quinta-feira, 31 de março de 2011

Manequim 38

Folheando a revista Vogue, moda 2011, constato como sempre , que as roupas foram feitos para quem tem o manequim 38, ou seja , para as magérrimas.
Todas as roupas são lindas para quem tem manequim 38. Brilhos, listras, estampas, bichos, efeitos variados, enfim, o que for, para o manequim 38 cái bem.

E nós que não temos o manequim 38, nem próximo dele, compramos a revista, admiramos os modelos, e sonhamos com eles achando que o mesmo modelo em manequim maior vai dar certo. Não vái!


Acontece que cada um de nós tem um biotipo que vai viver e morrer com ele. É preciso fazer uma adaptação discreta no que permite o modelo. Sem tristezas , olhar a revista mais como idéias de acessórios e cores do que propriamente o modelo.


Aproveitamos as tendências, mas ainda assim observando se é possível no nosso corpo.


O ideal para não errar e dar segurança é investir no básico , uma bolsa de qualidade, uma calça preta de alfaiataria e uma blusa branca de seda . As echarpes e os cintos vão dar o toque diferencial e a possibilidade de variar.


Á partir daí, use a criatividade pessoal ou aproveite das revistas de moda algo que lhe desperte alegria e use como detalhe.


Manequim 38 é só para quem trabalha à serviço dos estilistas e das revistas .

quarta-feira, 30 de março de 2011

Café & Cia

Antes de tomar o café devemos tomar dois goles de água. Aquele copinho que acompanha o café nas cafeterias é para isto. A água neutraliza os sabores anteriores fazendo com que sintamos o real sabor do café.


O ideal é tomar o café a 45ºC, ou seja, quando der para pegar a xícara , sem alça, e não queimar a mão nem a boca.


Café com pedacinhos de pão, queijos, chocolates, com vinhos, a escolher. São opções de acompanhamentos para o cafezinho. A todo momento surgem novidades que logo dão estilo e identidade às cafeterias e restaurantes .





terça-feira, 29 de março de 2011

As aparências enganam


A palavra tem força, mas mais força tem a entonação de voz que a pronunciamos.


As vezes não precisam palavras, basta um olhar e ele pode ser de aprovação, censura , clausura ou libertação.



As palavras muitas vezes tem mais de um sentido, é preciso interpretá-las.

Quando pintamos telas colorimos onde antes era branco, ao misturar as tintas nunca mais serão as mesmas. Serão outras cores.


O alfabeto , as notas musicais, as tintas, estão ao nosso dispor , só precisamos unir , cantar e pintar , depois, harmonizar e compreender . Tudo o mais são sentimentos .


As coisas todas já estavam no planeta , nós é que as tornamos possíveis, pessoais e diferentes.


A planta de café é a mesma, no entanto , a terra, o clima, a colheita, a moagem, a torra, a preparação e até o paladar, é que vão fazer a grande diferença.


Não se iluda, as aparências enganam.








segunda-feira, 28 de março de 2011

Múltipla


Na busca de pastas antigas onde procurava poesias minhas, também encontrei desenhos, partituras e até moldes de roupas. Incrível a sensação de perceber que continuo a mesma, múltipla, porém mais atualizada.

domingo, 27 de março de 2011

Revista Espresso


A revista Espresso é muito disputada nas bancas, ela só sai a cada três meses e acho que a tiragem é pequena , por isso desaparece rapidamente.


Quem ama café adora essa revista.


A livraria Cultura, tão pronto a revista chega, já separa e guarda uma para mim. Já estou com o último exemplar, cuja manchete de capa é; " O Poder do Café - Ele está em toda parte, movimenta o mundo e ninguém vive sem ele ".


A revista , além de muito bem feita e de ótima qualidade, contém matérias que permitem aos amantes do café todas as informações atualizadas , da economia à cafeteria.


A fotografia da revista nos remete sempre à preparação de um cafezinho. Impossível ler a revista sem , pelo menos, sonhar com um café.


Parabéns aos criadores da revista!


sábado, 26 de março de 2011

Niver


Hoje Porto Alegre comemora 239 anos.


Nada melhor do que ler e hoje reler Walter Spalding em , "Pequena História de Porto Alegre", edição Sulina de 1967.


Daqui , um grande abraço para a querida colega e amiga Sílvia que também está de níver no dia de hoje.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Lingua do "P"

Relembrando ainda o tempo de criança, me vem a cabeça a lingua do "P". Era uma linguagem que se usava , para que as pessoas não entendessem o que se falava. O "P" intercalava cada sílaba. P A p ma p nhã p se p rá p a p ni p ver p sá p ri p o p de p Por p to p A p le p gre, p e p Sil p vi p a .

quinta-feira, 24 de março de 2011

O rosto do café

Em árabe a espuma é chamada de wesh, que significa "a cara do café". Servir sem espuma, é oferecer café sem rosto..
A espuma da superfície do café expresso é formada quando a emulsão dos óleos do café é liberada e entra em contato com o oxigênio do ar. Quando um expresso é preparado, seus aromas são liberados. Primeiro os florais, e, em seguida, os mais pesados e torrados.A espuma funciona como uma tampa sobre o café e impede que vapores e aromas mais voláteis escapem.
Para se saber a qualidade da espuma pode ser feito o teste do açúcar. Coloca-se uma colher de açúcar sobre a espuma do café. A espuma retém o açúcar de 3 a 5 segundos. Depois ele é absorvido criando um buraco em forma de cone .
Características da espuma; creme dourado-escuro ao invés de um gosto amargo, creme uniforme, película que fica na xícara mesmo após o consumo, creme fica na superfície por mais de um minuto, néctar dos deuses.
São necessários 42 grãos de café para fazer um café expresso de tamanho médio.A água deve ficar em contato com o café 25 segundos. Seu gosto não pode ser amargo.
Todo café deve ser feito com extremo cuidado e muito carinho.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Aroma do café "mais caro"


A percepção olfativa que se tem do café,pode ser de forte a fraco. Do cafezal à xícara há diversos fatores que podem influenciar no desenvolvimento de determinados aromas, diferenciando uma xícara da outra; sua genética ( se é arábica ou robusta), sua origem, o método de processamento e beneficiamento dos grãos, os blends, a torra, a moagem, a embalagem e o preparo da bebida.


Pode parecer conversa de metido a especialista, mas, com um nariz mais atento, no café é possível identificar aromas de flores,( como rosa, violeta e jasmim), de chás, de chocolate, de baunilha, de nozes, de pão ou até de queijo.


Toda essa variedades de aromas, bons ou ruins, são resultantes de substâncias voláteis e dos óleos essenciais presentes no grão.


Para quem quer quiser mais profundidade na matéria já existem cursos de degustação no mundo inteiro .


Qualquer consumidor reconhece quando o café está amargo.


É uma sensação percebida no fundo da lingua e no sabor residual da bebida graças à presença de cafeína e dos ácidos clorogênicos. Até certo grau é aceitável no café. Alguns fatores que podem influenciar a sua presença são; a composição do blend, a torra e a moagem. Quanto mais queimada a torra, mais amarga a bebida e quanto mais demorada a extração do café, seja em máquina ou expresso, seja em coador, essa característica é intensificada. A quantidade de cafeína, uma das principais responsáveis pelo amargor, sofre alteração de acordo com o tempo em contato com a água.
Prepare-se, o preço do café vai subir quase 40%. Os motivos são, o aumento do consumo e o baixo estoque.

Enquanto não aparece o preço no bolso , aproveite , (um bom café também pode ser feito apenas com carinho!




terça-feira, 22 de março de 2011

Tarsila do Amaral

Artista brasileira foi uma das principais d0 movimento modernista do Brasil, conquistando reconhecimento internacional. Hoje é um dos grandes nomes das artes do país. Nasceu em 1º de setembro de 1886, em Capivari, no interior de São Paulo.

Pintou seu primeiro quadro com 16 anos. Casou-se e teve uma única filha, chamada Dulce. Estudou pintura e escultura com Pedro Alexandrino. Após a separação com o marido, foi para Paris e, em 1922, uma de suas telas foi adquirida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Ao voltar ao Brasil nesse mesmo ano, depois da Semana da Arte Moderna, reencontrou-se com a pintura Anita Malfati e, ao lado dela e de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia, formou o grupo dos cinco.

Em 1924, começou a fase "Pau-Brasil" de sua pintura, com cores e temáticas brasileiras.
Em 1926 , casou-se com Oswald de Andradee, em 1928, pintou a famosa tela Abaporu, uma figura disforme, com os pés enormes, dando início a fase "antropofágica", que ela fez para presentear o marido. Este quadro hoje faz parte do acervo do Museu de Belas Artes em Buenos Aires. Existe um movimento para trazê-lo para o Brasil.
Em 1953, com o quadro Operários, teve início a fase social. Em 1950, retornou à fase Pau- Brasil.
Participou da I Bienal de São Paulo em 1951, e teve uma participação especial em Veneza em 1964.
Tarcila morreu em 17 de janeiro de 1973, na cidade de São Paulo.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Frida Khalo

Magdalena Carmem Frida Khalo nasceu em 6 de julho de 1907, na cidade do México, embora costumava dizer que havia nascido a 7 de julho de 1910.Aos 6 anos teve poliomelite. Frida conheceu o muralista Diego Rivera quando sua escola o contratou para pintar o mural do auditório.
Com 18 anos sofreu um desastre de ônibus, fraturando a coluna, costelas , o osso pélvico e a perna direita em 11 locais.
Passou a vida sentindo dores e fez inúmeras cirurgias em sua vida.
Frida procurou Rivera e mostrou sua obra, e foi incentivada por ele a continuar pintando.
Frida e Rivera casaram-se em 1929 e juntos participaram ativamente da política, engajados no movimento comunista.
Em toda sua vida teve uma única exposição no México em 1953. Estava de cama neste dia. Inesperadamente apareceu na exposição carregada numa maca e participou da festa alegremente.
Pouco depois deste evento sua saúde piorou e teve sua perna amputada. Frida morreu em sua casa em 13 de julho de 1954, dias depois de completar 47 anos de idade.

domingo, 20 de março de 2011

Cena & Palavra

A exposição itinerante que vai ocorrer em Garibaldi no museu da cidade é a história contada , através dos quadros ilustrativos do livro, da vida e obra de Fernando Callage.
O escritor gaúcho nasceu na cidade de Santa Maria-Rs em 1891, filho do imigrante italiano Luiz Callage e irmão do também escritor Roque Callage.
Embora radicado em São Paulo toda sua obra literária foi baseada em romances e história do Rio Grande do Sul.
A exposição retrata mais especificamente uma viagem de trem de São Paulo com destino a porto Alegre, passando por várias cidades do interior para cobertura da posse de Getúlio Vargas . Fernando veio como correspondente do Jornal de São Paulo. Essa viagem deu origem ao maravilhoso livro escrito por Fernando, intitulado " Através do Rio Grande do Sul" em 1928.
Além deste livro Fernando também escreveu ; Revolução dos Farrapos , em 1934, Sociologia Católica e Materialista, 1939, Epistolário de César de Castro, em 1939, Ação Social de Leão XIII, em 1941, Alvorada, em 1951, Juca Pedroso, 1952, Na querência da Palma, em 1955. Escrevia como cronista e correspondente para os jornais; Jornal do Comércio (RJ), Comarca do Moji-Mirim, São Paulo Jornal, Correio do Povo RS.
Porto Alegre, em 2008, lhe prestou uma homenagem colocando no bairro Moinhos de Vento, em pleno Parcão, a "Passagem Fernando Callage", com início da QuintinoBocaiúva.
Fernando foi ; jornalista, sociólogo, bacharel em direito, conferencista, escritor e desenhista nas horas vagas.
Fernando foi a inspiração para o livro "Fernando Callage- Cena & Palavra", que deu a mim e a Chris, a parceria no trabalho itinerante de divulgação da obra do escritor.
A exposição dos quadros à óleo contando a história-viagem, será durante o mês de maio no lindo Museu de Garibaldi-RS.

sábado, 19 de março de 2011

Chiquinha Gonzaga

Ainda um momento especial para as mulheres inesquecíveis.

