A exposição itinerante que vai ocorrer em Garibaldi no museu da cidade é a história contada , através dos quadros ilustrativos do livro, da vida e obra de Fernando Callage.
O escritor gaúcho nasceu na cidade de Santa Maria-Rs em 1891, filho do imigrante italiano Luiz Callage e irmão do também escritor Roque Callage.
Embora radicado em São Paulo toda sua obra literária foi baseada em romances e história do Rio Grande do Sul.
A exposição retrata mais especificamente uma viagem de trem de São Paulo com destino a porto Alegre, passando por várias cidades do interior para cobertura da posse de Getúlio Vargas . Fernando veio como correspondente do Jornal de São Paulo. Essa viagem deu origem ao maravilhoso livro escrito por Fernando, intitulado " Através do Rio Grande do Sul" em 1928.
Além deste livro Fernando também escreveu ; Revolução dos Farrapos , em 1934, Sociologia Católica e Materialista, 1939, Epistolário de César de Castro, em 1939, Ação Social de Leão XIII, em 1941, Alvorada, em 1951, Juca Pedroso, 1952, Na querência da Palma, em 1955. Escrevia como cronista e correspondente para os jornais; Jornal do Comércio (RJ), Comarca do Moji-Mirim, São Paulo Jornal, Correio do Povo RS.
Porto Alegre, em 2008, lhe prestou uma homenagem colocando no bairro Moinhos de Vento, em pleno Parcão, a "Passagem Fernando Callage", com início da QuintinoBocaiúva.
Fernando foi ; jornalista, sociólogo, bacharel em direito, conferencista, escritor e desenhista nas horas vagas.
Fernando foi a inspiração para o livro "Fernando Callage- Cena & Palavra", que deu a mim e a Chris, a parceria no trabalho itinerante de divulgação da obra do escritor.
A exposição dos quadros à óleo contando a história-viagem, será durante o mês de maio no lindo Museu de Garibaldi-RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário