei para à beira do Guaíba, no calçadão do Ipanema para caminhar curtindo a natureza. Faz bem ao corpo e a alma. Ida e volta dá 4.600 metros, dá para fazer em 45 minutos. Uma gostosa e saudável caminhada.


Realmente é um privilégio, uma benção poder admirar a beleza deslumbrante, já pela manhã, um dos locais mais lindos de Porto Alegre. O ar fresco da manhã , o lago cristalino como espelho, as árvores preguiçosas que nos protegem do sol, que logo será escaldante, nos faz agradecer á Deus por este momento encantado , que muitos de tão acostumados nem se dão conta da riqueza que tem todos os dias.


Obrigado, amanhã voltarei.


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O cerco nos orgânicos

A partir do dia 1º de janeiro entra em vigor a segunda etapa da implementação da Lei dos Orgânicos, Lei 10.836 de 2003. A primeira etapa recaiu sobre as exportações e agora sobre o mercado interno.
Na prática, pela Lei, há duas formas de certificar a lavoura, pela venda direta ao consumidor ou ao varejo. O produto tem que ter garantia de que é orgânico. O objetivo não é penalizar o produtor, mas dar proteção ao consumidor e ao agricultor que faz um trabalho honesto e sério.
O Brasil tem hoje , 90,5 mil produtores de orgânicos, sendo 80% deles agricultores familiares.
Para que um produto seja considerado orgânico não basta ser livre de agrotóxicos e fertilizantes químicos, também é preciso ser cultivado ou produzido através de processos naturais que não agridam a natureza e mantenham a vida no solo ativa. A produção deve ser feita com responsabilidade social e ambiental.
Os produtores que no dia 1º de janeiro não estiverem cadastrados serão considerados em transição agroecológica e não poderão comercializar seus produtos como orgânicos.
Portanto, há interesse do produtor em respeitar a lei.
Bom para nós , consumidores, que agora poderemos ter certeza de que o produto é realmente orgânico.

domingo, 26 de dezembro de 2010

E as festas continuam...


Pois é, é muito bom ter amigos, continuo recebendo no meu Bistrô. Preciso contar que o Bistrô é conjugado à sala, mas o fato é que ela fica só uma paisagem de fundo , palco para o telão com o meu amado Diogo Nogueira, o escolhido para brilhar na minha casa neste final de ano.


Ontem recebi a Vera, mãe de Paula, querida amiga, temos passado o ano novo juntas. Este ano repetiremos a companhia, e para quem mais quiser.


Enquanto nossos filhos festejam noutra banda, nós brindaremos pela entrada de um ano novo no mínimo tão bom como foi este que se finda.


Prepararei pães brancos e de centeio, com sementes de gergelim e girassol. Uma travessa com queijos , uma terrina com peito de peru, molhos de pesto e quatro queijos, pasta de beringela, uma salada verde, e de sobremesa sorvete de creme e frutas da estação.


Para beber o de sempre, espumante, vinho e agua. Para completar a ceia um gostoso café a escolher , moido na hora, é só degustar.


Acho que não precisa mais.

Vou aguardar.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Natal no Bistrô


Já está valendo muito a reforma que fiz na minha cozinha,tranformando-a em Bistrô.

Este ano, respeitando os compromissos familiares que cada um já tem com suas novas familias resolvi dividir os festejos natalinos em reuniões pequenas , em dias alternados, com parte de cada segmento familiar.Foi excelente , ao contrário do que era antes, conseguimos manter uma conversa única com o grupo participando do mesmo assunto. Antes era impossível, a festa acabava e não falávamos individualmente com cada um.

O Bistrô cumpriu seu papel, é ali o ponto de encontro.


As pessoas entram e já se acomodam ao redor da mesa principal ,onde já sabem , logo será servido um pão quente feito em casa saído na hora, e um café de qualidade comprovada tirado com extremo carinho. Se tiverem mais tempo também será servida uma taça de espumante ou vinho acompanhada de uma bandeja com queijos diversos.


No Bistrô, lugar mágico, meio padaria- meio cafeteria, é o lugar da casa que mais amo.


Lá é o encontro dos parentes e amigos para confraternizar.

Os que me amam já sabem onde me encontrar, estarei sempre de braços abertos aguardando.


Feliz Natal para todos.


quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Revista Espresso n º30


Parece que a revista fez a matéria de capa para mim.

Título;"minha cafeteria em casa".


Primeiro aprendi a tomar o café, experimentando diversos tipos de cafés, mas o que tinha no mercado, depois quis levar o café para dentro de casa.

Primeiro passo foi comprar uma máquina e um moedor de café. Passei a adquirir cafés de qualidade nos estados produtores. Aí a paixão se alastrou para dentro da minha casa, e um espaço dela bem grande , se transformou numa cafeteria ,ou seja num recanto bistrô.


Agora é preciso fazer algum curso sério e proveitoso, antes de comprar máquina mais poderosa.


Antes entrarei na rede social http://www.cafepoint.com.br/ e tentarei conhecer outros apaixonados por café e saber o que eles andam pensando e fazendo .
Enquanto faço isso, tomarei um café Starbucks 100% arábica,Pike place Roast.



terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Seleção do paladar


Realmente, guando se conhece um pouco sobre a técnica e a qualidade de um café e a distinguir seus aromas, seu paladar começa a ficar exigente e seletivo.


Aconteceu comigo.


O café que eu tomo em casa ,é uma pena constatar isso, mas não tem em super para comprar. Amigos me trazem de londrina, de São paulo e de Minas, e eu estoco no refrigerador.


O meu bistrô particular está se transformando em um espaço gourmet de degustação de café. Sirvo aos meus amigos os melhores cafés do mundo como manda o manual.


Detalhe:os melhores cafés , obviamente, para quem aprecia muito o café,ou seja, quem realmente distingue suas essências.


Portanto criei um problema, está difícil de tomar cafezinho em cafeteria .


Existem cafeterias "com grife" que servem cafés horrorosos, eu não sabia que existiam melhores, eu tomava ....até a primeira gastrite.


Ontem estive num centro comercial para ir ao cinema, e na saída estava desesperada por um café.

Sempre gosto de variar a cafeteria para experimentar outros cafés. Tomei um dos piores cafés já experimentados. Parecia que o mesmo café já tinha sido tirado mais de uma vez com o mesmo pó. Tinha um gosto amargo e forte. Horrível. Fiquei com um gosto na boca que só foi eliminado depois de tomar muita água. Fiquei pensando, seria isso possível?


Será que os proprietários sabem o que "poderia " estar acontecendo em seus estabelecimentos?


Estou convencida que a maioria das pessoas nunca tomou um café de qualidade. Digo isso porque essa , que se intitula "cafeteria", e pelo jeito "vende", está lá bem instalada no Shopping e sempre tem fregueses.


Ao chegar em casa me apressei em tomar um café de qualidade para tirar aquela sensação amarga que ficou dentro de mim.


Escolhi o "Lucca" do norte do Paraná, com aroma de cana de açúcar e um toque de cacau, sabor de acidez moderada, médio corpo e cacau. Belíssimo.
Café precisa ser oferecido com carinho, como a xícara de café que o Fernando desenhou para mim.

Pronto, rapidamente fiquei feliz.







segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Festejos






Natal é criança.
O que dá gosto é o brilho do olho do Fernando.
Ainda me lembro do meu Natal criança. Meu avô um alemão de olho azul, avisava que só ganharia presente àquela criança que soubesse cantar a canção( tristíssima ) "Noite Feliz".

Meus primos e eu cantávamos chorando, mas no fim dava tudo certo.

Ontem não foi preciso cantar, parte de minha familia estava comigo, apenas rimos muito, e todos se presentearam com alegria.
Feliz Natal

domingo, 19 de dezembro de 2010

Final de ano


Aos poucos as pessoas começam a se despedir de seus grupos de trabalho e familiares se reunindo e festeando com comes e bebes.

São momentos que as pessoas se despem de tudo que não foi bom, agradecem o que valeu ao longo do ano, e com esperança e enlevado pelo espírito natalino , renovam e prometem outros tantos desejos e alegrias para o próximo ano.


Enfim , é sempre um momento de celebração.


Este é o grupo de trabalho maravilhoso ao qual pertenço.


Valeu turma,foi todo o ano muito bom,é só repetir que já está ótimo.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Super Clóvis


Nem todos tem a sorte de ter um Clóvis por perto quando se trata de "socorro" em informática.

Mas Clóvis também se manifesta como um mágico em outras áreas, como colega e amigo maravilhoso que é. Sempre disponível para todos, sorridente logo se apressa quando é chamado, e olha que é requisitado por todos o tempo todo. Ele é invariavelmente prestativo. É um dom.

Clóvis encanta e honra onde se faz presente.

Na figura maravilhosa do Clóvis, que representa tão bem nosso local de trabalho, estendo um abraço aos demais colegas, queridos e encantadores também, desejando um Feliz Natal e um novo ano muuuuiito bom.

Gracias por tudo.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Regalos


Minha querida amiga e colega Silvia me presenteia com duas xícaras de coleção.
Sabe ela que eu adoro tudo que se relaciona a café. Sabe ela como chegar no meu coração.
Gracias.

Café com Pecado



Parece que as coisas lentamente começam a melhorar aqui em Porto.

Um espaço novo brota em pleno bairro Tristeza...que alegria.

No Shopping Paseo Zona Sul, lugar aberto com lojas e restaurantes, surge, bem no centro, uma cafeteria nova, Café com Pecado. Bom atendimento de Renata e um café bem gostoso da espécie 100% Arábica.

Parabéns Luciano.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Café com carinho 2

cont...
Com Clarissa descobri "O Armazém" e o IAPAR, em Londrina no Paraná.
"O Armazém",loja fantástica que vende cafés de primeira qualidade, e materiais como xícaras, bules etc.,aqueles objetos de desejo para quem curte café e tudo que a ele se relaciona.
Cristina, a simpática proprietária está no lugar certo, pois tem o dom e a energia do que gosta de fazer e sabe fazer com inteligência e amor.
Cafés premiados,em grão, 100% Arábica, como o Palmeira, 2º colocado no "Concurso Regional Café Qualidade Paraná", e o Café Lucca, finalista do 2º FICAFÉ- Feira Internacional de Cafés do Norte Pioneiro do Paraná, são alguns dos excelentes cafés que Cristina nos põe à disposição em sua charmosa loja.
Já Lucia, nos envia graciosamente o café IAPAR, Instituto Agronômico do Paraná, em pó, demonstrando também seu orgulho e dedicação pelo Instituto ao qual serve. Delicioso café.
Estou muito honrada e feliz de ter conquistado, através de Clarissa , a aproximação dessas duas gurias , que além de serem bonitas e simpáticas são apaixonadas por café,..como eu.
Gostaria de preservar e renovar sempre que possível esse contato.
Foi um grande presente de Natal.
Valeu.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Café com carinho 1


O café foi como um namoro para mim, fui lentamente me apaixonando até que ,guando me dei conta já estava arrumando a casa para selar um final feliz. Criei um Bistrô, como quem cria um lugar mágico.

O espaço que criei supre todas as necessidades inerentes às exigências de uma cafeteria. Vários tipos de máquinas até o simples bule para um café passado. Reforma e decoração, livros e revistas sobre café, xícaras especiais, enfim, como disse , um investimento de casamento.

No entanto, a grande dificuldade para engrenar no meu encanto era a própria essência, ou seja, um café de qualidade. Bem aí, foi a parte mais difícil. Tinha a teoria, mas não conhecia a prática.

Aqui em Porto Alegre, realmente não se consegue muitas marcas de café de qualidade. São tão poucas e as que tem não se esmeram muito nas informações dos rótulos. Não se sabe a espécie (arábica ou robusta) nem a região.
Todo o café de qualidade era conseguido com muito custo .

Agora a sorte mudou, através da minha querida colega e amiga Clarissa estou tendo uma oportunidade de ouro para saborear cafés espetaculares.

A mina do ouro fica em Londrina, no Paraná.

A variedade de cafés de primeira linha são impressionantes.
O que aqui é uma escassez, lá é um excesso.

Existe uma loja em Londrina que se chama "O Armazém". É tudo de bom.
Amanhã eu completo a história, postando fotos maravilhosas.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Reinvenção


Segunda-feira, dia de recomeço. Todos os compromissos se repetem num vai e vem impertinente.

Há quem não goste, e quem goste, como eu .

Não gosto de sair, nem que me tirem da rotina que eu escolhi. A rotina é coisa boa , é a certeza do compromisso cumprido.


Quando a segunda-feira chega com uma chuvinha é melhor ainda, dá uma sensação que está limpando a semana que passou para chegar uma nova renovada.

Tudo se repete numa rotina pré gravada. Como um CD ou DVD que se coloca pela manhã de segunda-feira e só se retira no sábado à noite. O domingo é livre.

Agora, para quem não gosta, deve se valer da poesia da nossa grande Cecília Meireles que em sua máxima canta :" a vida só é possível reinventada".

Reinvente a sua, enquanto toma aquele gostoso café.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Domingo no gazebo


Adoro as manhãs .
Adoro sentar sob o gazebo ,envolvido pela sombra de uma gigante árvore centenária argentina com flores amarelas por um lado, pelo outro um flamboaiã lindo que no momento está florido com flores de um vermelho intenso, e bem na frente um ipê roxo.
Adoro estas companhias floridas, os pássaros que agitam seus galhos e depois caminham à minha volta como se fossem galinhas.
Hoje é domingo, e eu adoro as manhãs de domingo, são lânguidas, despreocupadas e sem pressa.
O apito do afiador de facas já me anuncia sua aproximação, isso me lembra uma fase boa da infância.
Além do café, hoje é dia do mate .É um momento abençoado. Já aprendi a ficar feliz com essas delicadezas da vida e da natureza, que antes muitas vezes passaram desapercebidas.

Adoro as manhãs, ou melhor, todas as manhãs que estão aí ao meu dispor, com aromas de mate, café e flores.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Café espresso


Aos poucos, pacientemente, sempre café em grãos moído na hora, vou aprendendo a tirar um café espresso de minha máquina.

Hoje saboreei um dos ótimos , suave e espumoso . Com o mesmo café já fiz ruins.
O café da vez foi o Z Café especial .

Não consegui tomar um só, precisei me utilizar da prova dos nove.

Nota:para conhecer a origem dos cafés acesse http://www.bsca.com.br/.
Ao entrar verifique a certificação e digite o Nº do selo que está na embalagem.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Café e companhia


Dois dias de sol, à noite fresquinho e uma noite de sonhos.

(Me surpreendi lendo os jornais que naquele dia em alguns pontos do Estado tinha chovido muito.)

A natureza conspirava a nosso favor.


Não me lembro de ter subido a serra em tão boa companhia. Fui de carona no meu próprio carro com minha filha dirigindo , qualidade que desconhecia, uma excelente motorista .Conseguiu com que eu não me preocupasse com a estrada e só admirasse a deslumbrante paisagem. O neto , ia avisando com tempo e calmo, todas as informações necessárias da estrada, um competente auxiliar.


O relax foi tanto, que nos pareceu estar voltando de umas férias prolongadas, felizes e já combinando a próxima.







quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Café com Papai Noel




Gramado está transformada na casa do Papai Noel.
Dá para dizer que toda a cidade está natalina. Não há lugar que não tenha enfeites de natal.