Chiquinha, feminista e antiescravagista é considerada uma das maiores compositoras da música popular brasileira. Nasceu no Rio de Janeiro, em 17 de outubro de 1847. Filha de militar, recebeu excelente educação que incluia aulas de piano.
A música se tornou a grande paixão.
Casou-se aos 16 anos , mas sufocada pelo autoritarismo do marido abandonou-o logo depois do nascimento do primeiro filho. Seu pai a renegou pela separação.
Chiquinha passou a frequentar rodas de choro, tornando-se a primeira mulher pianista no gênero. Ao longo de sua vida compôs a música de 77 peças teatrais. Em 1885, ela se tornou a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Em 1889 compôs, a que é considerada a primeira música carnavalesca ," Ó Abre Alas", sucesso até hoje.
Chiquinha ainda foi participante ativa dos movimentos de libertação dos escravos, vendendo partituras para angariar fundos para a organização Confederação Libertadora. Faleceu em 28 de fevereiro de 1935.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cecília Meireles

Ainda estamos em março, nada melhor do que recordar uma das maiores poetas brasileiras.

Cecília Benevides de Carvalho Meireles, nasceu em 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro. Se formou na Escola Normal do Rio de Janeiro em 1917 ,e começou dando aulas para o primário. Fez crônicas para o Diário de Notícias em uma coluna diária, de 1930 a 1934. Criou a primeira biblioteca infantil no RJ . Foi professora de literatura em Portugal e na Universidade Federal do RJ.
Cecília começou a escrever com apenas 9 anos. Aos 18 anos, publicou uma coletânea de sonetos intitulada "Espectros". Ficou sem escrever de 1925 a 1939, guando publicou "Viagem", livro que é considerado um marco em sua carreira e que lhe rendeu prêmio na Academia Brasileira de Letras. Com este livro consolidou sua integração ao Modernismo. daí em diante não parou mais de escrever e publicar.
Sua obra é marcada pelo lirismo, pelos temas melancólicos e de solidão. Suas obras principais são; Vaga Música em 1942, Mar absoluto e Outros Poemas em 1949, Romanceiro da Inconfidência em 1953, Poemas Escritos na Índia em 1962, um livro para criânças Ou Isto ou Aquilo em 1964.
Além de ser considerada e reconhecida no Brasil como uma de suas maiores poetas, é a poeta brasileira mais popular em Portugal. Morreu no Rio de Janeiro, em 9 de novembro de 1964.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Evita Peron

Todo o mês de março é dedicado às mulheres , e não só o dia 8.

Se destacou na Argentina Evita Peron , chamada de "lider espiritual da nação" ao morrer. Evita superou a popularidade de seu marido, o presidente Juan Domingo Peron.

Nascida em 7 de maio de 1919 em Los Toldos, província de Buenos Aires, com 17 anos partiu para a capital em busca de uma carreira artística. Três anos depois já era atriz de rádio e de teatro . Interrompeu a carreira quando três anos anos depois conheceu Juan Peron e os dois se apaixonaram e logo passaram a morar juntos.

Após servir como Ministro da Guerra e Vice-presidente da república, Peron foi preso em 1945. Evita mobilizou os sindicalistas para lutar por sua libertação, o que acabou acontecendo com uma revolta popular.

Na campanha de Peron para a campanha presidencial, Evita teve participação ativa falando com carisma às massas de trabalhadores que chamava de "descamisados".

Após a posse de Peron, ela se tornou uma líder poderosa como Primeira-Dama, objeto de adoração quase mística por parte da população pobre. Evita aumentou o salário dos trabalhadores, criou uma Fundação Evita Peron para atender os pobres do país, e viajou pela Europa para promover os interesses da Argentina.

Lutou também pelo voto feminino e formou o Partido Peronista das Mulheres em 1949.

Em 1951, foi nomeada como candidata a Vice-Presidência,mas logo foi diagnosticada com leucemia, vindo a morrer em 26 de julho de 1952, aos 33 anos de idade.
Cerca de um milhão de argentinos lotaram as ruas para o cortejo público. Continua até hoje adorada pelos argentinos .
Em Buenos Aires , no bairro recoleta existe um museu exclusivo de sua memória.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Anita Garibaldi

Os preparativos para a exposição em Garibaldi me faz recordar a história , e me remete a Anita Garibaldi , ainda aproveitando o mês de março nas comemorações da Mulher.

Em 1835, eclodiu no rio Grande do Sul a Revolução Farroupilha, liderada por bento Gonçalves, que duraria 10 anos. Foi em Laguna que Garibaldi conheceu Anita. Apesar de ser casada ela seguiu com Garibaldi para a luta, e lutou bravamente ao lado dele inúmeras batalhas. Por sua coragem e independência nas lutas tanto no Brasil como quanto na Itália, foi considerada " heroína de dois mundos".
Giuseppe Garibaldi se casou com Anita em 1842, e tiveram ao todo 4 filhos. Anita faleceu em 4 de agosto de 1849 nos braços do marido, a quem havia apoiado a vida inteira.

terça-feira, 15 de março de 2011

Fases como a lua

Todos nós temos fases ao longo de uma existência.
E não poderia ser diferente, pois vamos crescendo, conquistando, perdendo,ganhando, enfim, nada em nós e nos outros é estático.
A vida vai nos moldando conforme nossa história vai sendo construida ,ficamos mais pobres ou mais ricos em todos os os sentidos.Nos tornamos pessimistas ou otimistas, parciais ou imparciais, tristes ou deslumbrados.Pessoas ruins ou boazinhas demais.Seremos trabalhadores, artistas e cientistas. Seremos filhos, pais ,irmãos, colegas, subalternos, chefes e seremos muitos por muito ou pouco tempo.
E depois de um longo processo, mas nos parecendo de repente, os sinais marcantes do nosso perfil nos aparecem cara a cara. Adquirimos nossa personalidade. E constatamos : epa, essa fase se parece mais comigo, essa está em mim mais tempo, essa se repete mais , essa repete erros e acertos, enfim, bem ou mal esse finalmente sou eu!
As vezes nos chateamos com nosso perfil, queremos mudar o estilo, a maneira de enfrentar a vida,e constatamos como é difícil.
Sabemos que todos tentam buscar o equilíbrio. Queremos a normalidade, buscamos a paz dentro de nós e com os outros, é realmente difícil. E Sarte já dizia " O inferno são os outros", porque a tendência é sempre culpar os outros pelos nossos infortúnios , porque é mais fácil e nos isenta de culpas e de mudanças.
Todos temos fases como a lua, porque faz parte do crescimento humano.
Agora, todos temos também , a escolher ; o amor, o perdão e a gratidão que poderão fazer parte das nossas fases, e aí , vai fazer toda a diferença.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Renovar

O dia amanheceu mais fresco que o habitual para esta época.
Não precisei ligar o ar condicionado da academia para aplacar o calor e me aguardar com motivação .
Segunda-feira, é sempre um recomeço.
A determinação se renova a cada semana num misto de promessa e disciplina . É essa rotina que nos move e é dela que precisamos para poder cumprir nossos compromissos e nossas ambições.
Segunda -feira é sempre um dia bom para reconciliações , com amigos, com dietas, com trabalho, e até com as roupas.
Segunda-feira pode ser um início de qualquer coisa desde que a gente se permita, congraçar o que temos, e recompor o que falta.
Renovar é a pedida, afinal, hoje é segunda-feira.

domingo, 13 de março de 2011

Ipanema


Domingo de sol de manhã, nada melhor do que caminhar no calçadão de Ipanema.


Sem palavras .

sábado, 12 de março de 2011

Mandrake

Era uma vez ....

Mandrake , brincadeira infantil que, num apertar de dedos, tinha o poder de paralisar uma pessoa.

O mundo infantil tem sua própria linguagem , as crianças se entendem não é preciso explicar. Quando cansam de uma brincadeira já passam para outra num piscar de olhos.

