A planta do café foi da Etiópia para a Arábia, entre 575 e 870. Como chegou lá não é claro, embora uma hipótese refira que as sementes poderão ter sido levadas por gente das tribos africanas, guando migraram para norte, do Quênia e da Etiópia para a Península Arábica.Deixaram atrás de si cafezeiros crescendo na região.
Outra possibilidade, a literatura clássica árabe confirma-o, sugerindo que foi um grão-mestre sufi, Ali Ben Omar al Shadili que levou as sementes de café para a Arábia.O café fez a fortuna e a ruína de muitos,foi responsável pela comunicação de povos, inspirou mentes criativas, estimulou os cansados, e se tornou a bebida diária em todo o mundo.
Tal como a descoberta da planta e sua viagem para a Arábia,o processo de evolução de alimento a bebida quente também é tema de especulação histórica.Os primeiros exploradores diziam que os etíopes mastigavam os grãos de café não torrados.Também pisavam os bagos de café maduros e misturavam com gordura animal para obter uma fonte vital de energia concentrada. Registros antigos mostram que se faziam vinhos a partir do sumo fermentado . A primeira versão do café bebida era fria.Mais tarde esses grãos foram torrados e depois fervidos em agua. Provavelmente só no século XIII
que se começou a secar os grãos para armazenar
Nenhum comentário:
Postar um comentário