sexta-feira, 1 de abril de 2011

Café orgânico


Um dia a própria natureza comandava tudo. Mas isso faz tempo. As plantações eram adubadas com a própria natureza. Nada se criava , tudo se transformava.
Mas aí a terra começou a ser habitada rapidamente e as plantações tiveram que ser incrementadas com produtos que protegessem as colheitas de devastações por fungos, ferrugens e animais. Neste momento o adubo orgânico começou a ser substituído pelo industrial.


Bem, aí começou um ciclo generalizado de desenvolvimento que se estendeu para toda a rede alimentícia até os dias de hoje. O que no início era com o intúito de abastecimento da população , logo se transformou em vantagem comercial.


Os anos se passaram e as pesquisas na área da saúde começaram a mostrar os números dos problemas causados pelo uso contínuo dos agrotóxicos.


Hoje, muito lentamente, consumidores já despertos começam a rever esta prisão que nos colocaram. Começam a denunciar os riscos e a exigir uma mudança alimentar. Nos damos conta que todos alimentos, sem exceção, são frutos dos agrotóxicos.


O cerco se fecha e o ciclo recomeça. Hoje o orgânico é a exceção, ontem foi a regra.


Então , já sabedores dos malefícios dos agrotóxicos e dos benefícios dos orgânicos, um exército de consumidores ecológicos e atentos procuram seus alimentos em feiras ecológicas e passam a exigir respeito e qualidade.


Assim nossa atenção se volta para Minas Gerais, uma fazenda que só cultiva café e outros produtos da melhor qualidade, todos orgânicos.


Defensor do cultivo orgânico, o produtor Paulo Sérgio de Almeida, dono da fazenda Santa Terezinha, produz café totalmente livre de produtos tóxicos. Recebeu em 2001, o maior prêmio da cafeicultura brasileira: o primeiro lugar no Cup of Excellence, que pontua os melhores cafés da safra um ranking exigente de produtores.


A cafeicultura da Santa Terezinha está sinalizando que a cultura orgânica é possível e que tem consumidores ávidos por estes produtos.

Depois disso, só um café para relembrar os velhos tempos guando todos possuiam uma saúde ecologicamente saudável.







Nenhum comentário:

Postar um comentário