Antigamente se brincava de Estátua, de troca de cadeiras, de Sapata ou Amarelinha, de Cinco Marias, de Bolinhas de Gude, de Tampinhas. Na leitura se destacavam as revistas do Pato Donald e do Michey. Todos leram " Reinações de Narizinho" de Monteiro Lobato.

Eram brincadeiras baratas, não custavam quase nada e todos se divertiam muito.

Presentes só se ganhava no aniversário e no Natal, e um só ,dos pais.

Ao longo da minha vida eu tive duas bicicletas, aos sete anos e aos treze, umas cinco bonecas, e nos intervalos as roupinhas delas, que minha mãe fazia como ninguém.

A primeira jóia aos oito anos, um anel de rubi, e aos quinze um anel de safira e brilhantes da minha avó.

Minha única atividade fora do colégio eram aulas de ballet com Lia Bastian Mayer e aulas de piano com minha avó materna.

As crianças estudavam e brincavam , como toda infância devia ser. As mães contavam histórias maravilhosas sempre com final feliz.

Ás nove horas da noite , hora de dormir.

E de repente, Mandrake...e sonhávamos que seria assim para sempre.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Rotinas que conquistamos ao longo da vida

Sou louca pela minha casa.

Realmente não consigo ficar muito tempo longe das rotinas boas que adquiri ao longo dos anos, ao me desvencilhar de outras que cansei. São rotinas que gosto e que foram lentamente conquistadas; acordar às 5:oo horas da manhã, tomar um café expresso, fazer exercícios na minha academia às 6:00 horas, alimentar meu blog "diário"às 7:30 horas, tomar um banho às 8:00 horas,e estar pronta à partir daí para qualquer programação que surgir.

Para abandonar este ritual só em outro país.

A maturidade tem algumas vantagens, a disponibilidade que havia para tudo e para todos começa a se esgotar e ficamos mais focados no nosso "aqui e agora". Não tenho mais condições de me hospedar em casa de amigos, só em hoteis, e com estrutura, senão...me sinto numa prisão. A mania de não ser "peso" para os outros , se sou hóspede, me deixa exaurida.
Quando somos jóvens nos envolvemos todo o tempo com crianças, cônjuge, criadas, amigos e festas.Mais tarde, os filhos crescidos e com autonomia, nossa atenção se volta para os pais que já estão velhos e, novamente, criadas, médicos e muita atenção. Quando cessa tudo isso, nos damos conta que o tempo passou depressa e que nós já estamos velhos e aí começa uma outra fase que tem pressa de "bem estar" e não quer disperdício de nenhum momento ,não quer brigas ou picuinhas, só almeja tranquilidade e paz de espírito.
Para poder viver isto, quando eu quiser ler preciso de silêncio e para meditar preciso de solidão.

Não suporto mais lugares barulhentos , prefiro ambientes calmos onde o grupo converse amigavelmente sem disputas e intransigências , apenas trocando idéias.

Adoro receber amigos, a qualquer hora do dia, melhor ainda para um fim de tarde, mas jamais na madrugada.
Não bebo álcool ( mas tenho para os amigos), não fumo, não como frituras, só como peixe e peito de frango sem pele, mas isto só vale para mim, nada contra os outros.

Durmo cedo e acordo cedo, por tudo isso , me sinto liberta de amarras e de compromissos.
Em uma festa só não me torno a chata porque saio cedo, não dando tempo para aborrecimentos.
Ás vezes acordo de madrugada , ligo o rádio ou vejo um DVD,ou toco piano, ou pinto, ou leio um livro, ou faço um mate, ou durmo outra vez, enfim, sou livre e isto me encanta.
Não gosto de sair das minhas rotinas.
Ufa, Ufa, estou cheia de rituais e de manias, mas adoro todas, levei anos para conquistá-las.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Cheiro de café



Degustar um café vai muito além de tomá-lo, é preciso sensibilidade para reconhecer as características da bebida. Para isso, o paladar e o olfato precisam estar aguçados.