Gramado da minha infância( eu morava em Bento Gonçalves) era uma cidade bonita , como sempre foi, já dava para notar que era diferente das outras na serra, mas realmente não dava para imaginar que se tornaria a cidade que é hoje. Uma cidade totalmente voltada para o turismo, com pessoas do Brasil todo, e com atrações que te envolvem o dia inteiro. Uma infinidade de restaurantes e hoteis que dão inveja a uma cidade grande.
As ruas todas , fora as floreiras que são lindas , tem bancos de madeira aconchegantes e limpos. São raros os semáforos, pois todos os cruzamentos possuem rotatórias, e o trãnsito flui muito bem.
Nesta época os espetáculos natalinos são diários. Ontem à noite fui assistir o Natavitaten, à beira de um lago, com vozes de tenores e corais , luzes e fogos. Sete mil pessoas assistiram.

Após o espetáculo, por volta das 23 horas, as pessoas sairam caminhando pelas ruas da cidade, passeando e lotando os bares e restaurantes. A sensação de segurança é total. Inacreditável.

Outra hora eu posto as fotos, valeu.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Café na serra


Subir a serra , uma vez ou outra, faz bem ao espírito, traz alegria. Agora, subir a serra com pessoas queridas, isso faz bem a alma e à saúde.

Hoje seguimos , eu, Chris e Fernando, em direção ao natal luz em Gramado.
Acho que bons momentos nos aguardam.

Me fez lembrar o poeta Mário Quintana.

"Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, não cansa...
Viver tão só de momentos
Como estas núvens no céu...
Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar.
E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas"

Na volta eu conto tudo.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

La Fiorentina




A inauguração ontem à noite da pizzeria La Fiorentina, no bairro Tristeza , foi um sucesso.

Estavam presentes várias personalidades representativas do Estado como homenageados . Eram escritores, artistas, esportistas e muita gente bonita e alegre. Lugar descontraído, com bom astral. Parabéns.

Foi também um bom momento familiar, estavam presentes pessoas queridas por mim, Beto meu irmão, minha filha Chris , e meus primos Dorinha , Telê e Carlos César.
Tomara que se faça alí um ponto de encontro para ver e rever pessoas. Tomara.
( dar uma olhadinha no blog pão de café)


segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A flor do cafezeiro


Todo o café é cultivado na faixa tropical em volta do Equador, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, mas dependendo da espécie e da variedade, as plantas divergem na aparência. Algumas plantas serão pequenas outras poderão crescer 18 metros se não forem podados para a colheita.
O cafezeiro emerge de um grão e em poucos dias já duas folhas aparecem da terra. Durante um ano é habituado ao ar livre. Depois já requer cuidado especial. Algumas horas de sol por dia já é suficiente, depois já necessita sombra de outras plantas como bananeiras.

É preciso paciência pois levará alguns anos para dar frutos, mas depois ficará produzindo durante 20 a 25 anos.
Todos os cafezeiros podem dar flores, frutos verdes e frutos maduros simultaneamente no mesmo ramo.

As flores se desenvolvem em cachos, são de um branco cremoso e produzem um aroma que lembra o jasmim.Duram alguns dias e depois são substituídas por cachos com pequenas cerejas verdes, que levam vários meses para amadurecerem e ficarem vermelhas e maduras, prontas para a colheita.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Café com controle oficial


No dia 17 de fevereiro de 2011 a IN16 (instrução normativa nº16), entra em vigor e vai afetar diretamente a indústria do café torrado em grão e moído incluindo o produto importado, tendo em vista que a responsabilidade do produto final ficará como função do ministério.


Em suma, o que se quer agora com a IN16 é coibir, com a fiscalização e a punição, de que o café disponível para o consumo é puro e com padrões mínimos de qualidade. Se sabe que os fraudadores colocam produtos como milho, soja, melado, palha, sementes de açaí, e o que mais se imaginar, na hora da torra e moagem.


A ABIC ( associação brasileira da indústria do café) , hoje único órgão que concede o Selo de Qualidade a seus associados , a maioria pequenas e médias torrefadoras, só consegue garantir a pureza e qualidade do produto em 70% do total de 19,3 milhões de sacas de 60 quilos do café comercializado no Brasil.



A ABIC não tem poder de polícia, o máximo que conseguia fazer era denunciar a fraude, mas não puní-la. Muito embora o descredenciamento da associação pudesse ser uma forma de punição.



Segundo a IN16, só poderão ser vendidos cafés com teores máximos de 1% de impurezas, 5% de umidade e classificação global de qualidade de bebida de 4 para cima, numa escala de 0 a 10, sendo o 0 péssimo café e o 10 o melhor.



A iniciativa do ministério da IN16 decorre do cumprimento da lei 9972 de 25/02/2000, que obriga a classificação de todo o produto animal ou vegetal destinado ao consumo humano.


Antes a falha ou a fraude não tinha consequências , a partir de fevereiro de 2011,terá penalidades.



O que precisa agora, e com urgência ,é a adaptação e habilitação de profissionais para a classificação e degustação do produto.



Espero que com essa medida , finalmente ,e a única razão de ser, saia ganhando o consumidor.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O café da infância


Desde que me conheço por gente o café faz parte da minha vida.
Quando era bem pequena não podia tomar café, mas eu já entendia que o hábito de tomar café fazia mesmo parte de quase todos os momentos da familia, e que um dia eu adotaria o mesmo ritual.
Naquela época só se passava o café com àgua fervente num saquinho de pano com cabo de madeira. O bule era de alumínio ou de metal pintado, e se tomava imediatamente, não se requentava e nem se mantinha aquecido. Me lembro do pacote do café Haiti e do aroma que exalava quando estava sendo passado.Até bem pouco tempo eu achava o aroma melhor que o gosto.
Hoje mais conhecedora de outros cafés, nacionais puros ou importados, já consigo distinguir os sabores. A espécie 100% arábica tornou-se para mim o básico em café.
Procuro não tomar mais que 4 cafezinhos por dia , por isso tenho que ser seletiva.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


Bistrô


A idéia original de Bistrô,logo após a II guerra mundial, na França, era o de abertura da cozinha da casa para servir refeições rápidas para os soldados .Servia assim o interesse de ambos. As familias podiam aumentar sua receita e os soldados comiam barato o prato do dia ou simplesmente pediam café com pães.
Assim foram os Bistrôs se estruturando, despretenciosos em suas acomodações.
As mulheres da familia se ocupavam da comida e os homens das compras e serviço de mesa.
Os pratos não passavam de três ou quatro entradas e pratos principais.
A globalização se encarregou, ao longo dos anos de adaptar os Bistrôs para as necessidades do mercado.
Hoje o nome está vulgarizado, mas o certo é que Bistrô não é restaurante, não é um bar, não é uma cafeteria ou padaria, mas é um pouquinho de cada coisa. O lugar tem que ser pequeno, acolhedor e mágico. Pode servir a qualquer hora apenas um café, pães, uma taça de vinho , um prato especial da gastronomia, ou também tudo isso ao mesmo tempo.
Também conta-se como origem dos Bistrôs estar relacionada à região de Auvergne, centro da França, de onde eram trazidos lenha e carvão para abastecer as residências em Paris. Aos poucos , vinhos dessa e de outras regiões também passaram a ser armazenado nos mesmos locais, em Paris. Com o tempo os vinhos passaram a ser oferecidos juntos com alimentos nas suas casas para o público.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Curso de barista


Sou tão louca por café que ainda vou fazer um curso de barista só para poder ser expert do meu próprio café.
Minha cidade não liga muito para a qualidade de bons cafés, acho eu. Digo isso porque é impressionante a pobreza de marcas boas de cafés no mercado de Porto Alegre. Todo café que tomo( amigos trazem para mim) vem do Paraná ou de Minas Gerais.
Todo bom café faz questão de colocar no rótulo a procedência do grão e a espécie da planta.
Café 100% Arábica só importando de outro estado ou de outro país.Os cafés daqui não informam nada. As pessoas não são seletivas, vai ver é isso. Que pena, só vem para cá café de baixa qualidade.