Acreditem ou não, até lembrança pode ter cheiro de café. Minha infância tem cheiro de café. Minha mãe recebia todas as visitas ,familiares ou não , na cozinha. Lá estava a chaleira, o bule e o café. Ela fazia um café incomparável. O café era o que tinha, era o que o pai comprava ,me lembro de dois, Haiti e Pacheco. Não sei se tinham qualidade, mas sei que eram muito bons.
O café sempre dominou a cozinha da casa da minha mãe.
Hoje ela se surpreenderia com a seleção dos cafés, e talvez adotasse outra marca, mas com certeza ela faria ainda um café inesquecível .Ficou a lembrança do cheiro do café.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta-feira de Cinzas e café


Agora é retomar o dia-a-dia. Sempre temos duas ou mais possibilidades .

Abraçar o que é fundamental e ,ou , reinventar o desgastante!

Para começar nada melhor que uma boa leitura e um bom café.


Leio que novos e constantes estudos sobre as propriedades do café, entre eles os do farmacologista Alberto Ascherio, da Universidade de Harvard, sugerem que o consumo regular do café pode reduzir o riso de Parkinson, e vem crescendo o interesse em estudos sobre as possibilidades de a cafeína proteger contra o Alzeheimer.


Cada vez me convenço mais que meu Bistrô veio para ficar, que valeu a pena o investimento, que não é uma modinha . As instalações, o maquinário, os cafés de grife, os livros vão me acompanhar por muito tempo.


Bem, então o meu negócio é retomar igualzinho o dia-a-dia, pois no meu caso ele é todo e tudo de bom.
E o teu?





terça-feira, 8 de março de 2011

Mulher & Carnaval

Desde sábado dia 5, até hoje dia 8, não assisto TV aberta.Todos os canais se dedicam exclusivamente ao carnaval. Não é para mim com certeza.
Sou do silêncio, da leitura, do filme com mensagem, da biografia, da música de fundo,da conversa com amigos, com conteúdo, enfim, tudo isso regado a um maravilhoso cafezinho.
Mas nem todos são como eu, o que é ótimo também.
Hoje, terça-feira de carnaval, casualmente caiu no mesmo dia Internacional da Mulher.
As datas vão se misturar, e provavelmente só vai dar Carnaval e... Mulher.
A beleza física da mulher é exaltada no carnaval, portanto de alguma maneira ela vai ser homenageada o dia todo.
Todas as mulheres merecem uma homenagem bem festejada . Ser uma mulher é o mesmo que ser mil mulheres ao mesmo tempo. Podemos fazer um pouco de tudo e podemos ser um pouco de todos.A mulher é também camaleoa, ela se veste e traveste de todas as cores e de todos os sentimentos.
Saúde para nós todas.A mulher não se explica, ela é.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Descanso em Porto Alegre




Tempo maravilhoso, as ruas com pouco movimento de carros ,deixando o trânsito aprazível e saudável , lojas tranquilas, um cenário inacreditável. Poa parece anos dourados, tudo muito calmo , silencioso e elegante.





Difícil no dia-a-dia admirar as belezas naturais e estruturais de Poa . A cidade é muita linda. Tive a oportunidade de tirar fotos de vários prédios públicos e praças que jamais conseguiria em dias normais.





Fora o restaurante Gambrinos, que tinha fila de espera, dava para andar e escolher produtos no mercado público sem grandes atropelos.





Matei a saudade do centro.

domingo, 6 de março de 2011

Ainda no centro de Poa


Essa sou eu tomando café.




Dá para acreditar que atrás desse lindo casal, Zico e Paula,está a prefeitura . Movimento zero.


sábado, 5 de março de 2011

No centro de Poa


Fazia muitos anos que eu não ía ao centro de Poa.

Almoço no Gambrinos, compras no Empório banca 38,café no Chalé da Praça XV,tudo isso num sábado de carnaval.


Zico, Paula e eu , como turistas tiramos fotos da prefeitura, do mercado público, do antigo Foro de Poa, do Margs , do cáis do porto, das ruas quase desertas , um cenário irreal se comparado a um dia normal do mês de março.


Um sábado diferente , com pessoas especiais, num centro ainda charmoso.


sexta-feira, 4 de março de 2011

Mulher & Arte

A figura feminina aparece em todas as artes. A mulher teve importante participação na formação da sociedade brasileira. Seu papel na organização produtiva faz dela um símbolo privilegiado na formação da identidade e da cultura nacional.

Em nome do modernismo , torna-se protagonista de temas que deram cor `a história e à vida do País. Artistas como Anita Malfati e Tarsila do Amaral, são dois dos primeiros nomes femininos da pintura brasileira.

No Brasil as mudanças no comportamento feminisno ficam por conta da urbanização, da transferência das familias do campo para a cidade. Novos hábitos modificaram o dia-a-dia das pessoas. Tantas reformulações repercutiram na forma de ser , plasticamente , das mulheres.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Maio & mulheres

Dia 8 de maio é o Dia Internacional da Mulher, mas o mês todo é comemorado.

Muitas mulheres devem ser lembradas como batalhadoras, adiante no seu tempo, destemidas e corajosas .Impossível lembrar de todas, mas vou , como exemplos, citar algumas ao longo do mês.
Avançando no século XX, a atuação múltipla da fazendeira Sebastiana Pimentel Cunha Bueno permite recompor os vários papéis desempenhados pela mulher cafeicultora: a busca da qualificação do produto, da diversificação do capital obtido com o café e o desempenho político, sem deixar de lado os papéis de mãe, de esposa, e figura benemérita.
Sebastiana controlava três fazendas. Com a crise de 1929, com perda de parte do patrimônio, soube tocar os negócios recuperando a antiga situação financeira.
Sebastiana, fazendeira inovadora e competente, formou lavouras qualificadas, foi exímia provadora de café, condecorada por Getúlio Vargas pelos trabalhos prestados à cafeicultura, benemérita social, tendo sido uma das primeiras mulheres prefeitas, ocupando a prefeitura de Ipaussu, na Média Sorocabana, no ano de 1946.
Sebastiana permaneceu trabalhando ,dos 20 aos 84 anos , até às véspera de sua morte.

quarta-feira, 2 de março de 2011

As aparências enganam

Ontem fui convidada pelo meu filho Cesar para um almoço no Bah, no Shopping Barra. Ele é um agito,o celular chama freneticamente o tempo todo, e as pessoas param para conversar ou só para abraçá-lo. Sempre foi popular desde criança ,mas agora como dirigente Gremista está no seu apojeu.Mas ele realmente é muito querido e carinhoso ,é natural que gostem dele.


O almoço foi muito divertido . Sentamos numa mesa de canto, bem afastada do centro do restaurante , justamente para ficarmos mais reservados. Mas eis que outros tiveram a mesma idéia.De repente estavam , quase juntos, pela proximidade das mesas,dirigentes gremistas e jogadores colorados,foi muito engraçado.Mas o fato é que todos entre si conversaram animadamente , adorei conhecer o Alecsandro e o Lauro, são adoráveis e respeitosos.


Se tivesse algum repórter por perto poderia , falsamente, supor que havia uma combinação naquele almoço.É ,as aparências enganam.


É muito bom conversar com meu filho, mesmo entre um assédio e outro.

terça-feira, 1 de março de 2011

Final da história do relógio

Inacreditável o final da história.

O relógio realmente não funcionava e não existia outro para substituí-lo.O certo seria a devolução do valor pago pelo produto, mas não, fui obrigada a trocar por outro, no caso um relógio de outra marca e de menor valor. A diferença de preços entre os produtos ,não seria devolvida o que me obrigou a aquisição de um outro produto. Não preciso contar que, obviamente, tive que desembolsar mais ainda. Ficou um saco sem fundo. Já estava arrependida de ter entrado nesta loja.
Como o sistema de cartões não estava funcionando,não pude pagar com cartão, então tive que ir ao Banco (no próprio shopping)retirar uma folha de cheque para poder pagar´a diferença do novo produto comprado. E aí o seguinte para finalizar, não me deram a nota fiscal. Só receberei após o cheque ser descontado.Não acreditaram no meu cheque, ou não acreditam em Cheques ? É inacreditável, portanto, terei que voltar nessa loja , pode?
O fato é o seguinte para finalizar a história, todo esse máu atendimento só me dá uma certeza e um direito, nunca mais compro nessa joalheria .